20 de outubro: Dia mundial das Missões - Peregrinação Nacional a Fátima



"Viver a caridade no aqui e agora"

Paróquia de São Pedro do Prior Velho - Lisboa

No próximo dia 8 de Novembro de 2019, às 21 horas, o grupo da Pastoral Social da Paróquia de São Pedro do Prior Velho vai promover um Encontro sobre Caridade, cujo orador convidado é o padre José Manuel Pereira de Almeida, vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa para os Assuntos Pastorais, Ética e Responsabilidade Social.

O orador convidado é o padre José Manuel Pereira de Almeida, atual vice reitor da Universidade Católica, diretor do Secretariado Nacional da Pastoral Social e coordenador nacional da Pastoral da Saúde.

No início deste novo ano pastoral, o encontro pretende dar eco às palavras de D. Manuel Clemente, de que a caridade deve levar cada cristão a "trabalhar em conjunto" para "melhor servir quem mais precisa de ser atendido", pelo que na génese deste encontro está a “promoção de um espaço e tempo para escuta, reflexão e partilha sobre como juntos podemos ser verdadeiros instrumentos desta graça no quotidiano do século XXI”, refere a organização.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição: pastoralsocial@paroquia-sppv.p ou telefone: 963529280.


XII Encontro Nacional Verbum Jovem

A Pastoral Juvenil e Vocacional do Verbo Divino, as Missionárias Servas do Espírito Santo e o Grupo-Diálogos-Leigos SVD para a Missão promoveram nos dias 4, 5 e 6 de outubro do ano corrente, o XII Encontro Nacional Verbum Jovem, sob o lema “Arrisca e aumenta a tua fé”.

A iniciativa decorreu na paróquia de Santa Marta de Casal de Cambra, no concelho de Sintra, reunindo jovens a partir de 16 anos, “com dinâmicas muito específicas”, como o envio missionário, convívio missionário, partilha missionária e vivência em famílias de acolhimento. Participaram neste evento juvenil 52 jovens e 6 responsáveis de cada zona.

“Esses três dias foram momentos marcantes que incentivaram os participantes a nutrir-se de frescura espiritual, cultural e missionária: refletir, dialogar e partilhar, mergulhar na realidade cultural de Casal de Cambra, rezar a rir com a dinâmica “rir com Deus” e celebração da Eucaristia.  


Noite Solidária

No passado dia 28 de setembro o Grupo socio-caritativo da paróquia de Almodôvar e a Associação Ajuda a Sorrir organizaram um espetáculo de solidariedade para ajuda no transporte do vestuário confecionado no âmbito do projeto “Dress a girl around the world Portugal”. O evento, realizado na Escola EB 2,3/S Dr. João de Brito Camacho, contou com os fadistas Ana Valadas, Isabel Chicharo e Frei José António, nas vozes, e Henrique Gabriel e António Rui, nas guitarras, e com os grupos corais do cante alentejano “As Flores do Campo” e “As Mondadeiras de Santa Cruz”. A iniciativa teve a colaboração da Câmara Municipal, da União de freguesias e do Agrupamento de Escolas de Almodôvar.


Padre Manuel Pedrosa Soares

Os missionários do Verbo Divino informam, com pesar, que faleceu hoje, dia 29 de julho de 2019, pelas 11 horas, o Pe Manuel Pedrosa Soares, com a idade de 77 anos.

O Pe. Manuel Pedrosa Soares era natural da Bajouca, Diocese de Leiria-Fátima. Atualmente, era pároco in solidum em Almodôvar, diocese de Beja. Informamos ainda que o seu funeral será amanhã, dia 30 de julho, às 18 horas, na igreja paroquial da Bajouca.


S. José Freinademetz:

O primeiro santo a servir em Hong Kong

Um filme musical sobre São José Freinademetz, o primeiro missionário verbita na China, realizado pelos nossos confrades da Província SVD de Hong Kong e Macau, por ocasião dos 140 anos da chegada de S. José a Hong Kong. O filme está legendado em 18 línguas, incluindo o português. Recebeu uma Menção Honrosa nos Estados Unidos da América. Foi exibido na Salt+Light TV do Canadá.     Clique na imagem para assistir ao filme.


Encontro Ibérico

dos novos missionários do Verbo Divino

Dezassete novos missionários do Verbo Divino da Província de Espanha e de Portugal, acompanhados por três moderadores e dois provinciais, realizaram, nos dias 3 a 6 de junho de 2019, a formação e o encontro ibérico, no Seminário do Verbo Divino do Tortosendo, o primeiro seminário da Congregação em Portugal.

Os participantes viveram vários momentos significativos: celebração eucarística, diálogo e partilha de experiências missionárias, visita à vila de Belmonte, convívio fraterno, aprofundar a história da casa do Tortosendo, compreender as luzes e as sombras de cada província, planificação da formação para o próximo ano.

Português e Espanhol foram as línguas que os participantes falaram. E, «a linguagem que os levou a entender-se uns aos outros foi a linguagem do amor».


Jovens à procura de Deus

“Quem és Tu, Senhor” foi o tema que orientou a XIII Caminhada Vocacional organizada pelos Missionários do Verbo Divino. O acontecimento teve lugar em Nisa, diocese de Portalegre-Castelo Branco, de 26 a 28 de abril, contando com a participação de quase cem jovens vindos de diversas zonas do país. Todos foram acolhidos em casas de família.

Durante a caminhada, os participantes deixaram-se alimentar pela Palavra de Deus e pela reflexão em cada paragem do percurso, de acordo com o tema proposto.

A atividade culminou com a Eucaristia do Domingo da Divina Misericórdia, presidida pelo P. José Maria Cardoso, Provincial eleito dos Missionários do Verbo Divino. Durante a homilia, o P. José Maria sublinhou quatro verbos queridos de Tomás Halik: Farejar, tatear, perguntar e maravilhar-se. São verbos que servem de guia para um caminhante que anda à procura de Deus.


Nova Equipa Provincial dos Missionários do Verbo Divino

 

Os Missionários do Verbo Divino reunidos em assembleia, no dia 9 de abril de 2019, em Fátima, elegeram a sua nova equipa Provincial para o quadriénio 2019-2023.

Foi eleito Provincial o padre José Maria Cardoso e Vice-Provincial o padre António Lopes. A equipa é completada pelos Conselheiros, os padres Valentim Gonçalves, Jacinto Baginski e Feliciano Sila.

Precedeu este ato eleitoral um tempo de reflexão e oração, orientado por D. Augusto César, bispo emérito de Portalegre-Castelo Branco, e terminou com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Provincial eleito.

Esta nova equipa provincial entrará em funções no próximo dia 1 de maio.

Na foto, da esquerda para a direita: padres Feliciano Sila, António Lopes,  José Maria Cardoso, Velentim Gonlçaves e Jacinto Baginski.


Peregrinação com outro colorido

"SOU CRISTÃO, SOU MISSÃO"

Uma tarde missionária coordenada pela comunidade timorense em Portugal mostrou outros rostos, símbolos, músicas… que deram outro colorido à Peregrinação Nacional dos Amigos do Verbo Divino.

Chegados de várias regiões do país, de cachecol azul bem clarinho, disseram que sim a este convite cerca de 1.400 pessoas. O acontecimento, organizado pelos Missionários do Verbo Divino, Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo e Leigos que partilham da espiritualidade de Santo Arnaldo Janssen, realizou-se  nos dias 30 e 31 de março, em Fátima.

Em contexto de Ano Missionário, sou cristão, sou missão foi o lema que marcou esta Peregrinação. Os participantes viveram momentos de oração, silêncio, convívio…momentos próprios de quem peregrina. Foi a Via Sacra nos Valinhos, o Rosário na Capelinha, a Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade…e foi a tarde missionária no auditório do Centro pastoral Paulo VI com aquele colorido tão bonito da diversidade de pessoas e culturas, onde a marca timorense se fez notar.   António Leite


Via-sacra Missionária

A Cruz, fonte de esperança

Neste tempo quaresmal que estamos a viver, o padre José Antunes da Silva, missionário do Verbo Divino, oferece-nos uma original proposta de meditação orante, seguindo os passos de Jesus para o seu derradeiro sacrifício da Cruz. “A Cruz, fonte de esperança” é uma Via-Sacra que, partindo dos vários trechos do Novo Testamento sobre a Paixão, o autor propõe um conjunto de reflexões de «rosto missionário» (com particular inspiração de documentos do Magistério) que ajudam a uma profunda postura de oração sobre o sentido da vida e os vários «caminhos de serviço» que, inevitavelmente, são genuínas opções cristãs de doação.

Este guião da Via-Sacra pode ajudar-nos a viver mais intensamente o Ano Missionário e, deste modo, participar na missão de anunciar o Evangelho.   Paulinas Editora


Missão SPES em Minde

No âmbito do Serviço Pastoral do Ensino Superior, um grupo de 22 jovens alunos do Instituto Politécnico de Leiria com o apoio da Pastoral Juvenil da Nossa Diocese, elegeu a Paróquia de Minde como local para a sua Missão.

Chegaram felizes, com toda a logística necessária e uma agenda bem planeada o que lhes permitiu viver em pleno estes quatro dias das suas férias, visitando infantários, escolas, grupos de catequese, lar de idosos, doentes nas suas casas, ou simplesmente interagindo com quem encontravam na rua. Participaram diariamente na Eucaristia e partilharam com a comunidade uma vigília que tocou o nosso mundo interior.

Anunciando Deus com a alegria própria da juventude, conseguiram contagiar-nos com a sua música e dança, e partilhar connosco momentos de silêncio, meditação e oração que levou jovens e menos jovens a interrogar-se sobre o sentido que queremos dar às nossas vidas e sentir de perto o desejo de viver cada dia como uma realidade irrepetível. Fizeram-nos sentir que a oração não se constrói apenas com gestos e palavras rotineiras, mas sobretudo com despojamento, encontro e relação sincera com Deus. Citando o título de um dos livros do Padre Poeta José Tolentino de Mendonça, apetece dizer que nos anunciaram “Um Deus que Dança”.

Na hora da partida partilharam emoções. Cansados, mas segundo eles, enriquecidos com mais esta experiência, partiram no final da tarde de domingo para descansar e enfrentar uma 2ª feira de aulas.


Encontro de paróquias SVD

 

Os missionários do Verbo Divino, da província portuguesa, que trabalham no ministério paroquial, reuniram-se nos dias 11 e 12 de fevereiro, no Seminário de Tortosendo, para o seu encontro anual de paróquias. 

D. Antonino Dias, Bispo de Portalegre-Castelo Branco, orientou os trabalhos do primeiro dia sobre a Exortação Apostólica "Amoris Laetitia" e os seus desafios e, ainda, sobre o Ano Missionário e pastoral paroquial. Este dia culminou com a celebração da eucaristia na paróquia do Paúl, contando com a presença do povo daquela comunidade.

O segundo dia foi, sobretudo, a partilha de experiências no trabalho pastoral paroquial, especialmente no contexto deste Ano Missionário Extraordinário.

Além de ser um momento formativo, foi também momento de convívio fraterno entre os participantes. 


Padre João Miguel Mendes Rodrigues

 

Depois de alguns meses de sofrimento e de luta contra

a doença, faleceu, em Roma, aos 50 anos de idade,

no dia 31 de janeiro de 2019.

Filho de José Rodrigues e de Maria Manuela Conceição Mendes Rodrigues, o padre João Miguel nasceu a 16 de agosto de 1968, em Lisboa. A sua vida passou, depois, por Oleiros, diocese de Portalegre-Castelo Branco.

A entrada na Congregação do Verbo Divino foi em Tortosendo. Dali foi para Fátima, passando de novo por Tortosendo, chegando  a Dueñas/Espanha, onde viria a fazer o noviciado. Emitiu os primeiros votos a 23 de setembro de 1989. Em Lisboa frequentou a Faculdade de Teologia da Universidade Católica. Dali partiu para os Estados Unidos, para dois anos de experiência transcultural. De regresso a Lisboa, concluiu os seus estudos na Faculdade de Teologia da Universidade Católica.

Emitiu os votos perpétuos a 11 de setembro de 1999. No dia seguinte era ordenado diácono. A sua ordenação presbiteral foi no dia 12 de março de 2000, em Fátima, sendo bispo ordenante, D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva, então bispo de Leiria-Fátima.

O seu primeiro destino missionário foi a Roménia, lugar onde dedicou tantas energias à formação. Trabalhou ainda na Itália, ao serviço da economia da Província. Os últimos anos da sua vida foram dedicados a um projeto que a Congregação do Verbo Divino, na Itália, abraçara por alguns anos: a administração das Catacumbas de Priscila, em Roma.

 


Igreja de S. Pedro do Toural em Guimarães

Natal em obras

O átrio da basílica de São Pedro do Toural, em Guimarães, está a ser embelezado pelo presépio temático feito pelos leigos missionários do Verbo Divino (Amigos do Verbo Divino e Grupo Diálogos) com o apoio da comunidade SVD local. O projeto, cujo tema é “Natal em obras”, é a maneira da família de Santo Arnaldo Janssen responder ao desafio lançado pelo Pe. Silvino, capelão da basílica de Toural, no âmbito da quadra natalícia e no Ano extraordinário da Missão. A preparação do presépio “Natal em obras” começou no dia mundial dos pobres deste ano com uma vigília. E ao longo do Advento, foram colocados símbolos acompanhados de textos de reflexão que ajudam na preparação do acontecimento, criando assim uma caminhada espiritual e missionária rumo ao presépio propriamente dito, que foi exposto no passado Domingo, dia 16 de Dezembro. Os dons angariados no projeto revertem para dotar de eletricidade uma escola na Argentina. Convidamos todos a apreciarem esta obra artística e espiritual feita por quem entrega a sua vida à Missão.  Floriano Jaling


Fátima: Assembleia provincial

No dia 12 de novembro de 2018 reuniram-se os missionários do Verbo Divino da Província portuguesa, em Fátima, para a sua Assembleia provincial. A mesma tinha como objetivo principal acolher os Documentos do XVIII Capítulo Geral, recentemente realizado em Nemi, Roma. Neste sentido, o P. António Leite, Provincial, presente naquela reunião magna da Congregação, deu o seu testemunho acerca da vivência e do desenrolar do Capítulo, seguida de partilha das comunidades, fazendo eco da sua reflexão sobre a Declaração final do Capítulo Geral. 

A outra parte do dia foi dedicada a uma sessão de esclarecimentos sobre o Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia, a cargo do Dr. Pedro Vaz Pato. Alguns leigos marcaram presença nesta assembleia.


Bajouca: Dia Mundial das Missões

A celebração do Dia Mundial das Missões na Bajouca teve quatro momentos: a Vigília Missionária, na sexta feira, dia 19; a celebração da Eucaristia no sábado e no Domingo e o almoço convívio no Domingo.

A Vigília Missionária foi um momento de oração bastante participado e vivido, sob a orientação dos “Amigos do Verbo Divino”. Após a proclamação do Evangelho foi dada a palavra à Cátia Domingues, estudante de medicina, que esteve a fazer voluntariado nas férias de verão, numa clínica, nos arredores de Luanda, Angola.

A pedido do nosso Pároco, a Cátia voltou a dar o seu testemunho na celebração da missa vespertina de sábado. No final da Vigília, o P. Soares deu por encerrado o Projeto Missionário 2017/2018, para o qual se conseguiu o montante: 4.600€. De seguida apresentou o Projeto Missionário para 2018/2019: Ajuda para a aquisição de 40 carteiras para a Escola Comunitária Santo António, de Malhangalene, Moçambique.

No domingo, o almoço partilhado, organizado pelos “Amigos do Verbo Divino”, com a “Feirinha Missionária” a ele associada, foram já um generoso arranque para este novo Projeto.

Animaram a “festa” as imagens que a Cátia e o Luís, seu companheiro de aventura, mostraram sobre a sua experiência de voluntariado em angola. Foram também projetadas imagens sobre o trabalho missionário de um outro jovem da Bajouca, Lino Pedrosa, em missão nos Camarões.  Nelson Ferreira


Minde em Missão

Como é habitual no mês dedicado à Missão, a paróquia de Minde realizou no passado dia 28 de outubro mais uma festa missionária. Após a celebração da Eucaristia, presidida pelo padre Joaquim Domingos e concelebrada pelos padres Sebastian e Tomás, seguiu-se o tradicional almoço e uma tarde de convívio, em que a boa disposição foi uma constante.

Com alegria, entusiasmo e espírito solidário as comunidades de Minde, Covão de Coelho, Vale Alto e Serra de Santo António uma vez mais corresponderam ao apelo dos missionários SVD que desta vez nos chegou do Congo, participando nesta festa e colaborando das mais diversas formas.

Para este ano de 2018, respondendo a este apelo, o projeto que está a ser apoiado por todos nós destina-se à reeducação e formação de crianças e jovens de rua, cujo responsável é o padre Ange-Albert, missionário do Verbo Divino. Neste momento o programa acolhe cerca de 3000 crianças, embora as que vivem nas ruas de Kinshasa sejam muitas mais. O primeiro passo deste programa é tirá-las da rua, evitando comportamentos de risco.

Neste sentido, a ajuda que nos é pedida, destina-se concretamente a equipar os centros de acolhimento com aparelhos de TV, para assim os incentivar a frequentar os centros, e conviver com uma comunidade organizada que lhes possa transmitir valores fundamentais ao crescimento pessoal, moral, intelectual e profissional.


Almodôvar:

Celebração do Dia Mundial das Missões

No Domingo, 21 de outubro, as paróquias do concelho de Almodôvar celebraram o Dia Mundial das Missões, numa celebração interparoquial, no Centro Coordenador de Transportes de Almodôvar. O Pe. Luís Fernandes, pároco de Castro Verde e arcipreste de Almodôvar presidiu a eucaristia, concelebrada pelos padres Feliciano Sila, Glorio Fernandes e Manuel Soares.

Durante a celebração foram evocados os gestos missionários em que estas comunidades se envolveram ultimamente, nomeadamente na campanha “Meia no pé para Calais” com a angariação de meias para o campo de refugiados em Calais, França, e no projeto “Dress a Girl Around the World” com a costura de vestidos e calções para as crianças, particularmente dos países de língua portuguesa. Foi ainda momento de ação de graças pelos 25 anos da presença dos Missionários do Verbo Divino nestas terras alentejanas.   

Os símbolos missionários da diocese para o Ano Missionário que percorrera as paróquias de Almodôvar desde o passado dia 11 de outubro, foram entregues no final da eucaristia às paróquias de Castro Verde, na pessoa do seu pároco.

O dia culminou com um almoço-convívio e feira missionária. Os fundos angariados revertem-se a favor da Campanha “Mãos Missionárias” dos Missionários do Verbo Divino, nomeadamente para a construção de um refeitório e cozinha de um centro de acolhimento de crianças órfãs e deficientes, da fundação Madre Teresa, dirigida pela Congregação das Missionárias Franciscanas, na Índia.   


Almodôvar:

Encontro nacional Verbum Jovem

A paróquia de Almodôvar recebeu, de 5 a 7 de outubro, o XI Encontro Nacional Verbum Jovem, organizado pela Pastoral juvenil e vocacional dos missionários do Verbo Divino, missionárias Servas do Espírito Santo e grupo Diálogos-Leigos SVD para Missão. A dinamização e a organização logística ficaram a cargo da equipa local de Almodôvar. 

Participaram 73 jovens e 10 responsáveis, vindos de várias partes do país e de várias nacionalidades, e que  foram acolhidos pelas famílias locais. O tema do encontro foi “Porque te escolho a ti? – Questão dos afetos”. A reflexão do tema esteve a cargo de Dr. Miguel Oliveira da Silva, médico e professor catedrático de Ética Médica.

Além do aprofundamento do tema, o evento proporcionou também momentos de encontro das pessoas nos lares e nas casas particulares e momentos de oração, partilha, convívio e vivência em famílias de acolhimento.  


Pelos Caminhos do Mundo

Exposição missionária itinerante

 

A exposição missionária itinerante «Pelos Caminhos do Mundo», promovida pelos Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG), vai ser inaugurada dia 29 deste mês, pelas 11h00, na Escola Francisco de Holanda, em Guimarães.

Esta exposição, de entrada livre, pretende ser motivadora de dinamismos novos na Igreja católica.

Dividida em três momentos, a exposição é constituída por um “conjunto de roll-ups que, apostando essencialmente na imagem, procuram apontar para um Deus que faz caminho com as pessoas e que as envolve no seu projeto de vida para todos. Uma série de objetos que “falam do encontro de culturas e religiões” é a proposta do segundo bloco e, finalmente, o terceiro, “em forma de jogo, procura envolver o visitante na aventura de percorrer os caminhos do mundo”.

Em parceria com o Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, esta exposição será inaugurada no dia 29 de setembro de 2018 pelas 11h00, na Escola Francisco de Holanda, em Guimarães, permanecendo nestas instalações durante 15 dias.

Posteriormente, a Exposição percorrerá outros espaços do país, lançando-se ela mesma, na aventura dos caminhos da missão.


José Antunes da Silva

Vice Superior Geral SVD

O Pe. José Antunes da Silva foi eleito Vice Superior Geral dos Missionários do Verbo Divino, no dia 6 de julho de 2018.

 

O Pe. José Antunes nasceu no Maxial do Campo, Castelo Branco e foi ordenado presbítero em 1984.

De 1986 a 1989 viveu, segundo ele, os anos mais marcantes da sua vida. Foi em terras africanas, na missão de Kintampo, Gana.

Fez estudos superiores em Ciências da Religião, nos Estados Unidos, de 1990 a 1992. De 1992 a 2003 dedicou-se à pastoral universitária, em Guimarães. De 2003 a 2007 fez parte da comunidade de Fátima, tendo acompanhado mais de perto o trabalho com os leigos missionários e com maior dedicação à revista Contacto svd.

Em 2007 foi eleito Superior Provincial, cargo que desempenhou até 2012. Nesse ano participou no Capítulo Geral, em Roma, sendo eleito Conselheiro Geral, cargo que desempenha atualmente.

Nesta condição participa no 18º Capítulo Geral dos Missionários do Verbo Divino, que se realiza de 17 de junho a 14 de julho de 2018, em Nemi (Roma, Itália), tendo sido eleito Vice Superior Geral. Desta maneira, acompanhará de perto o Pe. Paulus Budi Kleden, eleito Superior Geral há dois dias.


Paulus Budi Kleden

Novo Superior Geral SVD

O padre Paulus Budi Kleden foi eleito, na manhã de 4 de julho, o 12º Superior Geral da Congregação do Verbo Divino.

Nascido em 1965, na Indonésia, ingressou na Congregação do Verbo Divino em 1985. Fez a sua primeira professão de votos em 1987 e os votos perpétuos em 1992. Foi ordenado sacerdote em 1993. Fala indonesiano, alemão, inglês, italiano e espanhol. Estudou Teologia na Áustria e, de 1993 a 1996 esteve em trabalho paroquial na Suíça. De 1996 a 2000 esteve na Alemanha, dedicando-se ao estudo, terminando com o Doutoramento em Teologia sistemática. De regresso à Indonésia, dedicou-se à formação em Ledalero.

Além da preocupação e ocupação com a formação, ensinou, foi membro do Conselho provincial e de 2011 a 2012 foi diretor do Programa de Pós Graduação em Ledalero. Em 2012 participou como Delegado no Capítulo Geral, sendo eleito Conselheiro Geral.

Como membro do Conselho Geral, participa do 18º Capítulo Geral, a decorrer em Nemi (Roma, Itália), de 17 de junho a 14 de julho de 2018, sendo eleito Superior Geral SVD na manhã de 4 de julho de 2018.

 


XVIII Capítulo Geral dos Missionários do Verbo Divino

"O amor de Cristo nos impele".

Enraizados na Palavra, comprometidos com a sua missão.

Cerimónia de Abertura

 Subordinado ao tema “O Amor de Cristo nos impele (2 Cor 5, 14) – Enraizados na Palavra, comprometidos com a sua missão”, teve início no passado domingo, 17 de junho, com a celebração da eucaristia, presidida pelo Superior Geral, P. Heinz Kulüke, o XVIII Capítulo Geral dos Missionários do Verbo Divino. Esta reunião magna da Congregação, que está prevista a terminar no dia 14 de julho, realiza-se no Centro de Exercícios Espirituais Ad Gentes, em Nemi, arredores de Roma.

Na sua mensagem aos confrades, o Superior Geral escreveu: “Todos nós chegamos em ação de graças, trazendo diante de Deus Trino e Uno, as alegrias, esperanças e também os sofrimentos dos confrades e dos nossos parceiros da missão de todo o mundo.” 

Participam neste capítulo um total de 132 participantes, entre eles 118 capitulares com direito a voto (71 capitulares ex-officio, 43 delegados eleitos das Províncias/Regiões/Missões e 4 irmãos especialmente convidados) e 14 observadores sem direito a voto (8 SVD, 2 SSpS e 4 parceiros leigos).


XII Caminhada Vocacional

 

«Qualquer acontecimento, por mais simples que seja, dá forças à vida». Foi o comentário de uma jovem participante da XII Caminhada Vocacional que se realizou em Tortosendo, nos dias 20 a 22 de Abril de 2018, sob o lema «Maria, Quero ser como Tu!» Neste evento, participaram aproximadamente 63 pessoas de várias idades, vindos de Almodôvar, Lisboa, Minde e Serra de Santo António, Nisa, Aveiro, Guimarães e Tortosendo.

Nesses três dias sucederam-se vários momentos decisivos. No primeiro dia, que se dedicou ao acolhimento no Seminário de Tortosendo, a equipa local, constituída pelos catequistas e catequizandos do 10º ano, dinamizou alegremente, acolhendo os que chegaram de outros sítios.

No segundo dia, os participantes percorreram a pé cerca de 11 quilómetros, pelos arredores de Tortosendo, saboreando a natureza. Como aprendizes de viajante, os mesmos não desistiram, embora a condições atmosféricas não lhes fossem as melhores. Terminaram o dia com a vigília na capela do Seminário de Tortosendo, animada pela equipa local.

No terceiro dia, efetuou-se a eucaristia na Igreja Matriz do Tortosendo, momento em que o Charlie Bardaje, das Filipinas, seminarista dos Missionários do Verbo Divino, fez a sua profissão perpétua. E, neste ambiente da festa pela entrega total a Deus do Charlie, a Caminhada Vocacional de 2018 terminou com o convívio de fraternização, como demonstração de alegria. Neste acontecimento festivo estiveram presentes centenas de pessoas.


Momentos inesquecíveis

Um abraço… um beijo… a tarde missionária... a eucaristia... a saudação mariana... o acolhimento… o rosário na capelinha e a procissão de velas (que nem a chuvinha que começou a cair fez parar)… momentos inesquecíveis. Foi a Peregrinação Nacional dos Amigos do Verbo Divino a Fátima, nos dias 14 e 15 de abril. Alimentados pela Palavra, alegres em Missão foi o lema que congregou em Fátima cerca de 1.300 pessoas que, chegadas dos diferentes pontos do país, disseram SIM à MISSÃO.

Nervosismo à hora de coordenar alguns dos momentos mencionados, mas a mesma alegria que se encontrava em rostos sorridentes e conversas animadas.

Foi a chegada… a vivência… e o envio para o quotidiano vivido nos mais diversos contextos que se vai concretizando cada vez mais na comunhão do sonho de Santo Arnaldo Janssen.

Obrigado a todas as pessoas que participaram e a quem mais de perto foi ajudando para que tudo fosse possível.

Que Nossa Senhora de Fátima nos ajude a viver o lema por nós escolhido: Alimentados pela Palavra, alegres em Missão.   P. António Leite


Caminhada quaresmal

No dia 24 de março de 2018, a Pastoral Juvenil e Vocacional do Verbo Divino e os corresponsáveis de Minde – o Pe. Tomás, a Vanda Manha Marques, a Helena Cipriano, a Maria João -  promoveram a caminhada quaresmal, sob o lema «Jesus conta contigo, e tu?», cujo percurso foi da paróquia da Serra de Santo António ao cruzeiro da paróquia de Minde. Foram vinte e cinco participantes: catequistas, animadores, catequizandos e jovens. O que se pretendia alcançar consistia em desafiar-lhes a viverem espiritualmente a paixão de Cristo. Tratava-se de uma preparação para a vivência intensa da morte de Cristo.

Foi um momento de caminhar lado a lado e, ao mesmo tempo, de um “investimento” de conformar a relação: connosco, com os outros, com a natureza e com Deus. Assim, a caminhada deu forma a uma disponibilidade física e espiritual.


Encontro de culturas

Decorreu, no dia 1 de fevereiro do corrente ano, pelas 17h30, um encontro de culturas, sob o lema «Lusofonia: Perspetivas e Desafios no Intercâmbio de Cidadãos». O evento, que contou com a presença do linguista timorense Luís Costa, autor do dicionário Tétum-Português, realizou-se no Centro Pastoral Universitário de Braga.

Nesta iniciativa intercultural, com a participação de vários estudantes universitários estrangeiros, também a Pastoral Juvenil e Vocacional do Verbo Divino marcou presença.

Além de ser ponto de encontro de diversas nacionalidades e de partilha de experiências, esta atividade intercultural pretendia salientar as perspetivas positivas e negativas da inclusão em todas as suas dimensões em Portugal.


Festa de S. José Freinademetz

A China está cada vez mais próxima quando a comunidade de Lisboa celebra a festa do São José Freinademetz, o primeiro missionário verbita na China. No dia 29 de Janeiro, a comunidade de Lisboa comemorou o dia de São José com a missa pelas 19 horas, presidida pelo padre Rafael Gomes. Depois seguiu-se o jantar e o convívio. A capela e o salão do convívio foram enfeitados "à chinesa". Os amigos e parceiros da missão na zona de Lisboa vieram para comemorar com a comunidade esta grande festa da congregação.


Festa do Senhor Santo Niño

No passado domingo, dia 21 de janeiro, a Comunidade Católica Filipina em Lisboa celebrou a tradicional Festa do Señor Santo Niño (Menino Jesus). As celebrações decorreram  na Basílica da Estrela. A festa começou com as danças culturais nas escadarias da basílica. A comunidade apresentou três grandes festivais filipinos em honra do Santo Niño; o festival Sinulog, o Ati-atihan e o Dinagyang. Seguiu-se a missa presidida pelo cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. Este ano a festa teve um cariz especial, pois serviu de abertura às celebrações do aniversário da Capelania Filipina, que este ano celebra dez anos de existência e de serviço àquela comunidade.    Charlie Bardaje


Bíblia Sagrada


Diálogos - Blogue


Relatos da Missão


Nas margens do Amazonas


 

ARNALDO JANSSEN

Cativado e enviado pelo Espírito

 


Agência Ecclesia


Passo a Rezar


As mais belas flores


 

Destaques

Campanha

Mãos

Missionárias


CONTACTO SVD

setembro-outubro

2019

Estatuto Editorial


AGENDA JOVEM

2020


Calendário

Missionário 2020



Exposição

Missionária



Uma proposta

vocacional



Guião

Missionário

2018-2019


Jornadas

Missionárias

2018


Guião Missionário

2017-2018


TEXTO NA ÍNTEGRA

Encíclica

LAUDATO SI


A ALEGRIA

DO EVANGELHO


Encíclica

A LUZ DA FÉ


Exposição Missionária


Clique para ampliar

60 anos

em Portugal


 

© Missionários do Verbo Divino - Portugal - 2007
Webdesign: J. Leonel de Sousa - svd