www.verbodivino.pt
  HOME |  CONTACTOS | FOTOS | LINKS | EVANGELHO DO DIA
 

XVIII Festival da Canção de Mensagem
GUIMARÃES A CANTAR



 

 

Grupo «Acreditar» vence festival 2008

 

O Grupo de Canto «Acreditar», da paróquia de Ronfe, foi o grande vencedor da XVIII edição do festival da canção de mensagem «Guimarães a Cantar». Os autores da música «Acredita em Ti» arrecadaram o primeiro lugar do concurso e ainda o prémio para a melhor interpretação. Entre os restantes oito concorrentes, os grupos das paróquias Nespereira, Aldão, Ponte e Prazins, conquistaram, respectivamente, os terceiro e segundo lugares, tendo o último conjunto ganho também o galardão da melhor música.

O Arciprestado de Guimarães e Vizela vai ser representado no Festival Diocesano, a 19 de Julho, em Braga, pelo Grupo de Canto «Acreditar», da paróquia de Ronfe, que, ontem, empolgou as largas centenas de espectadores que lotaram o auditório da Universidade do Minho (UM), em Guimarães. Os jovens intérpretes da música «Acredita em Ti» conquistaram os ouvidos do júri, presidido pelo padre José Carlos Vilas Boas, responsável diocesano da Pastoral Juvenil, além de terem arrancado da plateia a mais forte ovação da tarde. «Este festival tem muita qualidade e nota-se que existe aqui muito trabalho», elogiou o padre Vilas Boas, felicitando a organização e todos os participantes no evento.

Com efeito, Guimarães voltou, ontem, a viver uma grande festa de fé e afirmação cristã. O «Guimarães a Cantar» mobilizou para o palco do auditório UM oito grupos concorrentes, oriundos de todo o concelho, mas sobretudo uma assistência, sempre entusiasta, que lotou completamente o espaço. A iniciativa, levada a cabo conjuntamente pelo Seminário Missionário do Verbo Divino e pela pastoral juvenil do Arciprestado de Guimarães e Vizela, voltou a afirmar-se como um espaço aberto à criatividade dos jovens cristãos que vivem, trabalham ou estudam no concelho, constituindo ainda uma oportunidade de revelação de novos talentos musicais e artísticos. «A qualidade das canções vem subindo de ano para ano e este festival começa a ser um caso muito sério», elogiaram os mais diversos responsáveis.

O festival elegeu o grupo vimaranense que vai subir ao festival diocesano, que acontece exactamente no mesmo dia em que o Papa Bento XVI reúne em Sidney, na Austrália, com jovens de todo o mundo, na Jornada Mundial da Juventude. De resto, a temática papal para o evento, «Sereis minhas testemunhas», foi o tema do XVIII festival da canção de mensagem vimaranense, onde o grupo inter-paroquial Aldão, Ponte e Prazins Santa Eufémia arrecadou o segundo lugar, enquanto o terceiro prémio foi atribuído ao Grupo JUNA, da paróquia de Nespereira. Os vencedores do segundo lugar arrecadaram também o troféu da melhor música, enquanto o prémio para a melhor letra foi atribuído ao grupo inter-paroquial de Sande S. Martinho, Ponte e Barco.

No final, os vencedores deram largas ao contentamento, acabando por revelar ao «DM» que a conquista «foi fruto de muito trabalho e dedicação». Um trabalho que «valeu a pena» e que esperam, agora, «continue a dar frutos em Braga». Refira-se que, este ano, o grupo vencedor do festival diocesano de Braga representará a Arquidiocese no festival nacional, que terá lugar, pela primeira vez, em Coimbra, no próximo mês de Novembro.

Recorde-se que o «Guimarães a Cantar» nasceu no seio do Seminário do Verbo Divino, mas faz hoje parte integrante da vida eclesial e social do Arciprestado de Guimarães e Vizela, renovando-se anualmente como momento de encontro, celebração e festa da juventude, incutindo ainda nos mais novos os valores da participação e da amizade, do trabalho em equipa e da generosidade. O festival partiu da ideia original de congregar os talentos musicais e artísticos dos seminaristas do Verbo Divino, mas depressa a iniciativa se alargou ao exterior, constituindo-se hoje como um palco de oportunidades aberto a todos os jovens, entre os 15 e 30 anos de idade, dos concelhos vimaranense e vizelense. Hoje, o festival é de todos os vimaranenses. (Rui de Lemos)


 


© Missionários do Verbo Divino - Portugal - 2007
 
Webdesign: J. Leonel de Sousa