«O amor é a única linguagem que todos compreendem» - S. José Freinademetz


Bajouca: Dia Mundial das Missões

A celebração do Dia Mundial das Missões na Bajouca teve quatro momentos: a Vigília Missionária, na sexta feira, dia 19; a celebração da Eucaristia no sábado e no Domingo e o almoço convívio no Domingo.

A Vigília Missionária foi um momento de oração bastante participado e vivido, sob a orientação dos “Amigos do Verbo Divino”. Após a proclamação do Evangelho foi dada a palavra à Cátia Domingues, estudante de medicina, que esteve a fazer voluntariado nas férias de verão, numa clínica, nos arredores de Luanda, Angola.

A pedido do nosso Pároco, a Cátia voltou a dar o seu testemunho na celebração da missa vespertina de sábado. No final da Vigília, o P. Soares deu por encerrado o Projeto Missionário 2017/2018, para o qual se conseguiu o montante: 4.600€. De seguida apresentou o Projeto Missionário para 2018/2019: Ajuda para a aquisição de 40 carteiras para a Escola Comunitária Santo António, de Malhangalene, Moçambique.

No domingo, o almoço partilhado, organizado pelos “Amigos do Verbo Divino”, com a “Feirinha Missionária” a ele associada, foram já um generoso arranque para este novo Projeto.

Animaram a “festa” as imagens que a Cátia e o Luís, seu companheiro de aventura, mostraram sobre a sua experiência de voluntariado em angola. Foram também projetadas imagens sobre o trabalho missionário de um outro jovem da Bajouca, Lino Pedrosa, em missão nos Camarões.  Nelson Ferreira


Minde em Missão

Como é habitual no mês dedicado à Missão, a paróquia de Minde realizou no passado dia 28 de outubro mais uma festa missionária. Após a celebração da Eucaristia, presidida pelo padre Joaquim Domingos e concelebrada pelos padres Sebastian e Tomás, seguiu-se o tradicional almoço e uma tarde de convívio, em que a boa disposição foi uma constante.

Com alegria, entusiasmo e espírito solidário as comunidades de Minde, Covão de Coelho, Vale Alto e Serra de Santo António uma vez mais corresponderam ao apelo dos missionários SVD que desta vez nos chegou do Congo, participando nesta festa e colaborando das mais diversas formas.

Para este ano de 2018, respondendo a este apelo, o projeto que está a ser apoiado por todos nós destina-se à reeducação e formação de crianças e jovens de rua, cujo responsável é o padre Ange-Albert, missionário do Verbo Divino. Neste momento o programa acolhe cerca de 3000 crianças, embora as que vivem nas ruas de Kinshasa sejam muitas mais. O primeiro passo deste programa é tirá-las da rua, evitando comportamentos de risco.

Neste sentido, a ajuda que nos é pedida, destina-se concretamente a equipar os centros de acolhimento com aparelhos de TV, para assim os incentivar a frequentar os centros, e conviver com uma comunidade organizada que lhes possa transmitir valores fundamentais ao crescimento pessoal, moral, intelectual e profissional.


Almodôvar:

Celebração do Dia Mundial das Missões

No Domingo, 21 de outubro, as paróquias do concelho de Almodôvar celebraram o Dia Mundial das Missões, numa celebração interparoquial, no Centro Coordenador de Transportes de Almodôvar. O Pe. Luís Fernandes, pároco de Castro Verde e arcipreste de Almodôvar presidiu a eucaristia, concelebrada pelos padres Feliciano Sila, Glorio Fernandes e Manuel Soares.

Durante a celebração foram evocados os gestos missionários em que estas comunidades se envolveram ultimamente, nomeadamente na campanha “Meia no pé para Calais” com a angariação de meias para o campo de refugiados em Calais, França, e no projeto “Dress a Girl Around the World” com a costura de vestidos e calções para as crianças, particularmente dos países de língua portuguesa. Foi ainda momento de ação de graças pelos 25 anos da presença dos Missionários do Verbo Divino nestas terras alentejanas.   

Os símbolos missionários da diocese para o Ano Missionário que percorrera as paróquias de Almodôvar desde o passado dia 11 de outubro, foram entregues no final da eucaristia às paróquias de Castro Verde, na pessoa do seu pároco.

O dia culminou com um almoço-convívio e feira missionária. Os fundos angariados revertem-se a favor da Campanha “Mãos Missionárias” dos Missionários do Verbo Divino, nomeadamente para a construção de um refeitório e cozinha de um centro de acolhimento de crianças órfãs e deficientes, da fundação Madre Teresa, dirigida pela Congregação das Missionárias Franciscanas, na Índia.   


Guimarães: Feira Missionária 2018


Com o “sonho missionário de chegar a todos”, o Papa Francisco tem incentivado a ir às periferias, junto dos pobres, convidando a Igreja a não ficar entre si sem correr riscos, mas ter a coragem de ser uma Igreja viva e acolhedora. Neste mês propõe-se atitudes e gestos, promovendo, na Igreja e na sociedade em geral, a participação ativa em ações e campanhas que visem a dignidade de todas as pessoas.

É neste contexto que, o grupo dos Amigos do Verbo Divino (AMIVD) organiza, uma vez mais, a “Festa Missionária” convidando todos, a participar neste grande evento que será realizada no Salão Paroquial de São Torcato, Guimarães, nos dias 20 e 21 de Outubro de 2018.

Durante a festa servir-se-ão refeições cujo lucro reverterá a favor do povo argentino que vive ainda na escuridão, por falta da luz (Campanha Mãos Missionárias - Projeto nº 3).


Almodôvar:

Encontro nacional Verbum Jovem

A paróquia de Almodôvar recebeu, de 5 a 7 de outubro, o XI Encontro Nacional Verbum Jovem, organizado pela Pastoral juvenil e vocacional dos missionários do Verbo Divino, missionárias Servas do Espírito Santo e grupo Diálogos-Leigos SVD para Missão. A dinamização e a organização logística ficaram a cargo da equipa local de Almodôvar. 

Participaram 73 jovens e 10 responsáveis, vindos de várias partes do país e de várias nacionalidades, e que  foram acolhidos pelas famílias locais. O tema do encontro foi “Porque te escolho a ti? – Questão dos afetos”. A reflexão do tema esteve a cargo de Dr. Miguel Oliveira da Silva, médico e professor catedrático de Ética Médica.

Além do aprofundamento do tema, o evento proporcionou também momentos de encontro das pessoas nos lares e nas casas particulares e momentos de oração, partilha, convívio e vivência em famílias de acolhimento.  


Tomada de posse

da paróquia de Alpalhão

 

No dia 30 de setembro 2018, a Congregação assumiu a paróquia de Alpalhão que fica incluída na Zona Pastoral de Nisa. Esta paróquia estava a ser orientada pelo P. Joaquim Caetano, que agora aos 86 anos de idade deixa a paroquialidade e se retira para o Seminário de Portalegre. Estava à frente da comunidade de Alpalhão havia já 38 anos.

Em nome do Bispo, presidiu o Arcipreste, P. Rui Miguel, pároco do concelho de Alter do Chão.

Salientamos a grande afluência de pessoas que encheram completamente a igreja, vindas não só de Alpalhão, mas também das outras paróquias da zona pastoral.

Depois da Missa, durante a qual os párocos de Nisa, P. Joaquim Valente, P. Constantino e P. Jomy fizeram o juramento, houve um convívio muito participado no adro da igreja, convívio que se prolongou pelo serão dentro.


Missionários do Verbo Divino
em retiro anual

Os missionários do Verbo Divino tiveram o seu retiro anual, de 3 a 7 de setembro, em Fátima, sob a orientação do P. Adelino Ascenso, Superior Geral da Sociedade Missionária da Boa Nova. Os participantes foram guiados, ao longo destes dias, a mergulhar no mistério do "silêncio", até no "aparente silêncio de Deus" nas variadas experiências de vida humana. O P. Adelino, que foi, por vários anos, missionário no Japão, partilhou as suas experiências de vida e de missão naquela terra nipónica, ligadas ao tema do silêncio naquela cultura, incluindo a sua reflexão sobre o mais importante romance de Shusaku Endo, adaptado ao cinema por Martin Scorsese.


Pelos Caminhos do Mundo

Exposição missionária itinerante

 

A exposição missionária itinerante «Pelos Caminhos do Mundo», promovida pelos Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG), vai ser inaugurada dia 29 deste mês, pelas 11h00, na Escola Francisco de Holanda, em Guimarães.

Esta exposição, de entrada livre, pretende ser motivadora de dinamismos novos na Igreja católica.

Dividida em três momentos, a exposição é constituída por um “conjunto de roll-ups que, apostando essencialmente na imagem, procuram apontar para um Deus que faz caminho com as pessoas e que as envolve no seu projeto de vida para todos. Uma série de objetos que “falam do encontro de culturas e religiões” é a proposta do segundo bloco e, finalmente, o terceiro, “em forma de jogo, procura envolver o visitante na aventura de percorrer os caminhos do mundo”.

Em parceria com o Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, esta exposição será inaugurada no dia 29 de setembro de 2018 pelas 11h00, na Escola Francisco de Holanda, em Guimarães, permanecendo nestas instalações durante 15 dias.

Posteriormente, a Exposição percorrerá outros espaços do país, lançando-se ela mesma, na aventura dos caminhos da missão.


José Antunes da Silva

Vice Superior Geral SVD

O Pe. José Antunes da Silva foi eleito Vice Superior Geral dos Missionários do Verbo Divino, no dia 6 de julho de 2018.

 

O Pe. José Antunes nasceu no Maxial do Campo, Castelo Branco e foi ordenado presbítero em 1984.

De 1986 a 1989 viveu, segundo ele, os anos mais marcantes da sua vida. Foi em terras africanas, na missão de Kintampo, Gana.

Fez estudos superiores em Ciências da Religião, nos Estados Unidos, de 1990 a 1992. De 1992 a 2003 dedicou-se à pastoral universitária, em Guimarães. De 2003 a 2007 fez parte da comunidade de Fátima, tendo acompanhado mais de perto o trabalho com os leigos missionários e com maior dedicação à revista Contacto svd.

Em 2007 foi eleito Superior Provincial, cargo que desempenhou até 2012. Nesse ano participou no Capítulo Geral, em Roma, sendo eleito Conselheiro Geral, cargo que desempenha atualmente.

Nesta condição participa no 18º Capítulo Geral dos Missionários do Verbo Divino, que se realiza de 17 de junho a 14 de julho de 2018, em Nemi (Roma, Itália), tendo sido eleito Vice Superior Geral. Desta maneira, acompanhará de perto o Pe. Paulus Budi Kleden, eleito Superior Geral há dois dias.


Paulus Budi Kleden

Novo Superior Geral SVD

O padre Paulus Budi Kleden foi eleito, na manhã de 4 de julho, o 12º Superior Geral da Congregação do Verbo Divino.

Nascido em 1965, na Indonésia, ingressou na Congregação do Verbo Divino em 1985. Fez a sua primeira professão de votos em 1987 e os votos perpétuos em 1992. Foi ordenado sacerdote em 1993. Fala indonesiano, alemão, inglês, italiano e espanhol. Estudou Teologia na Áustria e, de 1993 a 1996 esteve em trabalho paroquial na Suíça. De 1996 a 2000 esteve na Alemanha, dedicando-se ao estudo, terminando com o Doutoramento em Teologia sistemática. De regresso à Indonésia, dedicou-se à formação em Ledalero.

Além da preocupação e ocupação com a formação, ensinou, foi membro do Conselho provincial e de 2011 a 2012 foi diretor do Programa de Pós Graduação em Ledalero. Em 2012 participou como Delegado no Capítulo Geral, sendo eleito Conselheiro Geral.

Como membro do Conselho Geral, participa do 18º Capítulo Geral, a decorrer em Nemi (Roma, Itália), de 17 de junho a 14 de julho de 2018, sendo eleito Superior Geral SVD na manhã de 4 de julho de 2018.

 


XVIII Capítulo Geral:

Audiência privada com o Papa Francisco

Na próxima sexta-feira, dia 22 de junho de 2018, liderados pelo Superior Geral P. Heinz Kulüke, os capitulares e o “staff” do XVIII Capítulo Geral dos Missionários do Verbo Divino terão uma audiência privada com o Papa Francisco, ao meio dia.

O XVIII Capítulo Geral iniciou-se a 17 de junho com uma eucaristia inaugural na Capela de São João Batista, do Centro Ad Gentes, em Nemi. O tema o Capítulo é: “O amor de Cristo nos impele (2 Cor 5, 14) – enraizados na Palavra, comprometidos com a Sua missão”.

O Papa encontrar-se-á com os 151 capitulares provenientes de 46 países dos cinco continentes. Trata-se dos superiores e delegados de 58 províncias, regiões e missões, assim como os membros do Conselho Geral, oficiais do Generalato, representantes das Irmãs missionárias das Servas do Espírito Santo, quatro leigos associados das quatro zonas (ASPAC, AFAM, EUROPA e PANAM), observadores SVD e o resto do staff. Também se encontra presente o P. Antonio Pernia, anterior Superior Geral (2000-2012), assim como alguns verbitas argentinos que trabalham em diferentes missões.

Quando o Papa Francisco ainda era o arcebispo de Buenos Aires tinha contacto com os verbitas, especialmente com aqueles que trabalhavam na sua diocese. Esta audiência privada é um momento especial para os capitulares que estão a tratar de encontrar as diretrizes da Congregação do Verbo Divino para os próximos seis anos. Neste Capítulo também se elegerá a nova equipa de liderança, isto é, o Superior Geral e o seu conselho.


XVIII Capítulo Geral dos Missionários do Verbo Divino

"O amor de Cristo nos impele".

Enraizados na Palavra, comprometidos com a sua missão.

Cerimónia de Abertura

 Subordinado ao tema “O Amor de Cristo nos impele (2 Cor 5, 14) – Enraizados na Palavra, comprometidos com a sua missão”, teve início no passado domingo, 17 de junho, com a celebração da eucaristia, presidida pelo Superior Geral, P. Heinz Kulüke, o XVIII Capítulo Geral dos Missionários do Verbo Divino. Esta reunião magna da Congregação, que está prevista a terminar no dia 14 de julho, realiza-se no Centro de Exercícios Espirituais Ad Gentes, em Nemi, arredores de Roma.

Na sua mensagem aos confrades, o Superior Geral escreveu: “Todos nós chegamos em ação de graças, trazendo diante de Deus Trino e Uno, as alegrias, esperanças e também os sofrimentos dos confrades e dos nossos parceiros da missão de todo o mundo.” 

Participam neste capítulo um total de 132 participantes, entre eles 118 capitulares com direito a voto (71 capitulares ex-officio, 43 delegados eleitos das Províncias/Regiões/Missões e 4 irmãos especialmente convidados) e 14 observadores sem direito a voto (8 SVD, 2 SSpS e 4 parceiros leigos).


XII Caminhada Vocacional

 

«Qualquer acontecimento, por mais simples que seja, dá forças à vida». Foi o comentário de uma jovem participante da XII Caminhada Vocacional que se realizou em Tortosendo, nos dias 20 a 22 de Abril de 2018, sob o lema «Maria, Quero ser como Tu!» Neste evento, participaram aproximadamente 63 pessoas de várias idades, vindos de Almodôvar, Lisboa, Minde e Serra de Santo António, Nisa, Aveiro, Guimarães e Tortosendo.

Nesses três dias sucederam-se vários momentos decisivos. No primeiro dia, que se dedicou ao acolhimento no Seminário de Tortosendo, a equipa local, constituída pelos catequistas e catequizandos do 10º ano, dinamizou alegremente, acolhendo os que chegaram de outros sítios.

No segundo dia, os participantes percorreram a pé cerca de 11 quilómetros, pelos arredores de Tortosendo, saboreando a natureza. Como aprendizes de viajante, os mesmos não desistiram, embora a condições atmosféricas não lhes fossem as melhores. Terminaram o dia com a vigília na capela do Seminário de Tortosendo, animada pela equipa local.

No terceiro dia, efetuou-se a eucaristia na Igreja Matriz do Tortosendo, momento em que o Charlie Bardaje, das Filipinas, seminarista dos Missionários do Verbo Divino, fez a sua profissão perpétua. E, neste ambiente da festa pela entrega total a Deus do Charlie, a Caminhada Vocacional de 2018 terminou com o convívio de fraternização, como demonstração de alegria. Neste acontecimento festivo estiveram presentes centenas de pessoas.


Ecos da Campanha "Mãos Missionárias"

 

A paróquia de Minde assumiu como missão, promover a dignidade humana, dando apoio à continuidade do projecto de captação de água no Togo. Toda a comunidade de Minde, Covão de Coelho e Vale Alto, deu as mãos num gesto solidário.

Ficamos muito contentes quando, de alguma forma, conseguimos tocar a vida de alguém. Alguém que não conhecemos pessoalmente, que vive tão distante de nós...
Por intermédio dos missionários da SVD fizeram-nos chegar as suas necessidades e agora...eles também sabem que a Vila de Minde existe e que os ajudou a ter ÁGUA, um bem tão essencial à vida. Sebastian Joseph

   Clique na imagem para ver o vídeo


Momentos inesquecíveis

Um abraço… um beijo… a tarde missionária... a eucaristia... a saudação mariana... o acolhimento… o rosário na capelinha e a procissão de velas (que nem a chuvinha que começou a cair fez parar)… momentos inesquecíveis. Foi a Peregrinação Nacional dos Amigos do Verbo Divino a Fátima, nos dias 14 e 15 de abril. Alimentados pela Palavra, alegres em Missão foi o lema que congregou em Fátima cerca de 1.300 pessoas que, chegadas dos diferentes pontos do país, disseram SIM à MISSÃO.

Nervosismo à hora de coordenar alguns dos momentos mencionados, mas a mesma alegria que se encontrava em rostos sorridentes e conversas animadas.

Foi a chegada… a vivência… e o envio para o quotidiano vivido nos mais diversos contextos que se vai concretizando cada vez mais na comunhão do sonho de Santo Arnaldo Janssen.

Obrigado a todas as pessoas que participaram e a quem mais de perto foi ajudando para que tudo fosse possível.

Que Nossa Senhora de Fátima nos ajude a viver o lema por nós escolhido: Alimentados pela Palavra, alegres em Missão.   P. António Leite


Caminhada quaresmal

No dia 24 de março de 2018, a Pastoral Juvenil e Vocacional do Verbo Divino e os corresponsáveis de Minde – o Pe. Tomás, a Vanda Manha Marques, a Helena Cipriano, a Maria João -  promoveram a caminhada quaresmal, sob o lema «Jesus conta contigo, e tu?», cujo percurso foi da paróquia da Serra de Santo António ao cruzeiro da paróquia de Minde. Foram vinte e cinco participantes: catequistas, animadores, catequizandos e jovens. O que se pretendia alcançar consistia em desafiar-lhes a viverem espiritualmente a paixão de Cristo. Tratava-se de uma preparação para a vivência intensa da morte de Cristo.

Foi um momento de caminhar lado a lado e, ao mesmo tempo, de um “investimento” de conformar a relação: connosco, com os outros, com a natureza e com Deus. Assim, a caminhada deu forma a uma disponibilidade física e espiritual.


Encontro de pais e familiares svd

Decorreu nos dias 10 e 11 de março do corrente ano, o encontro anual de pais e familiares dos missionários do Verbo Divino, em Fátima. Houve momentos de partilha, de celebração e de convívio.

No sábado à noite, o grupo juntou-se aos peregrinos no Santuário para a oração do terço na capelinha das Aparições. No domingo, o P. Joaquim Domingos Luís, Secretário das Missões, apresentou os ecos dos projetos missionários do ano transato, bem como os projetos para este ano. Deu também notícias dos confrades que trabalham fora do país. O Provincial, P. António Leite, por sua vez, apresentou o livro do P. José Antunes da Silva, intitulado “Diálogo, profecia e missão”, que foi a lembrança deste encontro. Os participantes, divididos em pequenos grupos, experimentaram ainda a lectio divina, ou seja, a leitura orante da bíblia, meditando na passagem do evangelho daquele terceiro domingo da quaresma.

O P. Rafael Gomes, recentemente ordenado, presidiu à Eucaristia dominical, que foi concelebrada pelos confrades presentes. No fim da mesma, recebeu a cruz missionária que vai levar para a sua missão nas Filipinas. O almoço e o animado convívio coroaram mais um encontro familiar.    


Almodôvar: Peregrinação Arciprestal

Na manhã de domingo, 25 de fevereiro de 2018, o arciprestado de Almodôvar, composto pelas paróquias dos concelhos de Almodôvar, Mértola, Castro Verde, Ourique e Aljustrel, na diocese de Beja, realizou a sua peregrinação à Sé daquela diocese. Os paroquianos, juntamente com os seus párocos, e contando com a presidência do seu bispo, D. João Marcos, reuniram-se no Seminário diocesano onde se iniciou o programa com um jogral, ao cargo das paróquias do concelho de Almodôvar. De seguida, os participantes, em procissão, rezando e cantando, percorreram as ruas da cidade até à Sé, onde se celebrou a eucaristia. Terminada a eucaristia os participantes tiveram oportunidade de saudar o seu pastor diocesano. 

Esta peregrinação arciprestal insere-se no programa pastoral da diocese que tem como lema “Somos povo de Deus, Corpo de Cristo e Templo do Espírito Santo”.     


Assembleia e Capítulo Provinciais

Os missionários do Verbo Divino em Portugal estiveram reunidos em Assembleia e Capítulo Provincial, respetivamente, nos dias 19 e 20 de fevereiro, em Fátima. O primeiro dia destinou-se a todos os membros da Província e contou, pela primeira vez, com representantes das Irmãs missionárias Servas do Espírito Santo, do grupo Diálogos, da Associação dos Antigos Alunos (AAVD), dos Amigos do Verbo Divino e outros parceiros leigos com quem trabalhamos nas paróquias. O segundo dia, destinou-se aos capitulares, por razão do seu cargo e por delegação das várias comunidades verbitas.

Os dois momentos tiveram por horizonte o XVIII Capítulo Geral, marcado para junho próximo, no Centro Ad Gentes, em Nemi, Roma, subordinado ao tema: “O amor de Cristo nos impele” (2Cor 5,14) – Enraizados na Palavra, comprometidos com a sua missão.   

Foram momentos do culminar de uma caminhada de reflexão pessoal e comunitária, procurando, através da reflexão e da partilha, responder à questão: como estamos hoje na fidelidade ao nosso carisma específico?


XII Caminhada vocacional

Nos dias 20, 21, 22 de Abril de 2018, a Pastoral Juvenil e Vocacional do Verbo Divino dinamizará a XII Caminhada Vocacional.Esta caminhada, que se destina aos jovens a partir dos 16 anos, visa despertar e reforçar o sentido das vocações de seguir a vida de Cristo, sob o lema «Maria, quero ser como Tu!»

O primeiro dia dedicar-se-á ao acolhimento, no Seminário do Verbo Divino em Tortosendo, a partir das 20h30. O segundo dia será a própria caminhada, momento propício em que os participantes saborearão a natureza e reflectirão sobre a temática. O terceiro dia será a celebração eucarística e o convívio fraterno.


Formação dos novos missionários SVD

 

Decorreu nos dias 5 e 6 de fevereiro, em Lisboa, mais uma ação de formação destinada aos  missionários mais novos do Verbo Divino e dos Missionários do Espírito Santo. Nela participaram também um casal da paróquia de Minde, os padres da comunidade do Verbo Divino de Fátima e de Almodôvar.

No primeiro dia, a formação teve como destaque alguns temas que estão na cristã da onda, como homossexualidade, aborto, eutanásia e suicídio assistido e barrigas de aluguer, sob a orientação de Miguel Oliveira da Silva, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e diretor clínico do Centro Hospitalar de Lisboa Norte - hospital Santa Maria. Os participantes do Verbo Divino concluíram este primeiro dia com o convívio fraterno, a avaliação e a planificação para a próxima formação.

No segundo dia, a formação, que se destinou exclusivamente aos padres novos do Verbo Divino, baseou-se na assistência religiosa e espiritual no hospital, sob a orientação do padre Carlos Matos, capelão do Centro Hospitalar de Lisboa Central - hospital São José. Após a formação mais teórica, os participantes foram visitar o Centro Hospitalar de Lisboa Central. Terminaram com o almoço fraterno.


Encontro de culturas

Decorreu, no dia 1 de fevereiro do corrente ano, pelas 17h30, um encontro de culturas, sob o lema «Lusofonia: Perspetivas e Desafios no Intercâmbio de Cidadãos». O evento, que contou com a presença do linguista timorense Luís Costa, autor do dicionário Tétum-Português, realizou-se no Centro Pastoral Universitário de Braga.

Nesta iniciativa intercultural, com a participação de vários estudantes universitários estrangeiros, também a Pastoral Juvenil e Vocacional do Verbo Divino marcou presença.

Além de ser ponto de encontro de diversas nacionalidades e de partilha de experiências, esta atividade intercultural pretendia salientar as perspetivas positivas e negativas da inclusão em todas as suas dimensões em Portugal.


Festa de S. José Freinademetz

A China está cada vez mais próxima quando a comunidade de Lisboa celebra a festa do São José Freinademetz, o primeiro missionário verbita na China. No dia 29 de Janeiro, a comunidade de Lisboa comemorou o dia de São José com a missa pelas 19 horas, presidida pelo padre Rafael Gomes. Depois seguiu-se o jantar e o convívio. A capela e o salão do convívio foram enfeitados "à chinesa". Os amigos e parceiros da missão na zona de Lisboa vieram para comemorar com a comunidade esta grande festa da congregação.


Espiritualidade Missionária
 

26 de janeiro de 2018. Final de mais uma semana de trabalho. O corpo pede pantufas e lareira, mas o coração e a cabeça anseiam por algo mais. O coração ganha e vamos à Paróquia de S. Pedro no Prior Velho conhecer o Padre Antony Pates svd.

E num português açucarado, somos levados a pensar e a interiorizar aquilo que tantas vezes fazemos de uma forma automática.

O sinal da cruz, uma profissão de fé, síntese da nossa espiritualidade. Ser filho, ser discípulo, ser irmão. Tudo aquilo que devíamos viver em comunidade, mas que tantas vezes…

Que pelo batismo somos imersos na comunidade, como seus filhos. No crisma confirmamos o nosso batismo, unimo-nos e configuramo-nos com Cristo, dando-nos forças para difundir a fé.
O sinal da cruz que expressa de maneira premente o amor misericordioso do Pai. A cruz é a doação total.
Com o coração cheio regressei a casa a cantar: Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espirito Santo, estamos aqui… ficando a aguardar por um novo evento que nos enriqueça a todos.
Carlos Fernandes


Festa do Senhor Santo Niño

No passado domingo, dia 21 de janeiro, a Comunidade Católica Filipina em Lisboa celebrou a tradicional Festa do Señor Santo Niño (Menino Jesus). As celebrações decorreram  na Basílica da Estrela. A festa começou com as danças culturais nas escadarias da basílica. A comunidade apresentou três grandes festivais filipinos em honra do Santo Niño; o festival Sinulog, o Ati-atihan e o Dinagyang. Seguiu-se a missa presidida pelo cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. Este ano a festa teve um cariz especial, pois serviu de abertura às celebrações do aniversário da Capelania Filipina, que este ano celebra dez anos de existência e de serviço àquela comunidade.    Charlie Bardaje


Encontro de Natal

Os missionários do Verbo Divino realizaram o seu encontro de Natal, em Fátima, entre os dias 26 e 28 de dezembro de 2017. Marcaram também presença as irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo. Além dos momentos celebrativos e de convívio entre os membros da família arnaldina, houve ainda momentos formativos de cariz religioso-cultural. Neste sentido, o padre Abílio Pina Ribeiro ajudou os presentes a mergulharem no documento da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica intitulado “Vinho novo, odres novos. A vida consagrada desde o Concílio Vaticano II e os desafios ainda em aberto. Orientações”.  

Já na Quinta da Casa Velha, no Vale Travesso, em Ourém, numa visita ao projeto “Casa Velha – Ecologia e espiritualidade”, Margarida Alvim, anfitriã, guiou e apresentou aos visitantes este “espaço de encontro e desenvolvimento pessoal em contacto direto com a natureza, através de atividades culturais, sociais e espirituais que promovem o crescimento saudável das relações consigo mesmo, com Deus e com os outros”.


Missa Nova do padre Rafael Gomes

No passado dia 8 de Dezembro de 2017, a paróquia Santa Maria de Covas acolheu o padre Rafael Gomes, recém-ordenado, dando-lhe a oportunidade de celebrar a sua missa nova, como ação de graças. A celebração ocorreu pelas 16 horas. Neste momento decisivo, os paroquianos dessa paróquia participaram e dinamizaram com grande entusiasmo, e também estiveram presentes centenas pessoas de vários cantos do país.  Após a eucaristia, houve o convívio de fraternização na Quinta da Praia Verde, em Vila Verde. Foi um momento cheio de alegria, de fraternidade e de fé.


Ordenação sacerdotal de Rafael Gomes

No Domingo, 3 de dezembro de 2017, I domingo do Advento, o diácono Rafael Gomes foi ordenado sacerdote na Igreja de Santa Maria de Belém, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, juntamente com seis seminaristas do Seminário dos Olivais e do Seminário ‘Redemptoris Mater’, que foram ordenados diáconos. Presidiu à celebração, D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa.

Este neo-sacerdote teve oportunidade de celebrar uma missa no dia seguinte, na Capelinha das Aparições, em Fátima. A sua missa nova está marcada para o dia 8 de dezembro na sua terra natal, na igreja paroquial de Santa Maria de Covas.

O Rafael recebeu como primeiro destino missionário as Filipinas. É naquele país asiático que ele vai trabalhar como missionário.     


Encontro de paróquias SVD

Os missionários do Verbo Divino que trabalham no ministério paroquial reuniram-se para o seu encontro anual na Casa diocesana de Aveiro, em Albergaria-a-Velha, nos dias 27 e 28 de novembro do corrente. Foram dois dias de formação, de partilha e de convívio.

O padre José Maria Cardoso, missionário no Canadá, orientou os trabalhos do primeiro dia, ajudando os presentes a aprofundar o livro de James Mallon intitulado “Uma renovação divina. De uma paróquia de manutenção a uma paróquia missionária”

A manhã do segundo dia foi de partilha dos desafios pastorais vividas nas paróquias, procurando suscitar reflexões à volta da marca missionária do Verbo Divino com as suas dimensões caraterísticas. 


Almodôvar: Dia paroquial das Missões

As paróquias do concelho de Almodôvar, no Alentejo, à semelhança dos anos anteriores, celebraram o Dia Paroquial das Missões, no domingo, 29 de outubro do corrente ano, uma semana depois do Dia Mundial daquele evento, igualmente assinalado nas paróquias.

Envolvendo todos os grupos e movimentos paroquiais, com uma participação mais ativa dos grupos da catequese, o dia constou da celebração da eucaristia, seguida de almoço-convívio e feira missionária. Os fundos angariados destinam-se a um centro de reabilitação para leprosos na Índia, dentro do âmbito do projeto Mãos Missionárias dos missionários do Verbo Divino.  Tudo decorreu no espaço do Centro Coordenador de Transportes daquela vila alentejana, disponibilizado pelo município local.


Vigília missionária no CAVIM

No âmbito do mês das missões, a equipa de Pastoral Juvenil e Vocacional realizou no dia 28 de Outubro do corrente ano, uma vigília missionária. A iniciativa teve apoio dos Amigos do Verbo Divino (AMIVD) e grupo Diálogos da zona norte. Participaram nesta oração umas dezenas de pessoas vindos da cidade de Guimarães e arredores.

Sob o tema proposto pelas Obras Missionárias Pontifícias, para o outubro missionário “Com Maria, Missão de Paz”, os participantes foram desafiados imitar Maria, Mulher da Missão, levando Jesus, seu filho dentro de cada um como príncipe de paz.

A oração que teve lugar no Centro Académico Vimaranense (CAVIM) foi marcada pela presença da Ana Margarida, Enfermeira voluntária recém-chegada de uma atividade missionária em Pemba, Moçambique, que partilhou a sua experiencia missionária, relatando as alegrias e as tristezas na missão. No seu testemunho, falou da importância de uma atitude da fé em tudo o que se faz na missão. Como Maria, os missionários devem saber presenciar, escutar e acolher de mãos e corações abertos a todos aqueles que vêm até nós. Como missionários devemos também aprender daqueles com quem cruzamos na missão, salientou a voluntária.   Floriano


Minde em Missão

A Paróquia de Minde assume uma vez mais como missão promover a dignidade humana, dando apoio à continuidade do projeto de captação de água no Togo, a que deu início em 2016.

É com entusiasmo redobrado, que toda a comunidade de Minde, Covão de Coelho, Vale Alto e Serra de Santo António dá as mãos num gesto solidário, contribuindo das mais diversas formas, para a construção de um mundo melhor. Neste sentido, envolvendo os que oferecem, os que transformam e os que compram, iniciámos uma venda semanal de diversos produtos no mercado de Minde. Esta campanha terminará com a realização da Festa Missionária no próximo dia 29, que à semelhança do ano passado, terá como ponto alto a realização da Eucaristia, seguida de almoço.

Na certeza de fazermos o nosso melhor, esperamos atingir os objetivos a que nos propomos e conseguir levar sorrisos a quem sabe ser feliz com muito pouco.
 


Fátima 2017: Jubileu dos Jovens

Nos dias 9 e 10 de setembro, o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil realizou, no santuário de Fátima, o Jubileu dos Jovens, no Centenário das aparições, sob o lema: «O segredo da paz, o caminho do coração». Este jubileu visava reforçar a sensibilidade para “descobrir na mensagem de Maria uma proposta de espiritualidade destinada aos jovens do século XXI” e oferecer a cada participante a oportunidade de descobrir algo do segredo de si mesmo que ainda não conhece, e que só Deus lhe pode dizer, para alcançar a paz consigo mesmo e com todos à sua volta, na casa comum que partilhamos.

Neste evento juvenil, com a participação de aproximadamente três mil jovens, também a Pastoral Juvenil e Vocacional dos Missionários do Verbo Divino marcou presença.

Ritmado por uma dinâmica intensiva de oração, silêncio, convívio e um concerto musical com António Zambujo e Miguel Araújo, o Jubileu constituiu realmente um momento marcante.  Damião Lello


Bodas de Ouro Sacerdotais

No dia 15 de agosto, a igreja de Covas, Vila Verde, amanheceu com ar de festa. As pessoas da terra tinham preparado tudo para a celebração das bodas de ouro sacerdotais do P. Manuel Abreu.

No final da Eucaristia, entre outras pessoas que usaram da palavra, o Rafael Gomes, sobrinho do P. Abreu, foi o primeiro a fazê-lo. Dizia que há dias o P. Abreu partilhara com ele a seguinte frase: “o amor não enferruja; se enferruja, não parte; se parte, não era nada!”. Logo acrescentava que “esta frase podia ser muito bem o lema destes seus 50 anos de entrega ao serviço da Igreja e ao povo de Deus: O AMOR NÃO ENFERRUJA”.   LER MAIS


Peregrinação Nacional dos Amigos do Verbo Divino

COM MARIA, TESTEMUNHAS DA ESPERANÇA

 

Os dias 1 e 2 de abril levaram a Fátima, em peregrinação, os Amigos do Verbo Divino. Chegados de todos os pontos do país, procuraram viver os diversos momentos para se deixaram moldar pelo coração maternal de Nossa Senhora e serem, tal como afirmava o lema, com Maria, testemunhas da esperança.

Na Eucaristia dominical, D. António Moiteiro, bispo de Aveiro, exortou os peregrinos a serem verdadeiros anunciadores da Palavra “para que Deus seja amado e servido em cada um de nós”. E terminou dizendo: “Que Maria, Mãe da Misericórdia, seja modelo do discípulo para todos neste Centenário em que celebramos as suas aparições em Fátima”.

Foi uma oportunidade para os Missionários do Verbo Divino, as Missionárias Servas do Espírito Santo e Leigos que comungam da espiritualidade de Santo Arnaldo Janssen, celebraram juntos a Missão e renovarem o seu sim junto a Maria, a Mulher do Sim incondicional a Deus.  P. António Leite


Encontro de pais e familiares SVD

 

Os dias 11 e 12 de março levaram a Fátima cerca de 200 pessoas para participarem no Encontro de Pais e Familiares dos Missionários do Verbo Divino.

A tarde de sábado foi tempo para acolhimento daqueles que iam chegando. O jantar foi o primeiro momento em conjunto. Seguiu-se a participação no Rosário, na Capelinha das aparições.

A celebração da Eucaristia marcou o início do domingo. Seguiu-se um encontro no auditório com a apresentação de diversos elementos que vão marcando a vida da Congregação neste país e noutros contextos. O almoço e o convívio foram a marca do final do encontro.


Bíblia Sagrada


Diálogos - Blogue


Relatos da Missão


Nas margens do Amazonas


 

ARNALDO JANSSEN

Cativado e enviado pelo Espírito

 


Agência Ecclesia


Passo a Rezar


As mais belas flores


 

Destaques

Uma proposta

vocacional



CONTACTO SVD

Setembro-Outubro

2018

Estatuto Editorial


Campanha

Mãos

Missionárias


Guião

Missionário

2018-2019


Jornadas

Missionárias

2018


AGENDA JOVEM

2019


Calendário

Missionário 2019


Guião Missionário

2017-2018


TEXTO NA ÍNTEGRA

Encíclica

LAUDATO SI


A ALEGRIA

DO EVANGELHO


Encíclica

A LUZ DA FÉ


Exposição Missionária


Clique para ampliar

60 anos

em Portugal


 

© Missionários do Verbo Divino - Portugal - 2007
Webdesign: J. Leonel de Sousa - svd