O anúncio do Evangelho é a melhor expressão de amor ao próximo! Santo Arnaldo Janssen


Projetos de Voluntariado 2016

 

O grupo Diálogos tem vindo a desenvolver diversas ações de voluntariado comprometendo-se a fazer a diferença no quotidiano das pessoas mais carenciadas, marginalizadas, muitas vezes, em situações limite. Realizamos, regularmente estes projetos de voluntariado missionário, durante o período de férias, com exigências de participação diferentes e nas quais, ao longo dos anos já participaram dezenas de jovens.

Neste ano de 2016 teremos duas atividades de voluntariado: no centro Santo Estêvão, em Viseu com jovens e adultos portadores de multideficiência e em Almodôvar iniciaremos uma nova experiência com uma semana de trabalho missionário junto da população.

Chegou a hora de TU seres VOLUNTÁRIO e fazeres a diferença! Arrisca!  INSCREVE-TE AQUI 


Celebração do Crisma em Minde


Realizou-se, a 26 de Junho de 2016, às 11.30, na Igreja matriz da Nossa Senhora da Assunção de Minde, a celebração do Crisma, presidida por D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva, Bispo Emérito da Diocese de Leiria-Fátima. Concelebraram o Pe. Sebastian Joseph, SVD, pároco de Minde, e Pe. Tomás Lasi, SVD, vigário paroquial; e esteve presente também o Diácono Damião Lelo, SVD. Na sua homilia,  D. Serafim salientou o conceito de liberdade apresentado por São Paulo na sua carta aos Gálatas (Gal 5, 1.13-18) e advertiu os fiéis, sobretudo os adolescentes, a permanecerem firmes na fé em Cristo.

Foram 28 adolescentes crismados. Entre eles, 4 vieram da Paróquia da Serra de Santo António, 17 da paróquia de Minde e 7 da comunidade do Covão do Coelho da paróquia de Minde. A celebração, animada pelo coro “Fogo de Deus” da comunidade do Covão do Coelho, correu de forma solene e dinâmica com participação dos fiéis das paróquias.

Foi um momento de edificar a fé em Cristo e de construir a fraternidade.


Tortosendo: Encontro missionário

Na tarde de domingo, 19 de junho de 2016, um grupo dos amigos do Verbo Divino reuniu-se no Seminário para mais um encontro de convívio. A tarde iniciou-se com uma pequena “feira” de angariação de fundos para o projeto Mãos Missionárias em curso, a saber, a construção da escola missionária em Kakolo, Angola. Seguiu-se um momento de oração, durante a qual foram visualizadas algumas imagens das atividades realizadas em prol do projeto e da realidade vivida daquela missão onde é destinado o projeto. Foi entregue ainda um cheque ao Secretário das Missões, P. Joaquim Domingos Luís, presente no evento, fruto do esforço de muitos colaboradores. O dia terminou com o convívio propriamente dito.


Novo missionário filipino

No dia 9 de Junho de 2016, chegou a Portugal mais um missionário verbita das Filipinas. O Pe. Narciso Amoro é natural das Filipinas e da ilha de Cebu, onde Fernão Magalhães pisou pela primeira vez a terra filipina. Nasceu no dia 10 de Maio de 1978 em Mandaue, Cebu. Em 1998, completou o curso superior de Tecnologia Mecânica em Centro de Tecnologia Industrial e da Empresa, e em 2003, o curso de Biblioteconomia na Universidade de São Carlos, dirigida pelos verbitas. Em 2007 entrou no seminário, fez os votos religiosos pela primeira vez em Maio de 2010 e foi ordenado sacerdote em Dezembro de 2014.

Nestes primeiros tempos ficará na comunidade de Lisboa, onde começará o estudo da língua portuguesa em julho na Faculdade de Letras.


XI Jantar Africano - Guimarães


O grupo Diálogos realizou no passado dia 4 de Junho o XI Jantar Africano em Guimarães, no Seminário do Verbo Divino. Foi um momento de convívio, de partilha com amigos e de muita animação. O grupo de estudantes guineenses da Universidade Católica de Braga acrescentou mais um ingrediente à cachupa deliciosa com os seus ritmos africanos.

O secretário das Missões anunciou que o dinheiro angariado neste jantar se destina a um projeto de ajuda a Moçambique. Moçambique sofreu ultimamente grandes cheias com enormes prejuízos na agricultura. O povo está a passar fome. O irmão Moaçir José, SVD, responsável pelo projeto, dedica-se a ajudar agricultores recuperar as suas sementeiras. O contributo de participantes neste jantar será uma grande ajuda ao empenho do confrade.   Serge Tsunda


Sudão do Sul:

Missionária morre, baleada por soldados

 

Uma missionária morreu na sexta-feira, 20 de maio, em Nairobi, Quénia, após ter sido baleada por soldados em Yei, no Sudão do Sul, no início da semana.

A Irmã Veronika Terézia Racková, das Missionárias Servas do Espírito Santo, fundadas por Santo Arnaldo Janssen, foi baleada por uma patrulha do exército quando regressava do transporte urgente de uma parturiente da clínica que dirigia para o hospital à uma da manhã de segunda-feira. A ambulância estava devidamente sinalizada.
A missionária tinha 58 anos e era natural da Eslováquia. Dirigia o Centro de Saúde Santa Bakhita, da diocese de Yei, desde 2010. Foi ferida com gravidade no estômago e na bacia e foi evacuada para Nairobi na segunda-feira, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no Harvester Hospital em Nairobi.

O Ministro da Informação do Estado de Yei River, Stephen Lodu Onesimo, condenou o incidente como «ato indisciplinado e bárbaro». Disse que três soldados suspeitos de disparar sobre a ambulância foram presos na segunda-feira e vão ser julgados.

A Ir. Maria Jerly Renacia, superiora das Missionárias Servas do Espírito Santo na Etiópia e no Sudão do Sul, disse que a morte da Ir. Veronika abalou as outras irmãs presentes no país, mas não iam abandonar o país. «Esperamos continuar a servir os necessitados desta grande nação da África apesar deste incidente infeliz», disse à Rádio Easter, a emissora católica de Yei.    José Vieira (MCCJ)


Guimarães:

Encontro dos Amigos do Verbo Divino
 

No dia 22 de maio, dia da Santíssima Trindade, os Amigos do Verbo Divino de Guimarães, realizaram o seu encontro regional anual. Tudo começou com a celebração da missa presidida pelo Pe. Agostinho Saldanha e concelebrada pelo Pe. António Leite e Pe. Godefridus Goleng. Esta celebração foi animada pelos jovens de Gémeos. No final houve almoço partilhado. Em cada ano os Amigos do Verbo Divino da zona Norte empenham-se na ajuda a um dos projetos da “Campanha Mãos Missionárias”. Este ano, a recolha de donativos será destinada à construção de casas de banho numa escola da Índia. Dois acordeonistas, oriundos de Santa Maria do Souto e Donim animaram a tarde de convívio com belas melodias, convidando os presentes a um pé de dança. No fim do dia foi servido um churrasco e caldo verde.  P. Tsunda Serge, SVD


Minde:

Festa em honra do Divino Espírito Santo
 

Decorreu a festividade em honra do Divino Espírito Santo, na Igreja matriz de Nossa Senhora da Assunção, em Minde, nos dias 21 e 22 de Maio de 2016. No dia 21 o pregador foi o Pe. António Lopes, SVD e no dia 22 foi o Pe. Joaquim Domingos, SVD. A organização da festividade esteve a cargo dos nascidos em 1976.

Nesta festa, a coroa é o símbolo importante para a qual se orientam as atenções dos festeiros e dos participantes. E uma das caraterísticas da festa do Divino Espírito Santo é a coroação dos festeiros que ocorre solenemente durante a celebração eucarística. O celebrante coloca a coroa sobre a cabeça do festeiro e o coro canta um cântico de Espírito Santo. Terminada a missa segue-se a procissão, e a coroa é levada pelas mãos dos festeiros.

Foram dois dias de grande significado, momentos de fortalecer a fé, a fraternidade e a proximidade dos fiéis, uma vez que a realização da festa envolveu não apenas as celebrações litúrgicas, mas também o convívio de confraternização. Este realizou-se no Pavilhão Ana Sonsa.
No último dia da festa, após a celebração eucarística e a procissão, fez-se a passagem de testemunho. Portanto, para o próximo ano, os que nasceram em 1977 organizarão a mesma festa. 
 Damião Lelo


X Caminhada Vocacional

No fim-de-semana de 29 de abril a 1 de maio de 2016 a Equipa da Pastoral Juvenil realizou a 10ª edição da caminhada vocacional, em São João de Loure, Aveiro, sob o lema «Quereis ser a morada de Deus?». Participaram nesta caminhada cerca de 70 jovens, vindos de vários cantos do país.

Na sua reflexão sobre o lema, durante as paragens da caminha daquela paróquia rumo ao Santuário de Nossa Senhora de Socorro, em Albergaria-a-Velha, o Pe. Devendra Bhuriya impeliu os jovens a penetrarem na temática, pondo em relevo a abertura de construir a morada de Deus através da oração.

A caminhada encerrou-se no dia 1 de maio com a celebração eucarística na Igreja matriz de São João de Loure, às 11.00, presidida pelo Pe. Devendra e concelebrada pelos confrades verbitas presentes naquela atividade, entre eles, o Provincial, P. António Leite.
Foi um fim-de-semana rico em momentos de reflexão e oração, de partilha e convívio, que fizeram crescer a simpatia e a empatia entre os jovens e as famílias que os acolheram. 
Damião Lelo


D. Antonino Dias preside à Peregrinação

dos Amigos do Verbo Divino

 

“Não podemos desistir de viver e anunciar o Evangelho”. Foram palavras de D. Antonino Dias, bispo de Portalegre-Castelo Branco, proferidas no domingo, em Fátima, na Peregrinação Nacional dos Amigos do Verbo Divino.

Uma parte do grupo de peregrinos tinha chegado já no sábado. Dessa maneira, puderam participar na Via da Luz, percorrendo as várias estações ao longo do Calvário Húngaro (Valinhos), e no Rosário da noite, na Capelinha das Aparições.

Muitos outros chegaram no domingo. Depois da Missa no recinto do Santuário, a tarde missionária, vivida no auditório do Centro Paulo VI, foi uma verdadeira celebração da missão. A comunidade filipina, que vive em Lisboa, coordenou e animou durante hora e meia os participantes que quase encheram o auditório. Era bem visível o entusiasmo e a alegria em todos aqueles rostos. Todos eles se sentiam convocados pelo lema da Peregrinação: Misericórdia no coração, mãos em Missão

 

    Ver videos da Tarde Missionária    


"Posso ver o Santinho?

Posso dar-lhe um beijinho?"


"Na Sexta-Feira Santa aconteceu-me um episódio que me deixou contente e, mais uma vez, vi como o Alentejo onde moro, tem raízes bem cristãs: antes de ir para Aldeia dos Fernandes, peguei na Igreja Matriz de Almodôvar um Crucifixo que o P. Agostinho Saldanha benzeu para uma Senhora que agora tem uns 90 anos, e quis dar, nestes dias, o Crucifixo à Igreja... Na rua, um homem de uns 60 anos, viu-me a colocar o crucifixo no carro, e veio perguntar-me: posso ver o Santinho? Sim, respondi, e tirei do carro para ele ver melhor; posso dar um beijinho nele? Claro, respondi. Beijou-o e disse-me: muito obrigado, eu sou muito católico.

Para mim, essa foi uma adoração da cruz original. Em Aldeia dos Fernandes não estava nenhum homem na Igreja, mas esse que beijou e agradeceu por ter beijado, me deixou contente e a pensar que os homens alentejanos não estão longe do Senhor... "  - P. Manuel Abreu


Nova equipa provincial

A Província portuguesa dos missionários do Verbo Divino (SVD) realizou uma assembleia eleitoral para a eleição da nova equipa provincial para o triénio de 2016-2019. Depois dos passos antecedentes da eleição através da formação oficial dos candidatos feita pelo Generalato a partir dos nomes sugeridos pelos membros da Província em votos perpétuos com direito a voto, estes reuniram-se no dia 7 de março de 2016 na Casa do Verbo Divino, em Fátima, para a dita assembleia. A mesma foi precedida de uma passagem pela “Porta Santa da Misericórdia” da Basílica da Santíssima Trindade, após uma breve introdução feita pelo P. Devendra Bhuriya. Seguiram-se uma reflexão espiritual orientada pelo P. Ailton Lopes e um momento individual de adoração ao Santíssimo.    

O resultado da eleição desta nova equipa, confirmado a 15 de março, pelo Superior geral e seu conselho, sediados em Roma, foi o seguinte: P. António Augusto Lopes Leite (Provincial), P. Valentim Gonçalves (Vice-provincial), P. Jacinto Baginski (Admonitor), P. Feliciano Sila e P. Sebastian Joseph Koottiyanickal (conselheiros).

O P. António Leite foi assim reconduzido para o segundo mandato como Provincial desta província. Ele e a sua nova equipa entrarão em funções a partir do dia 1 de maio do corrente ano.   Feliciano Sila 


Encontro de pais e familiares

No passado fim de semana, 12 e 13 de março, realizou-se mais um encontro de pais e familiares dos missionários do Verbo Divino em Portugal, no Seminário do Verbo Divino, em Fátima. Desta vez, este encontro teve um toque africano. Os confrades africanos, juntamente com um grupo da comunidade africana de Terraços da Ponte, em Lisboa, organizaram e animaram vários momentos do encontro, como, por exemplo a eucaristia do domingo, o encontro no salão e o convívio. Deu-se, assim, continuidade da dinâmica dos últimos anos em apresentar algo dos países de origem dos confrades estrangeiros a trabalharem em Portugal.

Esta foi a 30ª edição deste encontro que procura estabelecer, manter e fortalecer os laços entre os missionários do Verbo Divino e os seus pais e familiares.       


AMPLIARLisboa:

Confrades jovens em formação

 

Atendendo a importância da formação contínua e os desafios constantes da missão sentidos tanto por parte da Congregação como dos próprios confrades, a Província portuguesa SVD organizou um encontro de formação para os seus membros mais jovens, a maior parte deles vindos de fora do país. O mesmo decorreu no Seminário do Verbo Divino, em Lisboa, de 22 a 23 de fevereiro de 2016. Participaram 13 confrades jovens, acompanhados pelos padres António Leite, Provincial, e Agostinho Saldanha, acompanhante dos sub-10. O encontro contou ainda com a presença de 4 missionários Espiritanos e 6 dos da Consolata.

Estes dois dias de formação mais sistemática foram avaliados como muito oportunos para uma melhor compreensão da realidade onde estamos e para sermos cada vez melhores missionários em Portugal.

Foi também um encontro marcado pela multiculturalidade e pela mútua colaboração entre institutos religiosos, onde participaram missionários oriundos de Portugal, Índia, Indonésia, Quénia, Tanzânia, Itália, Colômbia, Nigéria e Gana.


Fátima: Encontro de Paróquias SVD

Ocorreu nos dias 18 e 19 de janeiro do corrente ano, no Seminário do Verbo Divino, em Fátima, mais um encontro anual de paróquias confiadas ao cuidado dos Missionários do Verbo Divino. Foram convocados para o mesmo os párocos, os capelães (hospitalar, militar e comunidade filipina), os responsáveis pelas dimensões caraterísticas (animação missionária, apostolado bíblico, comunicação, justiça e paz e integridade da criação) e os superiores locais.   

A Dra. Carmo Fernandes, Diretora executiva de Leigos para o Desenvolvimento, juntamente com a sua colega Esménia, orientaram os trabalhos do primeiro dia. Através de diversas dinâmicas, aprofundaram com os presentes o tema de “Como desbloquear as relações difíceis na comunidade”, interna e externamente.

O segundo dia foi dedicado particularmente ao aprofundamento do Plano de ação da Província.

Neste momento, os Missionários do Verbo Divino em Portugal trabalham em 31 paróquias em sete dioceses (Beja, Lisboa, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco, Guarda, Aveiro e Braga).   


Rafael Gomes em Guimarães

Enquanto vai percorrendo os últimos passos no que à tese de Mestrado em Teologia diz respeito, o Rafael Gomes começa a respirar os ares da comunidade de Guimarães, o seu novo lar.

O dia 9 de janeiro de 2016 assinalou este deixar e… ser acolhido. É Lisboa que vai ficando na outra margem, e Guimarães a terra que os seus pés começam a percorrer. Durante alguns meses será ali que o Rafael fará o seu estágio pastoral como diácono. Viverá na comunidade SVD, onde o P. Agostinho Saldanha é o Superior, e, pastoralmente, servirá nas paróquias confiadas ao cuidado da Congregação do Verbo Divino, sob a orientação dos padres Valentim Gonçalves e Dinis Bhalrai, nomeados párocos in solidum daquelas comunidades cristãs no Vale de S. Torcato.


Damião Lelo em Minde

Os verbos ir e enviar marcam profundamente a vida humana, particularmente a do missionário. Foi nesta atitude que no dia 8 de janeiro de 2016 o Damião Lelo, ordenado diácono há cerca de um mês, foi enviado pela comunidade de Lisboa para Minde.

O Damião vai fazer esta experiência pastoral até à Páscoa nas paróquias de Minde e Serra de Santo António, acompanhado pelos padres Sebastião Joseph e Tomás Lasi.


Ordenação Diaconal

 

No dia 29 de Novembro de 2015 foram ordenados diáconos três jovens verbitas, a saber, Rafael Gomes, Fidel Fallo e Damião Lelo, juntamente com dez outros colegas, entre eles dois outros religiosos e um diácono permanente. A celebração ocorreu no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, presidida pelo Cardeal Patriarca, D. Manuel Clemente. Acompanharam-no os seus auxiliares no patriarcado, sacerdotes, diáconos e seminaristas, na presença de uma numerosa assembleia celebrante que assinalou também o início do Advento. D. Manuel Clemente exortou os novos diáconos para a sua missão de serviço através do ministério que receberam.

Depois da eucaristia os familiares, amigos, conhecidos e confrades do Rafael, Fidel e Damião, vindos um pouco de várias partes do país, dirigiram-se à Casa dos missionários do Verbo Divino, em Lisboa, para um convívio de confraternização. A comunidade filipina em Lisboa preparou gentilmente o espaço e a comida. O dia foi sobretudo de ação de graças ao Senhor pelas maravilhas que realiza através e na vida destes três jovens.


A missão dos pobres na Igreja

Guimarães acolheu apresentação do livro «O Pacto das Catacumbas»

 

A basílica de S. Pedro, bem no coração da cidade de Guimarães, acolheu a apresentação do livro O Pacto das Catacumbas. A missão dos pobres na Igreja.

Com um momento musical no início e outro no final, o bom número de pessoas que praticamente encheu a basílica de S. Pedro, em Guimarães, pôde saborear a apresentação do livro feita por D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, na noite de 25 de novembro.

D. Jorge Ortiga, depois de acentuar diversos aspetos do livro, sublinhou os desafios para o nosso tempo que aquele texto, assinado nas catacumbas de Domitila a 16 de novembro de 1965, continua hoje a provocar. O pensamento do Papa Francisco é manifestação clara da atualidade dos compromissos presentes nos vários pontos do chamado pacto das catacumbas.

O livro editado no contexto das celebrações dos 50 anos deste acontecimento pretende ajudar os leitores a descobrir o sentido e alcance dos compromissos então assumidos e a força do regresso às origens.   P. António Leite, svd


Seminário do Verbo Divino

em Guimarães

acolhe Escola Profissional

A Associação Comercial e Industrial de Guimarães (ACIG) vai mudar a sua Escola Profissional para as instalações do Seminário do Verbo Divino, em Azurém. Foi assinado um contrato, por tempo indeterminado, entre o Seminário do Verbo Divino e a ACIG para esse efeito, tendo o seu início no dia 1 de setembro de 2015. O aluguer abrange três pisos do edifício central do Seminário para que a ACIG disponha de instalações amplas e adequadas em ordem a responder aos objetivos que se propõe. Desta maneira, a ACIG oferece aos seus alunos e a todos aqueles que se dedicam a esta escola profissional melhores condições para que os frutos do trabalho e dedicação sejam melhores e a sociedade possa contar com pessoas bem formadas em ordem a responder aos desafios dos nossos tempos.
O Seminário do Verbo Divino continuará a prestar os seus serviços à Igreja local e à sociedade em geral nas outras instalações de que dispõe no mesmo local, procurando reinventar esses espaços de acordo com as necessidades.
O contrato entre o Seminário do Verbo Divino e a ACIG foi assinado por Agostinho Saldanha de Oliveira, Reitor do Seminário do Verbo Divino, e por Manuel António Fernandes Martins da Silva e Ricardo José Martins Lobo, Presidente e Vice-Presidente da Direção da Associação Comercial e Industrial de Guimarães.


Comissão Nacional Justiça e Paz

Nota sobre a perseguição aos cristãos

A Comissão Nacional de Justiça e Paz acaba de publicar uma nota apelando a todos os cristãos e pessoas de boa vontade para que acompanhem os nossos irmãos que sofrem estes horrores e perseguições e para que não os ignorem. "Neste tempo de oração mais intensa em que recordamos a Paixão e Morte de Jesus Cristo, sejamos firmes na Oração, saibamos levar a Esperança a quem dela necessita e pratiquemos a nossa Caridade através do apoio a todos aqueles que, no terreno, estão junto dos violentados e perseguidos".


Bíblia Sagrada


Diálogos - Blogue


Relatos da Missão


Nas margens do Amazonas


 

ARNALDO JANSSEN

Cativado e enviado pelo Espírito

 


Agência Ecclesia


Passo a Rezar


As mais belas flores


 

Destaques


CONTACTO SVD

MAIO / JUNHO

2016


Campanha

Mãos

Missionárias


Curso de

MISSIOlOLGIA


OUTUBRO

MISSIONÁRIO


Jornadas Missionárias

 2015


AGENDA JOVEM


Calendário

Missionário 2015


TEXTO NA ÍNTEGRA

Encíclica

LAUDATO SI


A ALEGRIA

DO EVANGELHO


Encíclica

A LUZ DA FÉ


Exposição Missionária


Clique para ampliar

60 anos

em Portugal


 

© Missionários do Verbo Divino - Portugal - 2007
Webdesign: J. Leonel de Sousa - svd