Home


Notícias


Quem somos


O Fundador


Onde estamos


Portugal

    Guimarães

     Fátima

     Tortosendo

     Lisboa

     Almodôvar

     Prior Velho

     Nisa


Publicações

    Contacto SVD

     SVD ao Encontro

     AgendaJovem


Mãos Unidas


CAVIM


Bíblia


Pastoral Vocacional


Justiça e Paz


AMIVD


Diálogos


Antigos Alunos

     Lux Mundi


Evangelho do dia


Intenções

    Missionárias


Links


Contactos


Galeria de Fotos


Relatos da Missão

 

Os Missionários do Verbo Divino em Fátima

Rotunda dos Peregrinos, 101
2495-412  FÁTIMA
Telefone 249 532 163 - Fax 249 531 798

A 13 de Maio de 1953, D. Francisco Hoowarts, bispo da diocese de Tsaochowfu – China, benzeu a primeira pedra do novo seminário com a inscrição: “Maria a casa é tua”. Fica assim marcada, desde o início como casa missionária e mariana.

A 21 de Setembro de 1954 fazia-se a abertura do ano lectivo do novo Seminário. Fazem parte da história da casa valências diversas como o Seminário Menor, o noviciado e o Seminário Maior, a sede do governo em Portugal, a economia e o Secretariado missionário.

Desde o início os peregrinos de Fátima procuraram a casa para pernoitar. Esta actividade foi criando a necessidade de adaptar, primeiro parte da casa e depois a sua totalidade, para acolher da melhor forma não só peregrinos, mas também grupos de retiro e reflexão.

Hoje é um espaço acolhedor com quartos bem equipados, salas para refeições e amplos espaços comuns. Aqui se acolhem grandes e pequenos grupos que procuram Fátima como lugar de peregrinação e de encontro.

A casa dispõe de um Salão para 500 pessoas e várias salas de apoio.

A capela, que oferece lugar para cerca de 500 pessoas, é de uma grande beleza artística, com vitrais de origem holandesa e estátuas da conhecida artista portuguesa Amélia Carvalheira.


Notícias

 

Novas imagens do 0ratório S. José Freinademetz  


AMPLIAR
No dia 23 de dezembro, o Arq. Luís Líbano Monteiro colocou duas imagens da sua autoria no oratório S. José Freinadmetz: a imagem do missionário de Oies e a de Nossa Senhora de Fátima. As imagens são de barro grês, pontuado por pequenas pedras. Antes de seco o grés é cinzento e as pedras brancas. Depois de cozido no forno fica tudo claro.
A imagem de S. José Freinademetz tem as vestes chinesas do Fu-shen-Fu. A sua mão esquerda aperta a cruz contra o peito e a mão direita está aberta, em atitude de acolhimento. Nos seus pés tem as botas de missionário que leva a Boa Nova do Tirol à China. A imagem de Nossa Senhora de Fátima está sobre a azinheira que se parece com uma sarça ardente. As suas vestes nascem deste fogo divino. As suas mãos seguram o rosário e abrem-se para dar luz e acolher os pastorinhos e cada um dos seus filhos. O Seu peito é côncavo, acolhendo o EspíritoSanto, sob a forma de pomba e de livro aberto. É a Mãe do Verbo Divino e a esposa do Espírito. O seu peito parece o sol dançante do milagre do sol. O seu coração imaculado é uma fonte de luz. O seu rosto inclina-se sobre nós como Mãe acolhedora que nos visita do Céu. Tudo nela é acolhimento e reflexão da luz divina. As duas imagens estão em dois painéis de madeira ao lado do painel central da Santíssima Trindade. Assim como os anjos, também Maria e José estão em atitude de adoração à Santíssima Trindade.
O Arq. Luís está a criar uma via sacra bíblica, no mesmo material, com placas simbólicas alusivas acada estação. É o que falta para terminar esta capela, cuja remodelação se iniciou no ano de 2008 por ocasião do ano jubilar dos cem anos da morte de S. José Freinademetz e S. Arnaldo Janssen.


Ação missionária no CEF

Os padres José Augusto e Devendra Bhuriya apresentaram a Congregação do Verbo Divino no auditório do Centro de Estudos de Fátima (CEF), no dia 16 de outubro. Neste mês das missões, o P. Rodrigo Carvalho, Diretor do CEF, pela iniciativa dos professores de Religião e Moral Católica, convidou-os a falar e sensibilizar os alunos sobre a vida missionária e religiosa.

Estes falaram, em dois encontros, aos alunos e a alguns professores das turmas d0 9º ao 12º anos, acerca da origem e do carisma da Congregação, do percurso vocacional pessoal, da internacionalidade e da experiência missionária de cada um deles. Como era também o dia Mundial da Alimentação e véspera do Dia Internacional da Erradicação da pobreza, fez-se uma campanha de sensibilização para a adesão ao “Levanta-te e atua contra pobreza e pelos ODM” (Objetivos de Desenvolvimento do Milénio). Os dois encontros terminaram com a oração comunitária do Pai Nosso Missionário.

Os alunos mostraram interesse e colocaram algumas perguntas relacionadas com a Congregação, a missão e o voluntariado. A escola gravou os dois encontros e vai preparar um programa para publicar na TVCEF no site www.cef.pt (P. Devendra Bhuriya)


 

História


 

Guimarães


 

Fátima


 

Tortosendo



Lisboa


 

Almodôvar


 

Prior Velho


 

Nisa


© Missionários do Verbo Divino - Portugal - 2007
Webdesign: J. Leonel de Sousa - svd