A maior alegria que podemos dar aos homens de hoje é levar-lhes a Boa Nova de Jesus Cristo.


Saudações de Angola

Olá

Saudações minhas. Tenho estado ausente há bastante tempo. Tenho estado a viajar muito a acompanhar a filmagem do documentário da nossa província, na ocasião de 50 anos da sua existência em Angola, em várias missões. Más estradas e o próprio tempo chuvoso, com muitos quilómetros no corpo faz com que o corpo reclame. Graças a Deus que estou de volta em Kakolo, o cansaço é o passado e pronto para as celebrações da Semana Santa.
Neste tempo de graça, desejo-te uma intensa proximidade com Deus que em Jesus nos ama e está disposto a sofrer por este amor. Que a Páscoa nos traga a todos nós os efeitos da ressurreição, principalmente a esperança e a graça de sentir a Sua presença quando se sente a Sua ausência nas nossas vidas.
Com muito amor, abraços e oração.
Ashwin

Consultas no Seminário de Guimarães

No domingo, dia 13 de abril, realizou-se no Seminário do Verbo Divino, em Guimarães um projeto social organizado pela Associação Internacional de Medicinas Integradas (ASIMI) dando a possibilidade de consultas e tratamentos gratuitos à população de Guimarães.
Estiveram presentes 20 profissionais entre terapeutas e médicos, dando consultas entre as 10 e as 20 horas.

Foram atendidas cerca de 60 pessoas que ali se deslocaram, tendo sido muito interessante ter uma perspetiva diferente de outros tipos de medicinas.  Fernanda Melo


Os Amigos do Verbo Divino em Peregrinação a Fátima

Decorreu em Fátima, nos dias 5 e 6 de abril de 2014, a Peregrinação Nacional dos Amigos do Verbo Divino, sob o lema: “Pelo Espírito à Alegria do Evangelho”.

O encontro reuniu cerca de mil participantes, nestes dois dias, entre eles Missionários do Verbo Divino, Missionárias Servas do Espírito Santo e leigos associados a estas duas congregações, acolhendo não só os nacionais mas também outras comunidades estrangeiras presentes no país.

Os pontos altos do encontro, entre outros, foram a Via-sacra nos Valinhos, na tarde de sábado, e a recitação do terço na Capelinha, na noite do mesmo dia. Ainda, a eucaristia dominical no recinto do Santuário, presidida por D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, coincidindo com a peregrinação anual desta diocese, e a tarde missionária no Centro Paulo VI. O salão do “Bom Pastor” tornou-se pequeno para acolher tantos amigos que, durante cerca de duas horas, mostraram a sua riqueza cultural e diversas iniciativas de cariz missionário. Foi uma tarde verdadeiramente missionária.

Por fim, todos foram enviados de novo para as suas comunidades, levando um renovado entusiasmo missionário para testemunhar a alegria do evangelho. 

  Veja fotos aqui


Almodôvar: Festa da Anunciação

Na terça feira, dia 25 de março, festa da Anunciação, foi celebrada, após muitos anos de interrupção, a Missa na Igreja do Convento de Almodôvar. Presidiu à celebração D. António Vitalino, bispo de Beja, que veio a Almodôvar para presidir à reunião arciprestal.

Foi uma celebração muito participada. Apesar de ser dia e hora laboral, a igreja estava cheia e era evidente a alegria e a satisfação de todos. Para a comunidade verbita em Almodôvar, foi também uma maneira feliz de celebrar a festa da Anunciação, que para nós tem muito significado.

A igreja do convento, propriedade da paróquia, foi totalmente restaurada graças à iniciativa da Câmara Municipal. Sem esta ajuda seria impossível recuperar um belíssimo edifício que já estava quase em ruínas. Doravante celebraremos nela, aos sábados, a Missa vespertina.

A reunião arciprestal decorreu numa das salas do convento. O Provincial, P. Leite, esteve presente durante toda a manhã, tempo que durou a reunião.

O edifício que foi Convento franciscano e centro de irradiação de espiritualidade e cultura no Baixo Alentejo, foi totalmente recuperado e é agora uma mais valia ao serviço da população de Almodôvar. É propriedade do Município. Nele funciona já uma escola de música para adolescente e realizam-se encontros e jornadas de estudo. Está previsto, para muito em breve, instalar aí um museu de arte sacra.


Procissão dos Passos em Nisa

No domingo, dia 23 de março de 2014, a comunidade paroquial de Nisa realizou, uma vez mais, a tradicional procissão do Senhor dos Passos. A primeira etapa da procissão iniciou-se pelas 10.30h, da capela do Calvário para a Igreja Matriz, terminando com a Eucaristia dominical. O padre António Leite, SVD presidiu a celebração, assim como toda a procissão, acompanhado pelos párocos, padres  Jacinto Baginsky e Sebastião Joseph e, ainda, pelo  jovem padre Tomás Lasi, SVD.

A procissão retomou-se, pelas 16.00h, percorrendo as sete estações da Vila. Um mar de gente peregrinou, fiel e devotamente, seguindo os passos do Senhor. Foi uma manifestação de fé muito calorosa. O sermão do pregador tocou muito pelo dom do Senhor e correu no coração do povo. O povo regressou às suas casas com um renovado entusiamo quaresmal.  Elly Nuga


Tortosendo: Noite de Fados

Realizou-se pela pela décima primeira  vez, no dia 22 de março, uma noite de Fados no Seminário do Verbo Divino, em Tortosendo, a favor dum projeto missionário em curso, a saber, a reconstrução de um pequeno hospital no Benim. Registou-se um bom número de participantes. Os fadistas, como habitualmente, atuaram maravilhosamente. O P. Joaquim Domingos, conhecendo aquele hospital e as irmãs responsáveis pelo projeto, deu o seu testemunho sobre a realidade daquele país africano. O mesmo esteve presente como responsável do Secretariado das missões dos missionários do Verbo Divino em Portugal, depois do seu regresso do Brasil, agradecendo a participação e a colaboração de todos.


Pais e familiares svd reunidos em Fátima

Os pais e familiares dos Missionários do Verbo Divino da Província portuguesa estiveram reunidos, no fim de semana de 15 e 16 de março, em Fátima, para mais um encontro anual. Pela 28ª vez se proporcionou este momento de confraternização e de reforçar ainda mais o seu compromisso para com a missão.

O encontro deste ano teve um particular toque indiano. Perante o panorama atual da Província com a presença cada vez mais notável dos missionários vindos de fora, encontros como este proporcionam também momentos de partilha da riqueza cultural e religiosa, entre outras. Neste sentido, os confrades indianos apresentaram, durante a manhã cultural, algumas apresentações, danças e cânticos do seu país. Houve ainda possibilidade de presenciar, durante a Eucaristia - um dos momentos altos do encontro-, os símbolos, os gestos, a maneira de rezar e de celebrar daquele povo. Uma das recordações do encontro foi um pano da Índia chamado chandua, além de um novo livro Missão em rostos e palavras

Os nossos estudantes de Lisboa animaram a eucaristia e o convívio da tarde com os seus animados cânticos.

Padre Elísio Gama de férias

O padre Elísio Gama chegou a Portugal (vindo da Amazónia) no dia 5 março para um tempo de férias. Chegou bem disposto e com vontade de “ser missão” também em férias.

Depois de alguns dias para estar com a sua mãe e familiares na Covilhã, passará naturalmente pelas nossas comunidades, para partilhar connosco a sua vida e missão naquelas terras amazónicas.


Encontro dos Sub-10

Os nove confrades com menos de dez anos em votos perpétuos, juntamente com o seu acompanhante, o P. Agostinho Saldanha, tiveram o seu encontro anual de formação em Rodízio, nos dias 24 e 25 de fevereiro do corrente ano. O P. Arsénio Isidoro, pároco das paróquias de Ramada e de Famões, e a Ir. Ângela Furian, SSpS foram convidados a partilhar a sua vida e missão. O P. Arsénio, no primeiro dia, falou da verdadeira alegria que nasce do Evangelho, à luz da última Exortação apostólica do Papa Francisco. “A alegria é a certeza da presença de Deus em nós”, frisou. O mesmo falou também da integração e desintegração na missão. A integração, acima de tudo, é a do próprio ser. Através da passagem bíblica da pesca milagrosa, este sacerdote fincou que os discípulos, sem Jesus, estavam juntos mas não unidos. Cada um pescou por si. Por isso, não apanharam nada. Só seguindo as palavras do Mestre é que os discípulos tiveram sucesso. E, naquele momento, estavam unidos para o mesmo fim. “Estamos integrados na vida quando o que nos une é a Palavra de Deus e a eucaristia é o máximo sinal da nossa comunhão”, sublinhou.

A Ir. Ângela, por sua vez, partilhou as diversas etapas do seu percurso missionário. “Estou feliz no lugar onde estou”, disse. O Provincial, P. António Leite, marcou presença na tarde do primeiro dia escutando o grupo e deixou os seus desafios, entre eles, a construção da vida da Província contando com estes jovens confrades.

O grupo avaliou ainda as suas atividades realizadas e programou o ano pastoral em curso.       


Oração Ecuménica em Guimarães

Realizou-se no dia 16 de Fevereiro, no CAVIM, um encontro de oração ecuménica. Constituiu um belo espetáculo a presença de jovens de várias paróquias de Guimarães bem como de membros da Igreja Evangélica de Guimarães. Também o Seminário do Verbo Divino, o Grupo Diálogos, Amigos do Verbo Divino e a Fundação Casa de Sicar estiveram envolvidos na organização e realização do mesmo. Foi uma noite de oração com cânticos, leituras bíblicas e partilha de experiências de quem no Senhor encontra a sua referência vital e a centralidade da sua mensagem que é o amor. Concluiu-se com uma ligeira refeição fraterna – ágape – preparada especialmente pelo grupo Diálogos e AMIVD.


Tortosendo: Encontro de paróquias


A comunidade de Tortosendo recebeu, nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2014, o encontro de paróquias SVD. Marcaram presença, além dos responsáveis diretos do ministério paroquial, os responsáveis das dimensões características da Congregação (animação missionária, apostolado bíblico, comunicação, justiça e paz e integridade da criação), os superiores locais das comunidades, o prefeito dos escolásticos e os membros da comunidade anfitriã. Estiveram presentes ainda um grupo de leigos missionários das paróquias de Tortosendo, Cortes do Meio e Unhais da Serra e um bom número dos missionários da Consolata, igualmente ligados ao ministério paroquial. Foi a primeira experiência da presença destes últimos dois grupos, o que marcou forte e positivamente este encontro, concernente ao desafio da corresponsabilidade dos leigos na missão e à abertura e à colaboração mútua entre as congregações missionárias.

Mons. Raul Berzosa Martínez, bispo de Ciudad Rodrigo, orientou o primeiro dia da reflexão, debruçando-se sobre o tema da paróquia e a missão no contexto da Nova Evangelização. Foi marcante e desafiador a partilha do seu saber e da sua experiência diocesana de pároco e bispo.


Lisboa: Santo Arnaldo Janssen e a Missão

A comunidade SVD de Lisboa celebrou a festa de Santo Arnaldo Janssen com um percurso espiritual diferente dos anos anteriores, iniciando-a com uma novena que decorreu de 6 a 13 de janeiro de 2014, durante a qual foram meditados alguns pontos e traços fundamentais da vida do santo e das três congregações missionárias por ele fundadas.

No seu auge, a mesma comunidade reuniu-se à volta do altar do Senhor na capela da comunidade, a 15 de Janeiro de 2014, às 19.00 horas, para uma celebração eucarística festiva. A mesma foi presidida pelo Reitor da casa, o Pe. António Lopes. Estiveram presentes as irmãs Servas do Espírito Santo da comunidade de Odivelas e de Casal de Cambra, os formandos e todos os membros da comunidade. Esta eucaristia teve também outra intenção de agradecer a Deus pelo início de preparação aos votos perpétuos do Fidel e do Damião.

O Reitor, na sua homilia, afirmou que Santo Arnaldo deu relevo à missão. «Da missão nasce a Igreja». A missão da SVD baseia-se no Verbo Encarnado. O prólogo de São João é o espírito da nossa missão”. A missão é ir ao encontro dos irmãos necessitados, sair de si. A este respeito, “só é possível, quando nós nos mantivermos fiéis ao Verbo Encarnado”, apelou. Após a ceia sacramental, seguiu-se um convívio fraterno. DL


Fátima:

Novas imagens do Oratório S. José Freinademetz  


AMPLIARAMPLIARNo dia 23 de dezembro, o Arq. Luís Líbano Monteiro colocou duas imagens da sua autoria no oratório S. José Freinadmetz: a imagem do missionário de Oies e a de Nossa Senhora de Fátima. As imagens são de barro grês, pontuado por pequenas pedras. Antes de seco o grés é cinzento e as pedras brancas. Depois de cozido no forno fica tudo claro.
A imagem de S. José Freinademetz tem as vestes chinesas do Fu-shen-Fu. A sua mão esquerda aperta a cruz contra o peito e a mão direita está aberta, em atitude de acolhimento. Nos seus pés tem as botas de missionário que leva a Boa Nova do Tirol à China. A imagem de Nossa Senhora de Fátima está sobre a azinheira que se parece com uma sarça ardente. As suas vestes nascem deste fogo divino. As suas mãos seguram o rosário e abrem-se para dar luz e acolher os pastorinhos e cada um dos seus filhos. O Seu peito é côncavo, acolhendo o EspíritoSanto, sob a forma de pomba e de livro aberto. É a Mãe do Verbo Divino e a esposa do Espírito. O seu peito parece o sol dançante do milagre do sol. O seu coração imaculado é uma fonte de luz. O seu rosto inclina-se sobre nós como Mãe acolhedora que nos visita do Céu. Tudo nela é acolhimento e reflexão da luz divina. As duas imagens estão em dois painéis de madeira ao lado do painel central da Santíssima Trindade. Assim como os anjos, também Maria e José estão em atitude de adoração à Santíssima Trindade.
O Arq. Luís está a criar uma via sacra bíblica, no mesmo material, com placas simbólicas alusivas acada estação. É o que falta para terminar esta capela, cuja remodelação se iniciou no ano de 2008 por ocasião do ano jubilar dos cem anos da morte de S. José Freinademetz e S. Arnaldo Janssen.


 

Tortosendo: Encontro de Natal

Os missionários do Verbo Divino da Província portuguesa estiveram reunidos em Tortosendo, de 26 a 28 de dezembro, para mais um encontro de Natal. As missionárias Servas do Espírito Santo também marcaram presença, como vem sendo habitual. Viveu-se, nestes dias, um ambiente familiar de partilha e de convívio fraterno. Ficámos a conhecer melhor os confrades recentemente chegados de outros países para Portugal, assim como a preparação das Irmãs SSpS para os seus 125 anos de fundação no próximo ano.

 Foram marcantes, igualmente, as visitas aos museus de Arte Sacra e de Lanifícios, ambos na Covilhã, dentro da formação religiosa-cultural. Ficou-se, assim, com uma ideia das tradições religiosas e o que significou o mundo operário dos lanifícios em diversas dimensões de vida da região e o que resta no contexto atual.

É de salientar também os momentos litúrgicos vividos, entre eles, a celebração da Eucaristia de ação de graças pelos 50 anos de sacerdócio do P. José Vaz, na Igreja de São Francisco, próxima do museu de Arte Sacra. Tivemos a oportunidade de escutar a partilha do mesmo, do que mais o marcou e significou ao longo destes anos da entrega à missão. Recorde-se que o P. Vaz completou este jubileu no passado dia 8 de dezembro.      


Irmãs Servas do Espírito Santo:

125 anos de fundação     

 

A 14 de Dezembro de 2013 celebrou-se, na casa dos Missionários do Verbo Divino, em Lisboa, a missa de abertura das celebrações dos 125 anos da fundação das Missionárias Servas do Espírito Santo (SSpS) e dos 25 anos da sua presença em Portugal. A eucaristia foi presidida pelo reitor da casa, P. António Lopes, na capela da comunidade. A celebração contou com a presença de cerca de meia centena de participantes, entre eles os colaboradores ligados às Irmãs e aos missionários do Verbo Divino daquela comunidade.

Seguiu-se o jantar de confraternização durante o qual foi apresentada a Congregação e o desenvolvimento histórico da sua presença em Portugal, incluindo todas as atividades e os projetos concretizados pelas Irmãs e seus colaboradores em Portugal. A Irmã Maria José, no seu discurso de agradecimento afirmou que «nós precisamos das mãos dos colaboradores e também eles das nossas. A nossa missão vai mais longe pelas mãos que se dedicam horas e horas a realizar os nossos projetos missionários. A todos, damos a nossa gratidão». Damião Lelo


P. José Vaz: 50 anos de sacerdócio

sob a proteção de Maria

A capela da Imaculada Conceição, em Vilar Formoso, esteve repleta para mais uma celebração da sua padroeira. O sol brilhou e o frio que se fez sentir nestes últimos dias como que desapareceu, dando lugar a um dia soalheiro e agradável. O povo reuniu-se numa animada celebração eucarística presidida pelo P. José Vaz. O mesmo celebrou, neste domingo, dia 8 de dezembro, o 50º aniversário da sua ordenação sacerdotal. Depois da eucaristia, seguiu-se a procissão pelas ruas da vila, acompanhada pela banda e pelos foguetes, sinalizando a festividade desta terra raiana.          


Fados solidários

no Seminário de Tortosendo

Realizou-se, pela décima vez consecutiva, mais uma noite de Fados no Seminário do Verbo Divino, em Tortosendo, no sábado, dia 23 de novembro. Organizada pela comunidade verbita em colaboração com os Amigos do Verbo Divino (AMIVD), com intuito de angariar fundos para um projeto missionário anual, o evento tornou-se já um evento cultural-missionário com uma forte marca de solidariedade. O salão muito acolhedor e adequado para uma sessão desta natureza, esteve repleto de mais de duas centenas de pessoas que, naquela noite de sábado, apesar do frio que se fez sentir na região, não quiseram perder mais uma boa causa nem as maravilhosas vozes dos fadistas da região, entre eles, Ana Lopes, Mário Silva, Amílcar Ribeiro, Liliana Geraldes e António Duarte, acompanhados à guitarra por José Manuel Brito e à viola por João Carvalho Sublinhe-se que todos eles a título gratuito. Coordenou e apresentou o senhor Rui Nascimento, ele próprio também fadista.

Metade da receita angariada será enviada para ajudar as vítimas do tufão Yolanda, nas Filipinas, e a outra metade para a reconstrução de um pequeno hospital no Benim, em África, através do Secretariado Missionário desta Congregação.


Saudações do Ashwin

Olá Estou aqui depois de bastante tempo. Neste tempo que pa.ssou aconteceram coisas muito importantes. No dia 3 de Novembro, tivemos 60 baptismos das crianças em Kakolo. Acho que foi um recorde. Tivemos uma formação para os país, de 7 dias, para q os sacramentos não sejam sambapitos. Agora o sistema é o mesmo em toda a paróquia.

No dia 4 fomos a Caungula, onde foi inaugurada a nossa residencia, para qual trabalhamos tanto. Ficou linda. Quando nós nos colocamos ao dispor do Senhor, Ele opera maravilhas. Aí encontrei também o Pe. Gregory Pinto, o nosso visitador geral mas além disso, uma pessoa que me conhece desde que era criança. É alguém que eu admiro muito. Na volta de Caungula, o carro colou e tivemos de cavar, só para nos recordar dos velhos tempos.

No dia 7 quando o Pe Ladeira e Gregory Pinto vinham para Kakolo, tiveram problemas do carro e tive de me deslocar 270 kms para os socorrer. Nos dias 7 e 8 estiveram em Kakolo. tivemos a nossa Assembleia provincial no dia 12 que foi muito boa para a província.

Agradeço o apoio de sempre. Sinto-me muito rico com o apoio de tantas pessoas e amigos.

Deus continue abençoar sempre. Ashwin.



Padre José Cortes:

Medalha de Mérito Municipal

Por proposta do seu presidente, Paulo Fernandes, a Câmara Municipal do Fundão atribuiu, por unanimidade, a Medalha de Mérito Municipal ao padre José Cortes dos Reis Antunes.

O padre José Cortes é um missionário do Verbo Divino, natural da freguesia de Janeiro de Cima, concelho do Fundão, e é filho de Acácio dos Reis Antunes e de Isaura de Jesus Cortes. Trabalha como missionário na Amazónia (Brasil), já lá vão umas décadas. Ler mais

Oração Bíblica


Diálogos - Blogue


TRAVESSIAS


Relatos da Missão


Nas margens do Amazonas


 

ARNALDO JANSSEN

Cativado e enviado pelo Espírito

 


Agência Ecclesia

 


Logomédia


Passo a Rezar


 

Destaques

Filipinas:

Precisamos

da sua ajuda

Quaresma 2014


CONTACTO SVD

Março - Abril


AMIVD 2014

Peregrinação Nacional


Campanha 

Mãos Unidas 2014


Mensagem do

Papa Francisco


VIII Caminhada

Vocacional


A ALEGRIA

DO EVANGELHO


Dia das Missões

MENSAGEM


JORNADAS

MISSIONÁRIAS

  Conclusões 


Encíclica

A LUZ DA FÉ


Agenda Jovem


Calendário

Missionário 2014


Exposição Missionária


Voluntariado

2013


SVD ao Encontro

Abril - Junho 2012


NOVIDADE


Lux Mundi


Clique para ampliar

60 anos

em Portugal


Ano Centenário


© Missionários do Verbo Divino - Portugal - 2007
Webdesign: J. Leonel de Sousa - svd