Os Missionários do Verbo Divino em Portugal desejam-lhe um Santo e Feliz Natal!


www.cirp.pt

«Queria dizer-vos uma palavra, e a palavra é alegria.

Onde quer que haja consagrados, aí está a alegria!»

Papa Francisco


"Já não escravos, mas irmãos"

é o tema da Mensagem para o Dia Mundial da Paz

Por ocasião do Dia Mundial da Paz, celebrado a 1 de janeiro de 2015, o papa Francisco enviou mensagem em que propõe reflexão sobre os conflitos e guerras ideológicas entre as religiões e países, chamando atenção para a necessidade do diálogo e da paz. O papa alerta, ainda, para as diferentes formas de escravidão existentes no mundo e que é preciso “considerar todos os homens, já não escravos, mas irmãos”.

Ao final da mensagem, o Papa convoca os cristãos para que sejam “artífices da globalização da solidariedade e da fraternidade que possa devolver-lhes a esperança e levá-los a retomar, com coragem, o caminho através dos problemas do nosso tempo e as novas perspectivas que este traz consigo e que Deus coloca nas nossas mãos”.  Texto na íntegra


Cardeal Maradiaga em Lisboa

Até agora a “única globalização é a dos mercados”. Foram palavras do cardeal Oscar Maradiaga – membro do conselho dos 9 cardeais escolhidos pelo Papa Francisco – proferidas a 13 de dezembro, no Fórum Picoas, Lisboa, na jornada organizada pela Comissão Nacional Justiça e Paz em parceria com Caritas Portuguesa.

A dimensão social da evangelização no mundo de hoje marcou o ritmo da reflexão apresentada pelo conferencista. Sublinhou que já passou o tempo “do social como um derivado da missão” e que hoje “uma abordagem desencarnada é inaceitável”, pois a dimensão social na evangelização não se pode considerar opcional; é, isso sim, “uma realidade constitutiva e obrigatória da ação evangelizadora”.

O auditório foi testemunha da preocupação do cardeal Maradiaga em dar espaço ao grito do Papa Francisco: é necessário abandonar “o sempre se fez assim”. Aliás, adiantou, isso seria fechar as portas ao Espírito. Ora, se Lhe pedimos que renove a face da terra, é aceitar com todas as consequências que Ele é Novidade constante.

Considerando que a fé não se pode privatizar – pois o católico praticante é aquele que pratica a sua fé – afirmou que, sendo a política um serviço para o bem comum, o católico político só o é na medida em que leva o social do Evangelho para as leis. Se assim não for, não se pode considerar praticante, mas unicamente “ritualista”.

Apontando para o dinamismo de uma “Igreja em saída” – segundo as indicações da Exortação apostólica A Alegria do Evangelho – tomou como exemplo a indicação que o Papa dera ao encarregado (D. Konrad Krajewski) da esmolaria apostólica (departamento da Santa Sé com a função de exercer a caridade para com os pobres em nome do Papa), dizendo-lhe que não queria que ele ficasse ali para atender os que chegavam, mas que saísse ao encontro dos necessitados. É o acontecer da “conversão pastoral” em deixar estruturas caducas e aceitar a ação do Espírito como Novidade constante.

Apelando para uma atenção permanente em relação à realidade na qual vivemos, afirmou, citando a Exortação apostólica A Alegria do Evangelho, “não nos façamos de distraídos” (nº 211). É necessário “começar o que ainda não começamos” e saber que se hoje estamos perante a crise que tantas vidas destrói, é porque “existe uma falta de ética” e “sem ética o sistema não funciona”. A doutrina social da Igreja, tão bem apresentada no discurso do Papa Francisco ao parlamento Europeu em Estrasburgo, considera que o valor máximo é a pessoa humana e não o dinheiro. Quando a economia manda na política, sendo o deus dinheiro o centro, não há outra alternativa que denunciar que se trata de “uma economia que mata”, ainda que tais afirmações possam ser consideradas como comunistas, tal como alguns fizeram em relação ao Papa Francisco. AL


Tortosendo: XII Grande Noite de Fados

O Fado anda de mãos dadas com o projeto missionário dos Missionários do Verbo Divino de Tortosendo. Juntamente com o grupo Amigos do Verbo Divino (AMIVD) daquela região foi organizada mais uma noite deste espetáculo, no dia 22 de novembro de 2014. E já vai na sua XII edição. O beneficiado deste evento é um centro de assistência na diocese de Maliana, em Timor-Leste, sob a responsabilidade das Irmãs Clarissas de clausura que, há poucos anos, abriram uma nova casa naquela diocese.
Os fadistas desta região responderam amavelmente, mais uma vez, ao convite e deram o seu melhor numa noite memorável onde não faltou assistência, pois a sala tornou-se pequena para tanta gente.


10 Milhões de Estrelas:

Campanha da Cáritas Portuguesa
associa-se à luta contra pobreza infantil


A Cáritas Portuguesa deu a conhecer os destinatários da sua campanha anual de Natal, "10 Milhões de Estrelas", que em 2014 se centra na luta contra a pobreza infantil e no apoio à população do Médio Oriente.

A iniciativa visa apoiar os cidadãos mais desfavorecidos, através da venda de velas pelo preço simbólico de um euro, assinala a organização.

A Cáritas Portuguesa assume como objetivo vender este ano “mais de 1 milhão de velas” e adianta que o valor final recolhido será aplicado em duas causas distintas: 65% reverterão em favor das famílias e pessoas em situação de carência socioeconómica que serão ajudadas através das Cáritas Diocesanas e paróquias; e 35% reverterão para a população do Médio Oriente.

No âmbito desta campanha a Cáritas Portuguesa convida os portugueses a acenderem uma vela na noite de Natal, nas janelas de suas casas, “num gesto de compromisso pessoal pela paz”.


Madrid:

Reunião da pastoral das comunicações
 

Nos dias 14 e 15 de novembro de 2014, teve lugar em Madrid a primeira reunião conjunta dos responsáveis da área pastoral das comunicações e das publicações dos missionários do Verbo Divino de Portugal e Espanha. Participaram na mesma os padres Adolfo del Valle, António Leite, Macario Villarón, Francisco Donazár, Modeste Munimi, Feliciano Sila e o Ir. Oscar Gonzáles. O objetivo da reunião foi avaliar o trabalho até agora realizado, partilhar experiências e promover a colaboração entre as duas províncias neste campo.

Juan Caño, jornalista e antigo vice-presidente de uma das editoriais mais importantes do país vizinho, deu uma conferência sobre a situação das publicações em geral. O mesmo fez algumas recomendações para melhorar certos aspetos das nossas atuais publicações.

A reunião foi apreciada positivamente. Foi acordado, como maneiras de colaboração, a partilhar materiais, artigos de interesse geral e notícias entre as duas províncias.


IX Congresso

da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã

Não ter medo


D. Jorge Ortiga desafiou os órgãos de informação de inspiração cristã a não ter medo de assumir-se como o rosto de uma Igreja em saída. Este desafio foi lançado em S. Bento da Porta Aberta, Terras de Bouro, na abertura do Congresso da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã que se realizou naquela localidade nos dias 23, 24 e 25 de outubro, sobre o tema Mediadores da alegria e do encontro.

O Congresso contou com mais de meia centena de participantes vindos dos diversos pontos do país. O programa era composto de painéis e conferências, permitindo sempre o diálogo aberto com os congressistas. Entre as diversas vozes que se fizeram ouvir a partir da mesa de conferencistas, Felisbela Lopes, professora da Universidade do Minho, considerou que em Portugal deveria haver uma política de educação para os media, a começar nas escolas do ensino básico. A educação para os media tem que ser uma aposta política. Devia ser uma aposta do Ministério da Educação e não é, disse a docente da Universidade do Minho.

Esteve presente também o secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Pedro Lomba que, com a sua palavra e presença manifestou o apoio e apreço pela imprensa de cariz regional e de inspiração cristã.


Tortosendo:

Convívio missionário


O Dia Mundial das Missões foi celebrado no Seminário do Verbo Divino em Tortosendo, com um convívio missionário, na tarde de domingo, 19 de outubro.

Gente amiga daquela zona pastoral e da Bajouca conviveram, num clima de fraternidade, contribuindo ainda com as suas compras na pequena “feira missionária” ali montada, para o projeto missionário em curso de ajuda à reconstrução de um pequeno hospital no Benim. Já no momento da oração missionária, os presentes uniram-se ao sofrimento dos cristãos perseguidos, sobretudo na zona do Médio Oriente, rezando e ouvindo alguns relatos vindos daquela zona.

De seguida, foi simbolicamente encerrado o projeto missionário acima mencionado com a entrega de um cheque ao Secretário das Missões, P. Joaquim Domingos Luís, e apresentado um novo projeto missionário. Desta vez, e em sintonia com o Ano da Vida Consagrada que se inicia no próximo dia 30 de novembro, o projeto ajudará as Irmãs Clarissas que iniciaram, há dois anos, uma nova fundação na diocese de Maliana, Timor-Leste.

A tarde culminou com o magusto, onde não faltou animação e boa disposição. Para isso, muito contribuiu o grupo de jovens “Luz sem Tempo”, da Bajouca. O mesmo grupo animou ainda o momento de oração e, na véspera, uma vigília missionária na capela do Rosário.


Tomada de Posse:

Minde e Serra de Santo António


Minde e Serra de Santo António (diocese de Leiria-Fátima) estão agora ainda mais no coração dos Missionários do Verbo Divino em Portugal.

No dia 27 de setembro de 2014 foi a tomada de posse da paróquia de Minde. Os padres Sebastião Koottiyanickal e Tomás Lasi foram acolhidos de braços abertos. No dia seguinte, 28 de setembro foi a subida à Serra de Santo António para assumirmos também essa paróquia. E que maravilhoso acolhimento!

Estiveram presentes o Vigário geral da diocese, P. George Guarda, o administrador paroquial cessante, P. Luís Manuel Ferreira, o Provincial, P. António Leite, confrades verbitas, amigos e conhecidos. A celebração envolveu ainda a participação das autoridades civis, organizações e coletividades locais.
Nas duas paróquias foram vividos verdadeiros momentos de festa. Foi a celebração da Eucaristia nas respetivas igrejas e foi também a partilha do alimento à volta da mesa em alegre convívio nos salões das duas paróquias.

Tal como o expressava uma paroquiana de Serra de Santo António, “a nossa comunidade inicia uma nova etapa. É com alegria que vos recebemos na nossa família paroquial, que recebemos a vossa Missão e o vosso testemunho de fraternidade, de diálogo e de amor aos irmãos, tal como o exprime o carisma dos Missionários do Verbo Divino.   ver o VIDEO


P. José Hipólito Jerónimo:

Bodas de Ouro Sacerdotais

 

O P. José Hipólito Jerónimo celebrou os seus 50 anos da ordenação sacerdotal, completados no passado dia 2 de agosto. A celebração ocorreu na sua terra natal, S. Vicente da Beira, no domingo, dia 10 de agosto de 2014. D. Manuel Felício, bispo da Guarda, presidiu a eucaristia, contando com as presenças do Provincial dos Missionários do Verbo Divino em Portugal, P. António Leite, o pároco local, P. José Manuel Figueiredo, os confrades verbitas, entre eles o P. Lorenzo Goyeneche, colega de longa data do P. Jerónimo, da Província de Espanha. Estiveram presentes ainda um grande número de familiares, conterrâneos, amigos e conhecidos.

O ambiente festivo prolongou-se pela tarde com o almoço e um animado convívio onde não faltaram música e boa disposição entre os presentes. É de notar que, como foi anteriormente noticiado, o jubilado apresentou o seu livro de autobiografia intitulado “O Zé do Casalito”.


Padre José Vaz:

Bodas de Ouro sacerdotais

 

A Aldeia da Ponte esteve em festa. Na tarde de domingo, 27 de julho de 2014, toda a aldeia, que viu nascer um dos seus filhos mais ilustres, o P. José Vaz, reuniu-se, primeiramente na celebração da Eucaristia na Igreja Matriz e, depois, no jantar convívio no espaço da “Associação Amigos de Aldeia da Ponte”, para uma celebração de ação de graças pelos 50 anos de sacerdócio daquele missionário verbita, completados no dia 8 de dezembro do ano transato. Associaram-se ainda a este dia festivo os seus colegas do Verbo Divino, os seus conterrâneos sacerdotes, os colegas do trabalho pastoral paroquial daquela zona e numerosos amigos do jubilado. 

A avaliar pelo ambiente aí vivido, num clima de júbilo e de comunhão fraterna e, ainda, pelos testemunhos daqueles que o conhecem mais de perto, foram motivos mais que suficientes para dar graças a Deus pela sua pessoa e pela sua missão na Igreja e na Congregação, como muito bem resumidas no refrão duma canção a ele dedicada: «Eu te dedico esta canção, porque ensinaste a mil corações o verbo amar».


Os Amigos do Verbo Divino em Peregrinação a Fátima

Decorreu em Fátima, nos dias 5 e 6 de abril de 2014, a Peregrinação Nacional dos Amigos do Verbo Divino, sob o lema: “Pelo Espírito à Alegria do Evangelho”.

O encontro reuniu cerca de mil participantes, nestes dois dias, entre eles Missionários do Verbo Divino, Missionárias Servas do Espírito Santo e leigos associados a estas duas congregações, acolhendo não só os nacionais mas também outras comunidades estrangeiras presentes no país.

Os pontos altos do encontro, entre outros, foram a Via-sacra nos Valinhos, na tarde de sábado, e a recitação do terço na Capelinha, na noite do mesmo dia. Ainda, a eucaristia dominical no recinto do Santuário, presidida por D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, coincidindo com a peregrinação anual desta diocese, e a tarde missionária no Centro Paulo VI. O salão do “Bom Pastor” tornou-se pequeno para acolher tantos amigos que, durante cerca de duas horas, mostraram a sua riqueza cultural e diversas iniciativas de cariz missionário. Foi uma tarde verdadeiramente missionária.

Por fim, todos foram enviados de novo para as suas comunidades, levando um renovado entusiasmo missionário para testemunhar a alegria do evangelho. 

  Veja fotos aqui

Bíblia Sagrada


Diálogos - Blogue


Relatos da Missão


Nas margens do Amazonas


 

ARNALDO JANSSEN

Cativado e enviado pelo Espírito

 


Agência Ecclesia

 


Logomédia


Passo a Rezar


As mais belas flores


 

Destaques

Filipinas:

Precisamos

da sua ajuda

CONTACTO SVD

Novembro - Dezembro 2014


AGENDA JOVEM


Calendário

Missionário 2015


Jornadas Missionárias

 2014


Dia Mundial

das Missões 2014



Campanha 

Mãos Unidas 2014


Quaresma 2014


A ALEGRIA

DO EVANGELHO


Encíclica

A LUZ DA FÉ


Exposição Missionária


Clique para ampliar

60 anos

em Portugal


 

© Missionários do Verbo Divino - Portugal - 2007
Webdesign: J. Leonel de Sousa - svd