"O anúncio do Evangelho é a expressão mais sublime do amor ao próximo" - S. Arnaldo Janssen


Um permanente desafio chamado Japão

"Para um ocidental e um cristão, o Japão é um permanente desafio e interpelação". Quem o diz é Domingos Salgado de Sousa, missionário no Japão há 30 anos.

Como ser testemunha de Jesus Cristo naquele país, onde o cristianismo é uma pequena minoria?

Este e outros temas em CONTACTO 252


Missionários do Verbo Divino
147 ANOS SERVINDO A MISSÃO


 

8 de setembro de 1875 - Santo Arnaldo Janssen, de origem alemã, funda em Steyl, nas margens do rio Mosa, nos Países Baixos, a Congregação dos Missionários do Verbo Divino. Não pôde fazê-lo na Alemanha em razão da perseguição religiosa determinada por Otto von Bismarck contra os católicos com a sua Kulturkampf.
Em 1879, envia para a China o primeiro missionário, São José Freinademetz.
147 anos depois, os Missionários do Verbo Divino são cerca de 6 mil e estão presentes em 78 países dos cinco continentes, procurando levar a todos a Boa Nova de Jesus Cristo
.


    Guião Missionário 2022/23    

Sereis minhas testemunhas

 

Encontra-se em distribuição a edição do guião missionário 2022/2023, válido a partir de outubro, mês dedicado à missão, que tem como momento alto a celebração do Dia Mundial das Missões, no dia 23.

O pequeno livro é válido até setembro do próximo ano e consiste num itinerário de vida e de missão para as comunidades cristãs. Este ano chega às mãos dos fiéis com um porta-chaves que representa cada continente, com as cores que simbolizam cada região do mundo, nos habituais terços missionários.

Ao longo do guião, podemos encontrar diversas intenções, reflexões e meditações missionárias, adequadas a cada dia do mês de outubro, assim como à realização de um vigília missionária e de uma Eucaristia. São ainda apresentadas histórias de diferentes realidades missionárias, as meditações para a recitação do terço e um conjunto de orações, que podem marcar o dia a dia de cada cristão.

Da publicação faz ainda parte a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões, intitulada “Sereis minhas testemunhas”, onde o Santo Padre afirma que continua a “sonhar com uma Igreja toda missionária”.

O guião fica a 1,00 € e o kit (guião com porta-chaves dos continentes) a 1,50 € e podem ser adquiridos nas paróquias do Verbo Divino.

 


Peregrinação Nacional dos Amigos do Verbo Divino

SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS

 

"Sereis minhas testemunhas" foi o lema que animou os Amigos do Verbo Divino na Peregrinação Nacional, nos dias 18 e 19 de junho de 2022.

Tendo em conta o tempo de pandemia, tinha sido escolhido o mês de junho para proporcionar mais segurança aos participantes. E, como pensando em junho se imagina o sol, as celebrações foram preparadas ao ar livre. O jardim do Seminário do Verbo Divino acolheu as pessoas que foram chegando no domingo, ainda que a chuva tenha ameaçado.
O envio aconteceu junto à Mãe, na Capelinha. Para os que tinham chegado no sábado, a Via-Sacra nos Valinhos foi um momento marcante de oração, assim como o Terço e a Procissão de velas.

Agradecemos a todas as pessoas que foram colaborando de diferentes maneiras e, naturalmente, a todos e a cada um dos que participaram nesta Peregrinação.

Este e outros temas em CONTACTO 251


Câmara da Covilhã cria centro de acolhimento de refugiados no Seminário de Tortosendo

 

A Câmara Municipal da Covilhã transformou o protocolo que tinha com a Congregação do Verbo Divino, e o Seminário do Tortosendo deixa de ser hospital de retaguarda, criado no âmbito da pandemia, para ser centro de acolhimento de cidadãos ucranianos, atingidos pelo recente conflito armado.

No espaço estão criadas 50 camas, sendo que o Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira irá fornecer as roupas de cama e tratar da limpeza e higienização de vestuário, bem como servir as refeições.

Vítor Pereira, presidente da autarquia, informou que, ao abrigo da “Missão de acolhimento Covilhã Ucrânia”, em que a autarquia lançou o apelo aos covilhanenses e empresas para receberem famílias oriundas daquela zona da Europa e às empresas que reportassem vagas de emprego, para além destas 50 camas, há mais 95 camas, disponibilizadas por unidades hoteleiras, alojamento local e alguns privados, perfazendo um total de 140 camas.    Notícia completa


Amigos do Verbo Divino - Almodôvar

 

Os Missionários do Verbo Divino, chegaram às paróquias de Almodôvar em 1994. Em 2006, sendo na altura pároco o Pe. Joaquim Valente, convidou um grupo de leigos a fazer um retiro em Fátima, no Seminário do Verbo Divino. Durante o retiro, o Pe. José Antunes, que nesse tempo era o Provincial, ao apresentar o jornal Contacto svd, desafiou o grupo a fazer parte dos Amigos do Verbo Divino (AMIVD) e a participar na peregrinação a Fátima desse ano. Desde essa data, o grupo denominado AMIVD continua em Almodôvar e tem marcado presença na animação missionária das paróquias de Almodôvar...     Ver video aqui


Campanha Mãos Missionárias 2022

O TEU IRMÃO ESPERA POR TI

Sem a Missão, a Igreja nega a sua natureza, vive fechada em si mesma. A Missão leva a Igreja a sair de si mesma, a viver à maneira de Jesus Cristo, na entrega aos outros. Este caminho concretiza-se na oração, na partilha dos recursos humanos e materiais. É na certeza que alguém, em qualquer parte do mundo, espera ser reconhecido como irmão, espera um coração que ama, umas mãos capazes de partilhar, que pretendemos apresentar a Campanha Mãos Missionárias 2022.    Este e outros temas em CONTACTO 248.


ENCONTROS COM O VERBO

 

A Bíblia é o conjunto de livros mais fascinante que existe. Encontros com o Verbo é uma iniciativa promovida pelo Centro Ad Gentes dos Missionários do Verbo Divino. Pretende ajudar ao conhecimento e partilha das Sagradas Escrituras.

Esta iniciativa está aberta a todos os que sentirem vontade de aprofundar o conhecimento das Sagradas Escrituras e fortalecer as razões da sua fé. Nos Encontros com o Verbo podem participar todos, mas são “convidados especiais” os colaboradores e amigos dos Missionários do Verbo Divino. Neste tempo único de preparação para a celebração dos 75 anos da SVD em Portugal, planeamos e queremos oferecer a todos esta possibilidade bela.

Os encontros serão on-line pela plataforma Zoom e cada encontro terá a duração de cerca de 1h. Iniciaremos este projeto brevemente. As datas e horários serão estabelecidos de acordo com as disponibilidades da maior parte dos participantes. Pelo final do mês de novembro enviaremos um email com a data e hora do primeiro encontro. Esse primeiro encontro será certamente no início do mês de dezembro. Teremos encontros de formação e partilha uma vez por mês.

Convidaremos diferentes formadores e animadores, de acordo com os temas tratados. Além de um primeiro momento de descoberta e formação teremos um segundo momento de partilha. A participação é gratuita.

Para se inscrever basta aceder a este link e preencher o formulário, que é bastante simples: https://forms.gle/YB6Fy8yYboxkR4ky8

 


Padre Rafael Gomes, missionário nas Filipinas

De visita à terra e ao país que o viu nascer e crescer, o Padre Rafael Gomes fala com paixão sobre a sua experiência missionária nas Filipinas. Foram três anos tecidos de alegrias, dificuldades e sonhos.

Uma entrevista, onde pode encontrar a partilha de situações tão diversas quanto interpeladoras.     Este e outros artigos em CONTACTO SVD Nº 246


Ao serviço da comunidade local

Mesmo em tempo de pandemia, o Seminário do Tortosendo continua ao serviço da comunidade local colocando as suas instalações à disposição de várias instituições de cariz social. Desta vez o espaço exterior do Seminário recebeu, nos dias 15 e 16 de julho, a iniciativa anual BOOTCAMP ALTAMENTE, que teve o apoio da Junta de Freguesia de Tortosendo.

Utilizando as artes, como o teatro, a dança, a música (com construção de instrumentos), a pintura e o desporto, o evento serviu para motivar a participação cidadã entre crianças e jovens e abordar o tema da sustentabilidade.

No âmbito do Programa Escolhas participaram várias dezenas de participantes dos projectos da região centro interior, como Jump E8G de Belmonte, Tu Decides E8G da Guarda, Casa do Menino Jesus da Covilhã e Quero Ser Mais E8G da freguesia de Tortosendo.


Seminário do Tortosendo

homenageado pela Câmara da Covilhã

 

O Seminário do Verbo Divino, em Tortosendo, foi homenageado pela Câmara Municipal da Covilhã, juntamente com outras instituições "em reconhecimento do valor social e humanitário da Instituição que muito contribuiu para o bem estar, saúde e segurança da Comunidade".

A homenagem decorreu aquando da realização do 1º Encontro COVILHÃ Social, integrado na efeméride"Dia Municipal Ativo e Saudável, que teve lugar em 26 de junho, no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior.

Recorde-se que, em fevereiro deste ano, o Seminário colocou parte das suas instalações ao serviço do Hospital da Covilhã, a fim de acolher doentes em situação de pós-alta, no âmbito da luta contra o covid-19.


Como Missionários do Verbo Divino estamos comprometidos a salvar a nossa casa comum, e convidamo-vos hoje a unirmo-nos à celebração do aniversário da LAUDATO SI' refletindo, orando e também adoptando algumas medidas para dar resposta ao clamor da terra e ao clamor dos pobres. Como nos recorda o Papa Francisco, «todos podemos cooperar como instrumentos de Deus para o cuidado da criação, cada um segundo a sua própria cultura, experiência, implicações e talentos» (LS 14).


Dia histórico com rosto diferente

A China foi um desafio constante para Santo Arnaldo Janssen. Para lá foram enviados os primeiros missionários da Congregação do Verbo Divino, em 1879, quatro anos depois do nascimento da Congregação. Para lá foram enviadas, alguns anos mais tarde, as Irmãs
Hoje, é uma Irmã Missionária Serva do Espírito Santo que acompanha os primeiros passos da comunidade católica chinesa, em Lisboa. Dominia Shen, também ela chinesa, escreve algumas das primeiras páginas sobre outros rostos e outras línguas. O Espírito Santo continua a fazer maravilhas.   
Este e outros artigos em CONTACTO SVD Nº 243

A Amazónia é assunto para longas conversas. É falar sobre o amor da sua vida! São mais de três décadas vividas junto ao grande rio Amazonas!

De coração aberto, o Padre José Cortes, missionário do Verbo Divino, leva-nos até outras paisagens e outros rostos. Nas suas palavras sente-se um coração a bater, a vida a acontecer.

Abraça as questões com naturalidade. Os caminhos percorridos são a terra firme que o levam a afirmar que “não é possível falar em proteção ambiental sem que esta envolva também a proteção ao ser humano, em especial os mais pobres e vulneráveis”.

Uma entrevista a um companheiro de viagem sem grandes bagagens de mão, mas com muitos nomes no coração.   Este e outros artigos em CONTACTO SVD Nº 241


Dia histórico

para católicos chineses em Portugal

O passado dia 8 de novembro entrou na história como um momento de graça para a comunidade chinesa. Os católicos chineses que vivem em Portugal, depois de anos de esperança e oração, celebraram a primeira Missa na sua língua. 

A Missa foi presidida pelo P. Victor Silva, dos Missionários do Espírito Santo, e contou com a ajuda da Irmã Dominia Shen, das Missionárias Servas do Espírito Santo, na animação litúrgica e musical. 

Na preparação desta primeira Missa, todos os fiéis se empenharam, oferecendo a sua sabedoria, tempo, recursos materiais, bem como o seu zelo e oração.

No século XVI, foi de Lisboa que muitos missionários partiram para o Oriente, inclusive para a China. Hoje, os fiéis chineses que vivem em Portugal, com as lâmpadas acesas e azeite na almotolia, dão glória a Deus, içando a vela da sua Fé.

Pode ver mais fotos e a notícia em chinês e português em: https://mp.weixin.qq.com/s/XNVUL5rmPdbQVRJ5_pDyyg


Conversas Além-Fronteiras:

"Estar disponível para todos" em Angola

Agência Ecclesia


 

Padre Rodrigo recebe Voto de Louvor

O Voto de Louvor foi aprovado por unanimidade em reunião da Assembleia de Freguesia de Fátima e foi entregue ao padre Rodrigo Carvalho, missionário do Verbo Divino, a 27 de setembro, pelos presidentes da Junta de Freguesia e e da Assembleia de Freguesia de Fátima, nos seus 50 anos de sacerdócio.

O voto de louvor sublinha a "personalidade fascinante e exemplar" do padre Rodrigo e as várias funções que tem desempenhado em Fátima. Destaca ainda  "a sua dedicação ao próximo e a bonomia com que acolhe a todos.

A Câmara Municipal de Ourém também felicitou o padre Rodrigo pelas suas bodas de ouro, tendo-lhe atribuído, por unanimidade, um Voto de Louvor e Reconhecimento, "como forma de agradecimento por todos estes anos dedicados à comunidade de Fátima, onde o sucesso do seu trabalho é reconhecido nas mais diversas vertentes".


S. José Freinademetz:

O primeiro santo a servir em Hong Kong

Um filme musical sobre São José Freinademetz, o primeiro missionário verbita na China, realizado pelos nossos confrades da Província SVD de Hong Kong e Macau, por ocasião dos 140 anos da chegada de S. José a Hong Kong. O filme está legendado em 18 línguas, incluindo o português. Recebeu uma Menção Honrosa nos Estados Unidos da América. Foi exibido na Salt+Light TV do Canadá.     Clique na imagem para assistir ao filme.


Nova Equipa Provincial dos Missionários do Verbo Divino

 

Os Missionários do Verbo Divino reunidos em assembleia, no dia 9 de abril de 2019, em Fátima, elegeram a sua nova equipa Provincial para o quadriénio 2019-2023.

Foi eleito Provincial o padre José Maria Cardoso e Vice-Provincial o padre António Lopes. A equipa é completada pelos Conselheiros, os padres Valentim Gonçalves, Jacinto Baginski e Feliciano Sila.

Precedeu este ato eleitoral um tempo de reflexão e oração, orientado por D. Augusto César, bispo emérito de Portalegre-Castelo Branco, e terminou com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Provincial eleito.

Esta nova equipa provincial entrará em funções no próximo dia 1 de maio.

Na foto, da esquerda para a direita: padres Feliciano Sila, António Lopes,  José Maria Cardoso, Velentim Gonlçaves e Jacinto Baginski.


Bíblia Sagrada


Diálogos - Blogue


Relatos da Missão


Nas margens do Amazonas


 

ARNALDO JANSSEN

Cativado e enviado pelo Espírito

 


Agência Ecclesia


Passo a Rezar


As mais belas flores


 

Destaques



CONTACTO SVD

Setembro - Outubro 2022

 

Estatuto Editorial


Campanha

Mãos

Missionárias


Calendário

Missionário 2023

 

   REQUISIÇÃO  

 


 

Guião

Missionário

2022-2023


 

CONGRESSO

MISSIONÁRIO

 

Uma proposta

vocacional


 


 

TEXTO NA ÍNTEGRA

Encíclica

LAUDATO SI


A ALEGRIA

DO EVANGELHO


Encíclica

A LUZ DA FÉ


Exposição Missionária


Clique para ampliar

60 anos

em Portugal


 

© Missionários do Verbo Divino - Portugal - 2007
Webdesign: J. Leonel de Sousa - svd