Home


Notícias


Quem somos


O Fundador


Onde estamos


Portugal

    Guimarães

     Fátima

     Tortosendo

     Lisboa

     Almodôvar

     Prior Velho


Publicações

    Contacto SVD

     SVD ao Encontro

     AgendaJovem


Mãos Unidas


CAVIM


Bíblia


Pastoral Vocacional


Justiça e Paz


AMIVD


Diálogos


Antigos Alunos

    Lux Mundi


Evangelho do dia


Intenções

    Missionárias


Links


Contactos


Galeria de Fotos


Relatos da Missão

Colóquio

 Cristianismo no Japão

 

 

Notícias  
 

Pequenos riachos que se transformam em rios

 

Nem as previsões mais optimistas previam que cerca de 240 pessoas estivessem presentes no IV Jantar Africano organizado pelo Grupo Diálogos – leigos svd para a missão. Tudo aconteceu no Seminário do Verbo Divino em Guimarães, no dia 6 de Junho, num clima de festa, convívio e boa disposição.

A ementa (cachupa), tipicamente africana, não desiludiu as expectativas de quem a saboreou e foi acompanhada pela vitória tangencial de Portugal sobre a Albânia.

As crianças tiveram oportunidade de brincarem e divertirem-se num espaço criado para o efeito. Houve, ainda, um lugar destinado às pinturas faciais, onde miúdos e graúdos embelezaram ainda mais o rosto, já de si alegre pelo ambiente que os rodeava.

A música teve lugar de destaque, dois jovens ficaram incumbidos de animar os presentes, e diga-se de passagem, estiveram à altura do acontecimento contagiando tudo e todos. Nem o famoso “apita ao comboio" faltou, onde toda a gente participou na habitual fila sempre muito enérgica e divertida.

Perto do final, efectuou-se a apresentação de todos os membros do Diálogos, onde estes foram calorosamente aplaudidos e em seguida procedeu--se aos habituais agradecimentos a todos os que colaboraram directa e indirectamente nesta actividade.

Fica a promessa de para o ano se voltar a realizar mais um Jantar Africano, quiçá ainda com mais participantes…

 


Em cada encontro a vida acontece…

Pelo terceiro ano consecutivo, realizou-se um Jantar Africano organizado pelo Grupo Diálogos –leigos svd para a missão, onde a alegria e o entusiasmo foram uma constante. Tudo aconteceu no Seminário do Verbo Divino em Guimarães, no dia 7 de Junho, numa noite também marcada pela vitória de Portugal frente à Turquia no Euro 2008.Várias foram as pessoas que acederam ao nosso convite (cerca de 150 pessoas) tornando assim possível este encontro de e para amigos.

O espaço estava acolhedor e com uma decoração que fazia lembrar um cantinho de África…
A cachupa, prato típico africano, foi por todos saboreada e aqui e além ouviam-se palavras de agradecimento pela realização deste evento, bem como o compromisso a estarem presentes no próximo ano.

Como não podia faltar animação, esta esteve a cargo do Grupo Recreativo de S. Torcato que nos brindou com alguns temas de música popular. Eles foram o ponto de partida para “contagiar” os presentes que não resistiram a um pezinho de dança.

No âmbito deste encontro decorreu uma venda de licores, bijuterias, t-shirts,… cuja receita reverterá para dois projectos concretos que o grupo abraçou este ano: enviar livros didácticos para uma biblioteca em Tomboco, Angola, e custear as despesas inerentes ao tratamento médico de uma criança com hidrocefalia no N’Zeto, também em Angola.
O momento convidava a melhor conhecer as iniciativas já levadas a cabo por este grupo e, para isso, procedeu-se a uma breve apresentação das mesmas, através de um filme.
Foi também ocasião para divulgar os projectos que o grupo Diálogos vai desenvolver durante este Verão com deficientes profundos no Centro João Paulo II, em Fátima, de 20 a 27 de Julho; num lar de idosos em Vilar Formoso de 21 a 30 de Agosto e com crianças e jovens, na Urbanização dos Terraços da Ponte, em Lisboa de 7 a 17 de Agosto.

No final do encontro, todos os presentes foram convidados a deixarem expressas algumas mensagens sobre o modo como o viveram. Todos deixaram transparecer a gratidão, a amizade e sobretudo o dom da dedicação deste grupo aos outros. A responsável do grupo agradeceu a presença de todos bem como a generosidade de quantos colaboraram para que este jantar africano fosse uma realidade…

Quando procuramos os outros com o coração, eles deixam-se encontrar…

Ana Isabel Almeida


3º Encontro Diálogos Jovem

Decorreu este fim-de-semana o terceiro encontro do grupo Diálogos Jovem, nascido em Janeiro deste ano como resposta do grupo Diálogos - Leigos SVD para a Missão, ao desafio de acompanhar os jovens que participam nos projectos de voluntariado no Verão, também durante o ano.

O externato de Penafirme acolheu o terceiro encontro e o primeiro acampamento, que teve como tema “Planeta Terra - responsabilidade pela Criação Divina”. Estiveram presentes 15 jovens.

Reflectiram-se temas como o ambiente, o aumento do preço dos combustíveis, as energias renováveis, os biocombustíveis e a responsabilidade de cada um, como cidadãos consumidores.

O ponto alto do encontro foi a simulação de um debate, em que 4 grupos de 3 jovens representaram o governo, os consumidores, a empresas de exploração de petróleo e as refinarias. Foi um debate bastante "aceso", onde ,encarnando os diferentes personagens, os jovens puderam entender melhor as diferentes partes intervenientes neste problema económico e ambiental, e também reiterar algumas conclusões como: a necessidade de mudança de hábitos por parte dos consumidores, a importância do investimento em alternativas energéticas quer por parte das empresas de exploração quer pelas refinarias e, ainda, a necessidade de estabelecer medidas reguladoras da actividade das empresas energéticas quer por parte dos governos de cada país como também pelas organizações internacionais competentes.

O encontro teve, ainda, momentos de convívio, caminhada e praia onde a criação divina foi apreciada e sentida. Os momentos de oração foram momentos privilegiados de encontro com Deus e com a sua criação.

No entanto, mais que possíveis conclusões este encontro teve como principal objectivo o despertar de consciências. Entretanto, o entusiasmo continua e o próximo encontro está já marcado para dia 22 de Junho, para preparação para projectos de voluntariado a decorrer no Verão com idosos, crianças e deficientes profundos, para os quais se pode obter mais informações em www.verbodivino.pt


Diálogos Jovem debate o tema "Aceitar a diferença"

O segundo encontro do Diálogos Jovem (DJ) decorreu no dia 2 de Março, no seminário do Verbo Divino, em Lisboa, sob o tema "aceitar a diferença". Contou-se com a presença de 14 jovens, de vários locais do país.

Na primeira dinâmica cada um teve uma etiqueta autocolante nas costas onde se liam rótulos que a sociedade costuma colocar: gordo, feio, mal-humorado, brincalhão, fofinho, etc. O grupo foi assim para a missa no Prior Velho, onde, no final, foi apresentado à comunidade. O Nuno Mira, um dos responsáveis do DJ, explicou as frases nas costas, falando na facilidade com que cada um hoje em dia rotula os outros, e o lado negativo de fazê-lo.

Continuámos a desenvolver o tema já no seminário e depois fomos almoçar. Estavam todos muito bem-dispostos e animados.

A tarde começou com a reflexão de um texto que falava dos "patinhos-que-não-são-feios-mas-que-acham-que-são-porque-todos-lho-mostram" que existem na nossa sociedade. Depois foi tempo para a brincadeira. Tivemos de nos ordenar por dia e mês de nascimento só com linguagem gestual. Parecia missão impossível mas bateu tudo certinho no fim.

A dinâmica seguinte teve o objectivo de explorar a ideia de que para aceitar o outro é preciso aceitar a minha própria diferença. Espalharam-se questões pela rua e cada um teve de assinalar qual a resposta com que se identificava mais.

No final, houve uma preparação para os que vão a Taizé na Páscoa, viagem esta organizada pelo Diálogos.

Sofia Lopes
 

DIÁLOGOS

JOVEM

CLIQUE PARA AMPLIAR

Jantar africano

LISBOA

20 de Março



Aconteceu


 

© Missionários do Verbo Divino - Portugal - 2007
Webdesign: J. Leonel de Sousa - svd