Home


Notícias


Quem somos


O Fundador


Onde estamos


Portugal

    Guimarães

     Fátima

     Tortosendo

     Lisboa

     Almodôvar

     Prior Velho

     Nisa


Publicações

    Contacto SVD

     SVD ao Encontro

     AgendaJovem


Mãos Unidas


CAVIM


Bíblia


Pastoral Vocacional


Justiça e Paz


AMIVD


Diálogos


Antigos Alunos

     Lux Mundi


Evangelho do dia


Intenções

    Missionárias


Links


Contactos


Galeria de Fotos


Relatos da Missão

 

Os Missionários do Verbo Divino em Fátima

Apartado 2
2496-908 FÁTIMA
Telefone 249 532 163 - Fax 249 531 798

A 13 de Maio de 1953, D. Francisco Hoowarts, bispo da diocese de Tsaochowfu – China, benzeu a primeira pedra do novo seminário com a inscrição: “Maria a casa é tua”. Fica assim marcada, desde o início como casa missionária e mariana.

A 21 de Setembro de 1954 fazia-se a abertura do ano lectivo do novo Seminário. Fazem parte da história da casa valências diversas como o Seminário Menor, o noviciado e o Seminário Maior, a sede do governo em Portugal, a economia e o Secretariado missionário.

Desde o início os peregrinos de Fátima procuraram a casa para pernoitar. Esta actividade foi criando a necessidade de adaptar, primeiro parte da casa e depois a sua totalidade, para acolher da melhor forma não só peregrinos, mas também grupos de retiro e reflexão.

Hoje é um espaço acolhedor com quartos bem equipados, salas para refeições e amplos espaços comuns. Aqui se acolhem grandes e pequenos grupos que procuram Fátima como lugar de peregrinação e de encontro.

A casa dispõe de um Salão para 500 pessoas e várias salas de apoio.

A capela, que oferece lugar para cerca de 500 pessoas, é de uma grande beleza artística, com vitrais de origem holandesa e estátuas da conhecida artista portuguesa Amélia Carvalheira.


Notícias

 

Novas imagens do 0ratório S. José Freinademetz  


AMPLIAR
No dia 23 de dezembro, o Arq. Luís Líbano Monteiro colocou duas imagens da sua autoria no oratório S. José Freinadmetz: a imagem do missionário de Oies e a de Nossa Senhora de Fátima. As imagens são de barro grês, pontuado por pequenas pedras. Antes de seco o grés é cinzento e as pedras brancas. Depois de cozido no forno fica tudo claro.
A imagem de S. José Freinademetz tem as vestes chinesas do Fu-shen-Fu. A sua mão esquerda aperta a cruz contra o peito e a mão direita está aberta, em atitude de acolhimento. Nos seus pés tem as botas de missionário que leva a Boa Nova do Tirol à China. A imagem de Nossa Senhora de Fátima está sobre a azinheira que se parece com uma sarça ardente. As suas vestes nascem deste fogo divino. As suas mãos seguram o rosário e abrem-se para dar luz e acolher os pastorinhos e cada um dos seus filhos. O Seu peito é côncavo, acolhendo o EspíritoSanto, sob a forma de pomba e de livro aberto. É a Mãe do Verbo Divino e a esposa do Espírito. O seu peito parece o sol dançante do milagre do sol. O seu coração imaculado é uma fonte de luz. O seu rosto inclina-se sobre nós como Mãe acolhedora que nos visita do Céu. Tudo nela é acolhimento e reflexão da luz divina. As duas imagens estão em dois painéis de madeira ao lado do painel central da Santíssima Trindade. Assim como os anjos, também Maria e José estão em atitude de adoração à Santíssima Trindade.
O Arq. Luís está a criar uma via sacra bíblica, no mesmo material, com placas simbólicas alusivas acada estação. É o que falta para terminar esta capela, cuja remodelação se iniciou no ano de 2008 por ocasião do ano jubilar dos cem anos da morte de S. José Freinademetz e S. Arnaldo Janssen.


Ação missionária no CEF

Os padres José Augusto e Devendra Bhuriya apresentaram a Congregação do Verbo Divino no auditório do Centro de Estudos de Fátima (CEF), no dia 16 de outubro. Neste mês das missões, o P. Rodrigo Carvalho, Diretor do CEF, pela iniciativa dos professores de Religião e Moral Católica, convidou-os a falar e sensibilizar os alunos sobre a vida missionária e religiosa.

Estes falaram, em dois encontros, aos alunos e a alguns professores das turmas d0 9º ao 12º anos, acerca da origem e do carisma da Congregação, do percurso vocacional pessoal, da internacionalidade e da experiência missionária de cada um deles. Como era também o dia Mundial da Alimentação e véspera do Dia Internacional da Erradicação da pobreza, fez-se uma campanha de sensibilização para a adesão ao “Levanta-te e atua contra pobreza e pelos ODM” (Objetivos de Desenvolvimento do Milénio). Os dois encontros terminaram com a oração comunitária do Pai Nosso Missionário.

Os alunos mostraram interesse e colocaram algumas perguntas relacionadas com a Congregação, a missão e o voluntariado. A escola gravou os dois encontros e vai preparar um programa para publicar na TVCEF no site www.cef.pt (P. Devendra Bhuriya)


 

História


 

Guimarães


 

Fátima


 

Tortosendo



Lisboa


 

Almodôvar


 

Prior Velho


 

Nisa


© Missionários do Verbo Divino - Portugal - 2007
Webdesign: J. Leonel de Sousa - svd