O melhor lugar do mundo é aquele onde Deus me quer - S. José Freinademetz


Exposição de presépios

No passado fim-de-semana de 9 e 10 de Dezembro, numa iniciativa do Grupo da Pastoral Social, a paróquia do Prior Velho em Lisboa, acolheu uma exposição de presépios.

Cerca de 110 presépios de várias regiões de Portugal e de diversos países, em diferentes materiais e estilos artísticos mostraram, que a família de Nazaré continua a ser nos dias de hoje uma mensagem de amor e beleza para o mundo.

E, respondendo ao convite lançado aos paroquianos para trazerem de suas casas o Menino dos seus presépios, nas eucaristias do fim-de-semana foram muitas as famílias que não quiseram deixar de participar na cerimónia da bênção do Menino Jesus.


Missa Nova do padre Rafael Gomes

No passado dia 8 de Dezembro de 2017, a paróquia Santa Maria de Covas acolheu o padre Rafael Gomes, recém-ordenado, dando-lhe a oportunidade de celebrar a sua missa nova, como ação de graças. A celebração ocorreu pelas 16 horas. Neste momento decisivo, os paroquianos dessa paróquia participaram e dinamizaram com grande entusiasmo, e também estiveram presentes centenas pessoas de vários cantos do país.  Após a eucaristia, houve o convívio de fraternização na Quinta da Praia Verde, em Vila Verde. Foi um momento cheio de alegria, de fraternidade e de fé.


Ordenação sacerdotal de Rafael Gomes

No Domingo, 3 de dezembro de 2017, I domingo do Advento, o diácono Rafael Gomes foi ordenado sacerdote na Igreja de Santa Maria de Belém, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, juntamente com seis seminaristas do Seminário dos Olivais e do Seminário ‘Redemptoris Mater’, que foram ordenados diáconos. Presidiu à celebração, D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa.

Este neo-sacerdote teve oportunidade de celebrar uma missa no dia seguinte, na Capelinha das Aparições, em Fátima. A sua missa nova está marcada para o dia 8 de dezembro na sua terra natal, na igreja paroquial de Santa Maria de Covas.

O Rafael recebeu como primeiro destino missionário as Filipinas. É naquele país asiático que ele vai trabalhar como missionário.     


Encontro de paróquias SVD

Os missionários do Verbo Divino que trabalham no ministério paroquial reuniram-se para o seu encontro anual na Casa diocesana de Aveiro, em Albergaria-a-Velha, nos dias 27 e 28 de novembro do corrente. Foram dois dias de formação, de partilha e de convívio.

O padre José Maria Cardoso, missionário no Canadá, orientou os trabalhos do primeiro dia, ajudando os presentes a aprofundar o livro de James Mallon intitulado “Uma renovação divina. De uma paróquia de manutenção a uma paróquia missionária”

A manhã do segundo dia foi de partilha dos desafios pastorais vividas nas paróquias, procurando suscitar reflexões à volta da marca missionária do Verbo Divino com as suas dimensões caraterísticas. 


Jubileu da Vida Consagrada

As Irmãs missionárias Servas do Espírito Santo, em Odivelas e Casal de Cambra, organizaram, juntamente com a comunidade paroquial de Ramada, uma celebração de ação de graças pelos 65 e 50 anos de vida consagrada das Irmãs Ângela Furian e Ana Vitória, respetivamente.

O evento teve lugar no domingo, dia 19 de novembro do corrente ano, com a celebração da eucaristia, presidida pelo padre António Leite e concelebrada pelo pároco daquela comunidade e, ainda, por alguns padres do Verbo Divino. Além dos paroquianos, marcaram presença os amigos e conhecidos das irmãs. O almoço partilhado e o convívio fraterno a seguir à eucaristia, coroaram este dia festivo.


Pelas ruas de Vila do Conde e arredores

Decorreu nas paróquias de Vila do Conde, Laúndos, Amorim, Navais e Terroso, de 25 a 29 de Outubro, uma semana missionária. A equipa de Pastoral Juvenil e Vocacional marcou, nesta atividade, uma presença notável. O evento enquadrou-se no programa do ANIMAG-Zona 1, do qual a Congregação do Verbo Divino faz parte. O objetivo foi acender no coração dos fiéis o ardor missionário de lançar redes em águas mais profundas e anunciar a Boa Nova.

A valorização da Igreja Doméstica foi um dos caminhos a percorrer durante a semana, despertando o ardor do lar de Nazaré nas famílias do século XXI. Assim, os missionários, sacerdotes e irmãs religiosas que participaram na atividade ficaram alojados nos lares da comunidade, compartilhando a refeição do jantar e pernoitando nessas mesmas famílias, sentindo que Jesus, como na casa de Marta e Maria, antes de ser Senhor e Mestre, é peregrino e hóspede em cada irmão.

Para além da pastoral junto das famílias de acolhimento, os missionários marcaram também a sua presença no meio dos jovens da paróquia, nos lares e no hospital. Inspirado no tema do ano Pastoral da diocese bracarense “Despertar a Esperança” os missionários de ANIMAG quiseram, em primeiro lugar ser “Missionários da Esperança”. Esta, depois, tornou-se um “slogan” para a atividade de toda a semana cujo objetivo tomar consciência que todo o cristão é missionário da esperança que o Evangelho apresenta e que nenhum batizado se deve abster de o anunciar.   Floriano


Almodôvar: Dia paroquial das Missões

As paróquias do concelho de Almodôvar, no Alentejo, à semelhança dos anos anteriores, celebraram o Dia Paroquial das Missões, no domingo, 29 de outubro do corrente ano, uma semana depois do Dia Mundial daquele evento, igualmente assinalado nas paróquias.

Envolvendo todos os grupos e movimentos paroquiais, com uma participação mais ativa dos grupos da catequese, o dia constou da celebração da eucaristia, seguida de almoço-convívio e feira missionária. Os fundos angariados destinam-se a um centro de reabilitação para leprosos na Índia, dentro do âmbito do projeto Mãos Missionárias dos missionários do Verbo Divino.  Tudo decorreu no espaço do Centro Coordenador de Transportes daquela vila alentejana, disponibilizado pelo município local.


Vigília missionária no CAVIM

No âmbito do mês das missões, a equipa de Pastoral Juvenil e Vocacional realizou no dia 28 de Outubro do corrente ano, uma vigília missionária. A iniciativa teve apoio dos Amigos do Verbo Divino (AMIVD) e grupo Diálogos da zona norte. Participaram nesta oração umas dezenas de pessoas vindos da cidade de Guimarães e arredores.

Sob o tema proposto pelas Obras Missionárias Pontifícias, para o outubro missionário “Com Maria, Missão de Paz”, os participantes foram desafiados imitar Maria, Mulher da Missão, levando Jesus, seu filho dentro de cada um como príncipe de paz.

A oração que teve lugar no Centro Académico Vimaranense (CAVIM) foi marcada pela presença da Ana Margarida, Enfermeira voluntária recém-chegada de uma atividade missionária em Pemba, Moçambique, que partilhou a sua experiencia missionária, relatando as alegrias e as tristezas na missão. No seu testemunho, falou da importância de uma atitude da fé em tudo o que se faz na missão. Como Maria, os missionários devem saber presenciar, escutar e acolher de mãos e corações abertos a todos aqueles que vêm até nós. Como missionários devemos também aprender daqueles com quem cruzamos na missão, salientou a voluntária.   Floriano


Há maior alegria em dar que em receber

O ímpeto da palavra do Senhor “A felicidade está mais em dar do que em receber” motivou, uma vez mais, o grupo de Amigos do Verbo Divino (AMIVD) da zona norte. Realizou-se no passado dias 21 e 22 de outubro, mais uma feira missionária que teve lugar no salão paroquial da paróquia de São Torcato, Guimarães. Os fundos angariados, este ano, destinam-se à formação dos catequistas no Togo.

O evento, que decorreu em espaço fechado devido às condições do tempo, marcou muitos dos que estiveram presentes. O acolhimento do próprio espaço e a simpatia do serviço de quem o organizou conseguiu cativar os corações de boa vontade. Centenas de pessoas daquela região marcaram presença, contribuindo cada um conforme a sua vontade para a felicidade dos que mais precisam.   Floriano


O Dia Mundial das Missões concentra-nos, também este ano, na pessoa de Jesus, «o primeiro e maior evangelizador» (Paulo VI, Exort. ap. Evangelii Nuntiandi, 7), que incessantemente nos envia a anunciar o Evangelho do amor de Deus Pai, com a força do Espírito Santo. Este Dia convida-nos a refletir novamente sobre a missão no coração da fé cristã. De facto a Igreja é, por sua natureza, missionária; se assim não for, deixa de ser a Igreja de Cristo, não passando duma associação entre muitas outras, que rapidamente veria exaurir-se a sua finalidade e desapareceria. Por isso, somos convidados a interrogar-nos sobre algumas questões que tocam a própria identidade cristã e as nossas responsabilidades de crentes, num mundo baralhado com tantas quimeras, ferido por grandes frustrações e dilacerado por numerosas guerras fratricidas, que injustamente atingem sobretudo os inocentes.   Ler mais


Minde em Missão

A Paróquia de Minde assume uma vez mais como missão promover a dignidade humana, dando apoio à continuidade do projeto de captação de água no Togo, a que deu início em 2016.

É com entusiasmo redobrado, que toda a comunidade de Minde, Covão de Coelho, Vale Alto e Serra de Santo António dá as mãos num gesto solidário, contribuindo das mais diversas formas, para a construção de um mundo melhor. Neste sentido, envolvendo os que oferecem, os que transformam e os que compram, iniciámos uma venda semanal de diversos produtos no mercado de Minde. Esta campanha terminará com a realização da Festa Missionária no próximo dia 29, que à semelhança do ano passado, terá como ponto alto a realização da Eucaristia, seguida de almoço.

Na certeza de fazermos o nosso melhor, esperamos atingir os objetivos a que nos propomos e conseguir levar sorrisos a quem sabe ser feliz com muito pouco.
 


X Encontro Nacional Verbum Jovem

A Pastoral Juvenil e Vocacional dos missionários do Verbo Divino realizou a décima edição do Encontro Nacional. O encontro decorreu nos dias 6,7 e 8 de outubro em Alquerubim, em Aveiro. APOSTAVAS A TUA VIDA? foi o lema que levou aproximadamente 107 participantes a viver o seu fim de semana.
Foram três dias ritmados pelo desejo de procura do sentido da vida, com momentos de construir a relação com Deus, com os outros, e, ao mesmo tempo, momentos de construir a autoestima. Estes momentos foram marcados pela oração, reflexão, rir com Deus, visita às pessoas mais vulneráveis no lar de idosos e nas casas particulares.


Fátima 2017: Jubileu dos Jovens

Nos dias 9 e 10 de setembro, o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil realizou, no santuário de Fátima, o Jubileu dos Jovens, no Centenário das aparições, sob o lema: «O segredo da paz, o caminho do coração». Este jubileu visava reforçar a sensibilidade para “descobrir na mensagem de Maria uma proposta de espiritualidade destinada aos jovens do século XXI” e oferecer a cada participante a oportunidade de descobrir algo do segredo de si mesmo que ainda não conhece, e que só Deus lhe pode dizer, para alcançar a paz consigo mesmo e com todos à sua volta, na casa comum que partilhamos.

Neste evento juvenil, com a participação de aproximadamente três mil jovens, também a Pastoral Juvenil e Vocacional dos Missionários do Verbo Divino marcou presença.

Ritmado por uma dinâmica intensiva de oração, silêncio, convívio e um concerto musical com António Zambujo e Miguel Araújo, o Jubileu constituiu realmente um momento marcante.  Damião Lello


Bodas de Ouro Sacerdotais

No dia 15 de agosto, a igreja de Covas, Vila Verde, amanheceu com ar de festa. As pessoas da terra tinham preparado tudo para a celebração das bodas de ouro sacerdotais do P. Manuel Abreu.

No final da Eucaristia, entre outras pessoas que usaram da palavra, o Rafael Gomes, sobrinho do P. Abreu, foi o primeiro a fazê-lo. Dizia que há dias o P. Abreu partilhara com ele a seguinte frase: “o amor não enferruja; se enferruja, não parte; se parte, não era nada!”. Logo acrescentava que “esta frase podia ser muito bem o lema destes seus 50 anos de entrega ao serviço da Igreja e ao povo de Deus: O AMOR NÃO ENFERRUJA”.   LER MAIS


Acantonamento Juvenil em Lisboa

De 26 a 29 de julho, ocorreu o primeiro acantonamento de verão do SAMAKAPIPO (Junta-te a nós) no Seminário Missionário do Verbo Divino, em Lisboa. Samakapipo é um grupo composto por jovens filipinos que vivem em Lisboa.

O grupo foi fundado em 2014, com três objetivos: unir todos os jovens filipinos de Lisboa, ter um grupo que apoia os jovens recém-chegados a Portugal para se integrarem na realidade e cultura portuguesa, e ajudar os jovens para se realizarem com os seus talentos e dons.

Deste grupo participaram dez. Esta atividade pretende ajudar os jovens a serem independentes como indivíduos e unidos como grupo. Fizeram várias atividades, desporto e oração. Prepararam as refeições e desenvolveram as diferentes tarefas domésticas. Como responsável deles, estou muito feliz pela resposta positiva que deram. No início, muitos deles eram tímidos e calados. Depois de algum tempo, e decorrido este evento, estão a sair das suas cascas e nota-se o crescimento de cada um.

Uma jovem participante dizia: “Estou feliz porque estamos juntos como uma família”.  Charlie Bardaje


V Seminário

Internacional de formadoras SSpS

 

A comunidade das Missionárias Servas do Espírito Santo (SSpS) de Bello, em Kupang, Timor Ocidental, na Indonésia, recebeu o quinto seminário internacional de formadoras das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo (SSpS). O mesmo ocorreu de 4 a 25 de junho do corrente ano.

A abertura solene do evento aconteceu no domingo de Pentecostes com uma eucaristia festiva, presidida pelo Provincial SVD de Timor. Foi um verdadeiro Pentecostes. O tema do seminário foi “O serviço da formação – acompanhando para a comunhão”. De Portugal esteve presente a Ir. Maria Mendes.   


Jantar africano em Guimarães

No dia 10 de Junho de 2017, o Grupo Diálogos - Leigos SVD para a missão - realizou o 12º Jantar Africano, no Seminário do Verbo Divino em Guimarães. O Jantar Africano destinava-se a angariar fundos para apoiar o projeto missionário de formação de catequistas no Togo. Participaram, neste evento de sabor africano, pelo menos 160 pessoas da zona de Guimarães.

Não foi apenas um jantar africano, mas também foi uma noite de muita animação, de convívio e de fraternidade; noite em que os participantes apreciaram a doação e a partilha missionária.


XI Caminhada Vocacional

 

Nos dias 28, 29 e 30 de abril de 2017, decorreu a XI caminhada vocacional em Guimarães, organizada pela Pastoral Juvenil e Vocacional do Verbo Divino, sob o lema “E agora? Caminhas connosco?” Nesta caminhada participaram 68 jovens vindos de vários lados do país.

Nestes dias, os participantes construíram a proximidade, a amizade e a vivência da fé em Cristo, saboreando, ao mesmo tempo, a doçura paisagística da montanha da Penha.


Peregrinação Nacional dos Amigos do Verbo Divino

COM MARIA, TESTEMUNHAS DA ESPERANÇA

 

Os dias 1 e 2 de abril levaram a Fátima, em peregrinação, os Amigos do Verbo Divino. Chegados de todos os pontos do país, procuraram viver os diversos momentos para se deixaram moldar pelo coração maternal de Nossa Senhora e serem, tal como afirmava o lema, com Maria, testemunhas da esperança.

Na Eucaristia dominical, D. António Moiteiro, bispo de Aveiro, exortou os peregrinos a serem verdadeiros anunciadores da Palavra “para que Deus seja amado e servido em cada um de nós”. E terminou dizendo: “Que Maria, Mãe da Misericórdia, seja modelo do discípulo para todos neste Centenário em que celebramos as suas aparições em Fátima”.

Foi uma oportunidade para os Missionários do Verbo Divino, as Missionárias Servas do Espírito Santo e Leigos que comungam da espiritualidade de Santo Arnaldo Janssen, celebraram juntos a Missão e renovarem o seu sim junto a Maria, a Mulher do Sim incondicional a Deus.  P. António Leite


Encontro de pais e familiares SVD

 

Os dias 11 e 12 de março levaram a Fátima cerca de 200 pessoas para participarem no Encontro de Pais e Familiares dos Missionários do Verbo Divino.

A tarde de sábado foi tempo para acolhimento daqueles que iam chegando. O jantar foi o primeiro momento em conjunto. Seguiu-se a participação no Rosário, na Capelinha das aparições.

A celebração da Eucaristia marcou o início do domingo. Seguiu-se um encontro no auditório com a apresentação de diversos elementos que vão marcando a vida da Congregação neste país e noutros contextos. O almoço e o convívio foram a marca do final do encontro.


Formação dos neo-missionários


Decorreu na casa Verbo Divino em Fátima, de 19 a 21 de fevereiro de 2017, sob o lema «a mensagem de Fátima», mais um encontro de formação dos jovens missionários svd.

O intuito da formação foi de penetrar na mensagem de Fátima. Impelidos por este motivo, os participantes fizeram, no dia 20 de fevereiro, uma visita guiada ao Santuário.

No dia 21 de fevereiro, os neo-missionários saborearam o ar marítimo em Vieira de Leiria, onde viveram uma fraternidade, com um almoço típico da Índia.

Foram dias de construção espiritual e de saborear a beleza da fé e a confraternização; experiência que os levou a abrir a visão de vida e a entrar em sintonia com a missão do Verbo Divino em Portugal.


Encontro de paróquias SVD

 

Realizou-se nos dias 30 e 31 de janeiro, na Casa Verbo Divino, em Fátima, um encontro de paróquias SVD. Os confrades que trabalham nas diversas paróquias do país, juntamente com os Superiores locais, os Coordenadores das dimensões caraterísticas, a Equipa de Pastoral vocacional, o Formador e alguns leigos, com intuito de refletir e caminhar juntos nesta mesma missão, foram acompanhados pelo professor Juan Ambrósio, aprofundando o documento “Perfil da paróquia SVD”.

Houve ainda momentos de oração e partilha dos trabalhos desenvolvidos em cada zona da nossa presença, abordando os assuntos que a vida comunitária e pastoral nos desafiam.


Agentes pastorais assassinados em 2016

 

A agência Fides, do Vaticano, revelou que 28 agentes pastorais da Igreja Católica foram assassinados em 2016, número superior ao de 2015 (22 pessoas).

O relatório anual, citando o Papa Francisco, começa por recordar todos os cristãos “assassinados, torturados, presos, degolados porque não renegam Jesus Cristo”, para sublinhar que “os mártires de hoje são em maior número do que nos primeiros séculos”.

Pelo oitavo ano consecutivo, o maior número de mortes registadas pela Fides aconteceu na América, onde houve 12 assassinatos; a África registou oito mortes, a Ásia sete e uma na Europa. O elenco refere-se não só aos missionários, mas a todo o pessoal eclesiástico que faleceu de forma violenta ou que sacrificou a sua vida, consciente do risco que corria. A agência de notícias sublinha que a maior parte das mortes aconteceu após “tentativas de assaltos” violentos.

Segundo os dados da agência do Vaticano para o mundo missionário, entre 2004 e 2015 morreram mais de 300 agentes pastorais da Igreja Católica, incluindo três bispos.  Agencia Ecclesia


Pastoral juvenil e vocacional: Caminhada do Advento

 

“E tu és semente?” foi o tema que dinamizou a caminhada do Advento, pelas terras verdejantes da zona de Azurém e São Torcato, de cerca de 50 jovens vindos de várias zonas de Guimarães e arredores. A atividade que se realizou no passado Domingo, 11 de dezembro, teve como objetivo desafiar os jovens a aprofundar o mistério da Incarnação e, ao mesmo tempo, descobrir em Maria a beleza da semente de vocação, dizendo SIM aos desafios lançados por Deus.

A caminhada foi organizada pela Pastoral Juvenil e Vocacional dos Missionários do Verbo Divino. A equipa de organização propôs para este evento três momentos de reflexão para que ele fosse realmente momento alto de preparação para a vinda do Senhor. As reflexões feitas em três paragens foram abordadas a partir de três palavras-chave: Esperança, Família e Encontro. E, para concluir, aprofundou-se o tema principal “E tu és semente?” A caminhada terminou com a Eucaristia dominical no Santuário de São Torcato.  Floriano Jaling


Lisboa: Convívio de Antigos Alunos

Na tarde de 19 de Novembro/2016, o amplo salão da casa SVD de Lisboa voltou a encher-se de gente e alegria, com um grupo de antigos alunos mais seus familiares e amigos, que ali realizaram o seu tradicional magusto. Têm uma associação de âmbito nacional e têm Delegações onde existem os seminários portugueses do Verbo Divino.

Quando da fundação das casas do Verbo Divino, em Portugal, os diligentes padres conseguiram atrair muitos jovens, numa época em que era difícil prosseguir os estudos depois da 4ª classe. Deram formação a essa gente, que beneficiou das sólidas bases adquiridas, para singrarem na vida com bastante sucesso. Eles estão gratos, regressam com regularidade, e estão sempre prontos a apoiar os projetos missionários! As castanhas e a jeropiga, bem como as iguarias trazidas, ajudaram ao clima de festa.

Foi um dia de vivência verbita, agradecendo os ex-alunos o acolhimento dispensado pelo Reitor e assistentes da associação, que dialogaram com os 47 participantes.   António Pinto


Provinciais SVD Europa em assembleia

Os Superiores Provinciais dos países da Europa onde vivem e trabalham os Missionários do Verbo Divino vão reunir-se em Fátima (Casa Verbo Divino) de 17 a 22 de outubro.

O Vice Superior Geral, P. Robert Kisala, acompanhará os trabalhos. Estarão também os coordenadores das dimensões caraterísticas que marcam hoje o serviço do missionário do Verbo Divino (apostolado bíblico, animação missionária, comunicação, justiça e paz).

Há 25 anos, em assembleia na Irlanda, os Provinciais da altura manifestaram o desejo de receber missionários de outros continentes. Hoje são mais de 250 os missionários do Verbo Divino de outros continentes, sobretudo da Ásia, a trabalharem na Europa.

Na sequência desta viragem, nesta assembleia participará como Provincial da Holanda/Bélgica o P. Avin Kunnekkadan, de nacionalidade indiana. A interculturalidade é hoje marca, desafio e maneira de viver para os missionários do Verbo Divino.   P. António Leite, Provincial SVD Portugal


Festa Missionária em Minde
 

Irá realizar-se no dia 23 de Outubro a Festa Missionária, cujo objectivo é celebrar a Missão, convivendo e divulgando os vários projetos em que os Missionários do Verbo Divino estão empenhados, tentando como é óbvio conseguir algum apoio financeiro para a concretização dos mesmos.

Para nos falar sobre a Missão, vamos ter entre nós o P. Joaquim Domingos Luís, secretário das Missões da nossa Diocese (Leira-Fátima), que irá presidir à celebração da Eucaristia a realizar também no pavilhão Ana Sonça às 11 horas. Após a Eucaristia e a apresentação, complementada com projeção de imagens, teremos a tarde para conviver, almoçar, e fazer compras no mercadinho tradicional que fará parte desta Festa.


Sudão do Sul:

Missionária morre, baleada por soldados

 

Uma missionária morreu na sexta-feira, 20 de maio, em Nairobi, Quénia, após ter sido baleada por soldados em Yei, no Sudão do Sul, no início da semana.

A Irmã Veronika Terézia Racková, das Missionárias Servas do Espírito Santo, fundadas por Santo Arnaldo Janssen, foi baleada por uma patrulha do exército quando regressava do transporte urgente de uma parturiente da clínica que dirigia para o hospital à uma da manhã de segunda-feira. A ambulância estava devidamente sinalizada.
A missionária tinha 58 anos e era natural da Eslováquia. Dirigia o Centro de Saúde Santa Bakhita, da diocese de Yei, desde 2010. Foi ferida com gravidade no estômago e na bacia e foi evacuada para Nairobi na segunda-feira, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no Harvester Hospital em Nairobi.

O Ministro da Informação do Estado de Yei River, Stephen Lodu Onesimo, condenou o incidente como «ato indisciplinado e bárbaro». Disse que três soldados suspeitos de disparar sobre a ambulância foram presos na segunda-feira e vão ser julgados.

A Ir. Maria Jerly Renacia, superiora das Missionárias Servas do Espírito Santo na Etiópia e no Sudão do Sul, disse que a morte da Ir. Veronika abalou as outras irmãs presentes no país, mas não iam abandonar o país. «Esperamos continuar a servir os necessitados desta grande nação da África apesar deste incidente infeliz», disse à Rádio Easter, a emissora católica de Yei.    José Vieira (MCCJ)


Comissão Nacional Justiça e Paz

Nota sobre a perseguição aos cristãos

A Comissão Nacional de Justiça e Paz acaba de publicar uma nota apelando a todos os cristãos e pessoas de boa vontade para que acompanhem os nossos irmãos que sofrem estes horrores e perseguições e para que não os ignorem. "Neste tempo de oração mais intensa em que recordamos a Paixão e Morte de Jesus Cristo, sejamos firmes na Oração, saibamos levar a Esperança a quem dela necessita e pratiquemos a nossa Caridade através do apoio a todos aqueles que, no terreno, estão junto dos violentados e perseguidos".


Bíblia Sagrada


Diálogos - Blogue


Relatos da Missão


Nas margens do Amazonas


 

ARNALDO JANSSEN

Cativado e enviado pelo Espírito

 


Agência Ecclesia


Passo a Rezar


As mais belas flores


 

Destaques

Uma proposta

vocacional



CONTACTO SVD

Novembro/Dezembro

2017


Campanha

Mãos

Missionárias


AGENDA JOVEM

2018


Calendário

Missionário 2018


Guião Missionário

2017-2018


TEXTO NA ÍNTEGRA

Encíclica

LAUDATO SI


A ALEGRIA

DO EVANGELHO


Encíclica

A LUZ DA FÉ


Exposição Missionária


Clique para ampliar

60 anos

em Portugal


 

© Missionários do Verbo Divino - Portugal - 2007
Webdesign: J. Leonel de Sousa - svd