Home


Notícias


Quem somos


O Fundador


Onde estamos


Portugal

    Guimarães

     Fátima

     Tortosendo

     Lisboa

     Almodôvar

     Prior Velho

     Nisa


Publicações

    Contacto SVD

     SVD ao Encontro

     AgendaJovem


Mãos Unidas


CAVIM


Bíblia


Pastoral Vocacional


Justiça e Paz


AMIVD


Diálogos


Antigos Alunos

     Lux Mundi


Evangelho do dia


Intenções

    Missionárias


Links


Contactos


Galeria de Fotos


Relatos da Missão

Colóquio

 Cristianismo no Japão

 

 

Os Missionários do Verbo Divino em Guimarães

Rua de S. Torcato, 1721 

4800-024 GUIMARÃES
 Telefone 253 516 486 / Fax 253 519 597

Os Missionários do Verbo Divino chegaram a Guimarães em 1952. Fixaram-se na freguesia da Costa, nas instalações do antigo mosteiro jerónimo, naquela altura abandonado pelos Jesuítas por causa de um incêndio em 1950. Hoje essa estrutura deu lugar à Pousada de Santa Marinha.

Como as condições eram muito precárias para a vida dos seminaristas, procurou-se um novo espaço. Desta maneira foi construída uma nova casa onde ainda hoje se encontram. Foi nos começos do anos 60 que tal aconteceu, com a nova residência a surgir nas Cancelas da Veiga, freguesia de Azurém.

Os tempos foram passando e hoje aquela estrutura, que durante anos albergou e deu formação a muitos seminaristas, encontra-se adaptada para novas situações. A casa passou a oferecer outros serviços e dispõe hoje de uma diversidade de espaços para diferentes tipos de encontros, assim como da capacidade de acolhimento em quartos confortáveis para pessoas ou grupos que queiram pernoitar.

Atenta às necessidades da Igreja local e de acordo com aquelas que são as prioridades da Congregação, a comunidade está empenhada, entre outros serviços, na animação missionária do Povo de Deus, na pastoral juvenil e vocacional e na pastoral bíblica

Na linha de uma maior inserção na Igreja local, a comunidade assumiu e está empenhada no trabalho paroquial directo, tendo assumido em 2010 o cuidado pastoral das paróquias de S. Torcato, Gominhães e Gonça e mais recentemente, em Setembro de 2011, as paróquias de Rendufe e Lobeira (S. Cosme e S. Damião).

 


Como chegar

GPS:  N 41.4565   W 8.2855

De autocarro urbano:

Os autocarros urbanos que saem da Alameda para o PEDROSO (Via CANO) e os autocarros AMI que saem da Central de Camionagem para S. TORCATO têm uma paragem mesmo junto ao portão de entrada para o Seminário.

De carro:

Do Porto: Pela A 3 e A 7 até Guimarães (saída N 206). Na rotunda a seguir à portagem siga na direcção de Guimarães-Centro. Entre na Circular Urbana na direcção de Fafe e Felgueiras. Deverá sair no terceiro nó (S. Torcato). Vire à direita para S. Torcato, passe por debaixo da Circular Urbana. A entrada para o Seminário fica a cerca de 200 metros à esquerda.

De Braga: Siga pela EN 101 até à entrada de Guimarães. Aqui entre na Circular Urbana em direcção a Fafe e Felgueiras. Saia no nó de S. Torcato (ver acima).

De Santo Tirso: Siga pela EN 105 em direcção a Guimarães. Não entre na cidade. Continue sempre na direcção de Fafe e Felgueiras. Saia no nó de S. Torcato (ver acima).

De Famalicão: Pela A 7 (ver acima) ou pela EN 206 até à rotunda de acesso à A 7 em Guimarães. Siga para Guimarães-Centro (ver acima).

De Fafe e Felgueiras: Siga pela EN 101 em direcção a Guimarães. Não entre na cidade. Continue sempre pela Circular Urbana na direcção de Porto e Braga. Saia no nó de S. Torcato (primeira saída à direita depois do cruzamento para o centro da cidade).

 

Encontro Regional dos Amigos do Verbo Divino 2013

No dia 26 de Maio (domingo) vai realizar-se no Seminário Missionário do Verbo Divino, em Guimarães, o habitutal Encontro Regional dos Amigos do Verbo Divino. Escusado será dizer que muito nos alegrará a sua presença.

O encontro começa pelas 10 horas com o acolhimento e celebração da Eucaristia e terminará pelo fim da tarde. O almoço será partilhado. Por isso, é importante que cada participante se faça acompanhar do seu farnel. Depois de uma tarde de convívio, terminaremos o dia com frango no churrasco,bifanas e caldo verde oferecido pela casa (não se esqueça de trazer a sua tijela).

PROGRAMA:

10,00 horas - Acolhimento

11,00 horas - Eucaristia

12,30 horas - Almoço partilhado (cada um deve trazer o seu farnel)

Tarde de convívio

No final: frango assado, bifanas e caldo verde por conta da casa.

 

Inscrições até 19 de Maio - 3,00 € por pessoa

 

 26 de Maio 2013

Encontro de Amigos

do Verbo Divino


História


Fátima


 

Tortosendo



Lisboa


 

Almodôvar


 

Prior Velho


Nisa


 

 

© Missionários do Verbo Divino - Portugal - 2007
Webdesign: J. Leonel de Sousa - svd