"O anúncio do Evangelho é a expressão mais sublime do amor ao próximo" - S. Arnaldo Janssen


A Amazónia é assunto para longas conversas. É falar sobre o amor da sua vida! São mais de três décadas vividas junto ao grande rio Amazonas!

De coração aberto, o Padre José Cortes, missionário do Verbo Divino, leva-nos até outras paisagens e outros rostos. Nas suas palavras sente-se um coração a bater, a vida a acontecer.

Abraça as questões com naturalidade. Os caminhos percorridos são a terra firme que o levam a afirmar que “não é possível falar em proteção ambiental sem que esta envolva também a proteção ao ser humano, em especial os mais pobres e vulneráveis”.

Uma entrevista a um companheiro de viagem sem grandes bagagens de mão, mas com muitos nomes no coração.   Este e outros artigos em CONTACTO SVD


Dia histórico

para católicos chineses em Portugal

O passado dia 8 de novembro entrou na história como um momento de graça para a comunidade chinesa. Os católicos chineses que vivem em Portugal, depois de anos de esperança e oração, celebraram a primeira Missa na sua língua. 

A Missa foi presidida pelo P. Victor Silva, dos Missionários do Espírito Santo, e contou com a ajuda da Irmã Dominia Shen, das Missionárias Servas do Espírito Santo, na animação litúrgica e musical. 

Na preparação desta primeira Missa, todos os fiéis se empenharam, oferecendo a sua sabedoria, tempo, recursos materiais, bem como o seu zelo e oração.

No século XVI, foi de Lisboa que muitos missionários partiram para o Oriente, inclusive para a China. Hoje, os fiéis chineses que vivem em Portugal, com as lâmpadas acesas e azeite na almotolia, dão glória a Deus, içando a vela da sua Fé.

Pode ver mais fotos e a notícia em chinês e português em: https://mp.weixin.qq.com/s/XNVUL5rmPdbQVRJ5_pDyyg


Natal 2020: Presentes solidários

ajudam comunidades afetadas pela pandemia

 

A Fundação Fé e Cooperação (FEC) acaba de promover uma nova edição dos seus "Presentes Solidários", destinados a comunidades dos oito países lusófonos, com especial atenção a comunidades afetadas pela atual pandemia. "Um sinal de esperança neste tempo de grande incerteza", explica a FEC.

A campanha ocorre todos os anos desde 2006 nesta altura do Natal. Os presentes são postais que se podem oferecer a um familiar ou amigo, ao mesmo tempo que se oferece "um bem concreto a uma comunidade dos países lusófonos".

Entre os 10 presentes deste ano conta-se um "kit musical" e destina-se a crianças e jovens apoiadas pelo projeto Esperança e Vida na Amazónia-Brasil, onde trabalham os Missionários do Verbo Divino.


Seminário de Guimarães

acolhe doentes covid-19

 

A Câmara de Guimarães reativou no passado dia 9 de outubro a estrutura municipal de retaguarda para dar resposta ao tratamento de pessoas em situação de confinamento ou com necessidade de isolamento profilático, bem como o acolhimento de doentes com covid-19 sem retaguarda familiar.

Esta nova estrutura funcionará nas instalações do Seminário do Verbo Divino, para onde serão transportados doentes do Hospital de Guimarães, proporcionando ainda a possibilidade de acolhimento a pessoas sem necessidade de internamento e sem retaguarda familiar.

Esta estrutura de retaguarda, que acolheu já os primeiros doentes, está equipada com 42 camas e há a possibilidade de aumentar a sua capacidade.


 

Conversas Além-Fronteiras:

"Estar disponível para todos" em Angola

Agência Ecclesia


"Eis-me aqui, envia-me"

Tema para o Dia Mundial das Missões 2020

MENSAGEM NA INTEGRA"Eis-me aqui, envia-me" (Is 6, 8), é o tema escolhido pelo Papa para assinalar o próximo Dia Mundial das Missões, que se assinala a18 outubro 2020.

Na mensagem, o Papa não esquece “as tribulações e desafios causados pela pandemia do covid-19” e propõe à Igreja uma atenção especial a estas circunstâncias que interpelam toda a humanidade.

Francisco constata como “«à semelhança dos discípulos do Evangelho, fomos surpreendidos por uma tempestade inesperada e furibunda” e como nos “demos conta de estar no mesmo barco, todos frágeis e desorientados mas, ao mesmo tempo, importantes e necessários: todos chamados a remar juntos, todos carecidos de mútuo encorajamento. E, neste barco, estamos todos.”

A mensagem reconhece como, apesar de “verdadeiramente assustados, desorientados e temerosos”, se verifica como “o sofrimento e a morte nos fazem experimentar a nossa fragilidade humana; mas, ao mesmo tempo, todos participamos de um forte desejo de vida e de libertação do mal”. Neste contexto, a missão é um convite “a sair de si mesmo por amor de Deus e do próximo” e uma "oportunidade de partilha, serviço, intercessão”.

Para Francisco, “a compreensão daquilo que Deus nos está a dizer nestes tempos de pandemia torna-se um desafio também para a missão da Igreja. Desafia-nos a doença, a tribulação, o medo, o isolamento. Interpela-nos a pobreza de quem morre sozinho, de quem está abandonado a si mesmo, de quem perde o emprego e o salário, de quem não tem abrigo e comida”. O Papa recorda que, apesar de “obrigados à distância física e a permanecer em casa, somos convidados a redescobrir que precisamos das relações sociais e também da relação comunitária com Deus. Longe de aumentar a desconfiança e a indiferença, esta condição deveria tornar-nos mais atentos à nossa maneira de nos relacionarmos com os outros”. E, neste contexto, ”a oração, na qual Deus toca e move o nosso coração, abre-nos às carências de amor, dignidade e liberdade dos nossos irmãos, bem como ao cuidado por toda a criação”. RR      TEXTO NA ÍNTEGRA  


 

Profissão Perpétua

e renovação de votos em Lisboa

No próximo domingo, 24 de maio, pelas 11 horas, Kevin James Pizarras fará a sua profissão perpétua na Congregação do Verbo Divino.

Natural das Filipinas, o Kevin começou em 2005 o seu percurso formativo na Congregação. Em 2012, fez a primeira profissão dos seus votos religiosos, ainda nas Filipinas. Em 2014, integrou-se na Província portuguesa como estudante de língua portuguesa na Faculdade de Letras e de Teologia na Universidade Católica Portuguesa.

Devido à situação atual, a cerimónia, presidida pelo padre José Maria Cardoso, e na qual renovarão os seus votos temporários três outros estudantes SVD, decorrerá neste Domingo, à porta fechada, no Seminário de Lisboa, mas com uma transmissão online para que a família, os amigos e todos os que fizeram parte da sua caminhada possam juntar-se a ele neste momento tão especial.

(Live streaming:https://www.youtube.com/watch?v=Octj-6H0Hw4&feature=youtu.be)


"Trinta e um dias com Maria"

Uma proposta para o mês de maio

 

Acaba de ser lançado o livro "Trinta e um  dias com Maria", uma publicação dos Seminários da Arquidiocese de Braga já bem conhecida e que consiste numa coletânea de reflexões marianas preparadas por um conjunto de sacerdotes e leigos.

Habitualmente à venda na Livraria Diário do Minho e Serviços Centrais, este ano encontra-se disponível apenas online, mas de forma gratuita.

Pode fazer o download da edição deste ano aqui.

Se preferir, pode descarregar as páginas individualmente fazendo o download desta pasta.


Seminário do Tortosendo à disposição do CHUCB


Face a este tempo crítico que se vive devido à pandemia Covid19” os Missionários do Verbo Divino em Portugal colocaram à disposição do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, na Covilhã, a sua “casa-mãe”, situada no Tortosendo.
Esta ação dos Missionários do Verbo Divino tem acontecido um pouco por todo o país. Em Lisboa, numa parceria com a cadeia de restaurantes “Dez Prá Uma” está a apoiar a equipa de urgência de um dos hospitais dessa região, com a distribuição a ficar a cargo dos Missionários do Verbo Divino. Em Guimarães colocaram as suas instalações ao dispor do SNS, através do Hospital Nossa Senhora da Oliveira.

 


A Missão País na paróquia de Minde

 

De 15 a 22 de fevereiro estiveram connosco estiveram 58 jovens vindos de todo o país, que estudam no Instituto Politécnico de Leiria acompanhados de um sacerdote, o padre Eduardo Caseiro.

Fizemos o acolhimento aos jovens missionários que estiveram em missão entre nós durante uma semana de oração e recolhimento em forma de peregrinação pelos nossos lares e comunidade. Durante o dia e ao serão visitaram as nossas casas, as nossas gentes, conversaram com crianças, jovens, trabalhadores, idosos e idosas, numa simbiose de experiências relatadas e vividas em plena comunhão espiritual em Cristo. Visitaram as escolas, creche e centro de Bem-Estar social. Aprenderam com os idosos as suas histórias de vida e mataram-lhes a solidão. Aprenderam com as crianças as suas músicas e danças e ensinaram-lhes o que é o serviço, a partilha e a solidariedade. 

Muito bem recebidos por todos, deixaram a sua marca nos nossos corações e nas nossas vidas de forma indelével que jamais será esquecida.

Na Vigília de quinta-feira a sua força de fé comoveu quem participou e marcou um momento alto de vida cristã entre nós; nos convívios com alguns convidados e com as crianças, foram inexcedíveis em atenção e carinho para com todos; no teatro que nos ofereceram apresentaram retratos vivos da Missão que se tinham proposto com a sua vinda até nós. O almoço com as crianças da catequese e o convívio que proporcionaram a todos foi uma chama viva da vida cristã de que dão constante exemplo. Virão de novo no ano que vem. Cá os esperamos, amigos!


Padre Rodrigo recebe Voto de Louvor

O Voto de Louvor foi aprovado por unanimidade em reunião da Assembleia de Freguesia de Fátima e foi entregue ao padre Rodrigo Carvalho, missionário do Verbo Divino, a 27 de setembro, pelos presidentes da Junta de Freguesia e e da Assembleia de Freguesia de Fátima, nos seus 50 anos de sacerdócio.

O voto de louvor sublinha a "personalidade fascinante e exemplar" do padre Rodrigo e as várias funções que tem desempenhado em Fátima. Destaca ainda  "a sua dedicação ao próximo e a bonomia com que acolhe a todos.

A Câmara Municipal de Ourém também felicitou o padre Rodrigo pelas suas bodas de ouro, tendo-lhe atribuído, por unanimidade, um Voto de Louvor e Reconhecimento, "como forma de agradecimento por todos estes anos dedicados à comunidade de Fátima, onde o sucesso do seu trabalho é reconhecido nas mais diversas vertentes".


XII Encontro Nacional Verbum Jovem

A Pastoral Juvenil e Vocacional do Verbo Divino, as Missionárias Servas do Espírito Santo e o Grupo-Diálogos-Leigos SVD para a Missão promoveram nos dias 4, 5 e 6 de outubro do ano corrente, o XII Encontro Nacional Verbum Jovem, sob o lema “Arrisca e aumenta a tua fé”.

A iniciativa decorreu na paróquia de Santa Marta de Casal de Cambra, no concelho de Sintra, reunindo jovens a partir de 16 anos, “com dinâmicas muito específicas”, como o envio missionário, convívio missionário, partilha missionária e vivência em famílias de acolhimento. Participaram neste evento juvenil 52 jovens e 6 responsáveis de cada zona.

“Esses três dias foram momentos marcantes que incentivaram os participantes a nutrir-se de frescura espiritual, cultural e missionária: refletir, dialogar e partilhar, mergulhar na realidade cultural de Casal de Cambra, rezar a rir com a dinâmica “rir com Deus” e celebração da Eucaristia.  


S. José Freinademetz:

O primeiro santo a servir em Hong Kong

Um filme musical sobre São José Freinademetz, o primeiro missionário verbita na China, realizado pelos nossos confrades da Província SVD de Hong Kong e Macau, por ocasião dos 140 anos da chegada de S. José a Hong Kong. O filme está legendado em 18 línguas, incluindo o português. Recebeu uma Menção Honrosa nos Estados Unidos da América. Foi exibido na Salt+Light TV do Canadá.     Clique na imagem para assistir ao filme.


Encontro Ibérico

dos novos missionários do Verbo Divino

Dezassete novos missionários do Verbo Divino da Província de Espanha e de Portugal, acompanhados por três moderadores e dois provinciais, realizaram, nos dias 3 a 6 de junho de 2019, a formação e o encontro ibérico, no Seminário do Verbo Divino do Tortosendo, o primeiro seminário da Congregação em Portugal.

Os participantes viveram vários momentos significativos: celebração eucarística, diálogo e partilha de experiências missionárias, visita à vila de Belmonte, convívio fraterno, aprofundar a história da casa do Tortosendo, compreender as luzes e as sombras de cada província, planificação da formação para o próximo ano.

Português e Espanhol foram as línguas que os participantes falaram. E, «a linguagem que os levou a entender-se uns aos outros foi a linguagem do amor».


Jovens à procura de Deus

Quem és Tu, Senhor” foi o tema que orientou a XIII Caminhada Vocacional organizada pelos Missionários do Verbo Divino. O acontecimento teve lugar em Nisa, diocese de Portalegre-Castelo Branco, de 26 a 28 de abril, contando com a participação de quase cem jovens vindos de diversas zonas do país. Todos foram acolhidos em casas de família.

Durante a caminhada, os participantes deixaram-se alimentar pela Palavra de Deus e pela reflexão em cada paragem do percurso, de acordo com o tema proposto.

A atividade culminou com a Eucaristia do Domingo da Divina Misericórdia, presidida pelo P. José Maria Cardoso, Provincial eleito dos Missionários do Verbo Divino. Durante a homilia, o P. José Maria sublinhou quatro verbos queridos de Tomás Halik: Farejar, tatear, perguntar e maravilhar-se. São verbos que servem de guia para um caminhante que anda à procura de Deus.


Nova Equipa Provincial dos Missionários do Verbo Divino

 

Os Missionários do Verbo Divino reunidos em assembleia, no dia 9 de abril de 2019, em Fátima, elegeram a sua nova equipa Provincial para o quadriénio 2019-2023.

Foi eleito Provincial o padre José Maria Cardoso e Vice-Provincial o padre António Lopes. A equipa é completada pelos Conselheiros, os padres Valentim Gonçalves, Jacinto Baginski e Feliciano Sila.

Precedeu este ato eleitoral um tempo de reflexão e oração, orientado por D. Augusto César, bispo emérito de Portalegre-Castelo Branco, e terminou com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Provincial eleito.

Esta nova equipa provincial entrará em funções no próximo dia 1 de maio.

Na foto, da esquerda para a direita: padres Feliciano Sila, António Lopes,  José Maria Cardoso, Velentim Gonlçaves e Jacinto Baginski.


Peregrinação com outro colorido

"SOU CRISTÃO, SOU MISSÃO"

Uma tarde missionária coordenada pela comunidade timorense em Portugal mostrou outros rostos, símbolos, músicas… que deram outro colorido à Peregrinação Nacional dos Amigos do Verbo Divino.

Chegados de várias regiões do país, de cachecol azul bem clarinho, disseram que sim a este convite cerca de 1.400 pessoas. O acontecimento, organizado pelos Missionários do Verbo Divino, Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo e Leigos que partilham da espiritualidade de Santo Arnaldo Janssen, realizou-se  nos dias 30 e 31 de março, em Fátima.

Em contexto de Ano Missionário, sou cristão, sou missão foi o lema que marcou esta Peregrinação. Os participantes viveram momentos de oração, silêncio, convívio…momentos próprios de quem peregrina. Foi a Via Sacra nos Valinhos, o Rosário na Capelinha, a Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade…e foi a tarde missionária no auditório do Centro pastoral Paulo VI com aquele colorido tão bonito da diversidade de pessoas e culturas, onde a marca timorense se fez notar.   António Leite


Encontro de paróquias SVD

 

Os missionários do Verbo Divino, da província portuguesa, que trabalham no ministério paroquial, reuniram-se nos dias 11 e 12 de fevereiro, no Seminário de Tortosendo, para o seu encontro anual de paróquias. 

D. Antonino Dias, Bispo de Portalegre-Castelo Branco, orientou os trabalhos do primeiro dia sobre a Exortação Apostólica "Amoris Laetitia" e os seus desafios e, ainda, sobre o Ano Missionário e pastoral paroquial. Este dia culminou com a celebração da eucaristia na paróquia do Paúl, contando com a presença do povo daquela comunidade.

O segundo dia foi, sobretudo, a partilha de experiências no trabalho pastoral paroquial, especialmente no contexto deste Ano Missionário Extraordinário.

Além de ser um momento formativo, foi também momento de convívio fraterno entre os participantes. 


Padre João Miguel Mendes Rodrigues

 

Depois de alguns meses de sofrimento e de luta contra

a doença, faleceu, em Roma, aos 50 anos de idade,

no dia 31 de janeiro de 2019.

Filho de José Rodrigues e de Maria Manuela Conceição Mendes Rodrigues, o padre João Miguel nasceu a 16 de agosto de 1968, em Lisboa. A sua vida passou, depois, por Oleiros, diocese de Portalegre-Castelo Branco.

A entrada na Congregação do Verbo Divino foi em Tortosendo. Dali foi para Fátima, passando de novo por Tortosendo, chegando  a Dueñas/Espanha, onde viria a fazer o noviciado. Emitiu os primeiros votos a 23 de setembro de 1989. Em Lisboa frequentou a Faculdade de Teologia da Universidade Católica. Dali partiu para os Estados Unidos, para dois anos de experiência transcultural. De regresso a Lisboa, concluiu os seus estudos na Faculdade de Teologia da Universidade Católica.

Emitiu os votos perpétuos a 11 de setembro de 1999. No dia seguinte era ordenado diácono. A sua ordenação presbiteral foi no dia 12 de março de 2000, em Fátima, sendo bispo ordenante, D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva, então bispo de Leiria-Fátima.

O seu primeiro destino missionário foi a Roménia, lugar onde dedicou tantas energias à formação. Trabalhou ainda na Itália, ao serviço da economia da Província. Os últimos anos da sua vida foram dedicados a um projeto que a Congregação do Verbo Divino, na Itália, abraçara por alguns anos: a administração das Catacumbas de Priscila, em Roma.

 


Igreja de S. Pedro do Toural em Guimarães

Natal em obras

O átrio da basílica de São Pedro do Toural, em Guimarães, está a ser embelezado pelo presépio temático feito pelos leigos missionários do Verbo Divino (Amigos do Verbo Divino e Grupo Diálogos) com o apoio da comunidade SVD local. O projeto, cujo tema é “Natal em obras”, é a maneira da família de Santo Arnaldo Janssen responder ao desafio lançado pelo Pe. Silvino, capelão da basílica de Toural, no âmbito da quadra natalícia e no Ano extraordinário da Missão. A preparação do presépio “Natal em obras” começou no dia mundial dos pobres deste ano com uma vigília. E ao longo do Advento, foram colocados símbolos acompanhados de textos de reflexão que ajudam na preparação do acontecimento, criando assim uma caminhada espiritual e missionária rumo ao presépio propriamente dito, que foi exposto no passado Domingo, dia 16 de Dezembro. Os dons angariados no projeto revertem para dotar de eletricidade uma escola na Argentina. Convidamos todos a apreciarem esta obra artística e espiritual feita por quem entrega a sua vida à Missão.  Floriano Jaling


Fátima: Assembleia provincial

No dia 12 de novembro de 2018 reuniram-se os missionários do Verbo Divino da Província portuguesa, em Fátima, para a sua Assembleia provincial. A mesma tinha como objetivo principal acolher os Documentos do XVIII Capítulo Geral, recentemente realizado em Nemi, Roma. Neste sentido, o P. António Leite, Provincial, presente naquela reunião magna da Congregação, deu o seu testemunho acerca da vivência e do desenrolar do Capítulo, seguida de partilha das comunidades, fazendo eco da sua reflexão sobre a Declaração final do Capítulo Geral. 

A outra parte do dia foi dedicada a uma sessão de esclarecimentos sobre o Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia, a cargo do Dr. Pedro Vaz Pato. Alguns leigos marcaram presença nesta assembleia.


José Antunes da Silva

Vice Superior Geral SVD

 

O Pe. José Antunes nasceu no Maxial do Campo, Castelo Branco e foi ordenado presbítero em 1984.

De 1986 a 1989 viveu, segundo ele, os anos mais marcantes da sua vida. Foi em terras africanas, na missão de Kintampo, Gana.

Fez estudos superiores em Ciências da Religião, nos Estados Unidos, de 1990 a 1992. De 1992 a 2003 dedicou-se à pastoral universitária, em Guimarães. De 2003 a 2007 fez parte da comunidade de Fátima, tendo acompanhado mais de perto o trabalho com os leigos missionários e com maior dedicação à revista Contacto svd.

Em 2007 foi eleito Superior Provincial, cargo que desempenhou até 2012. Nesse ano participou no Capítulo Geral, em Roma, sendo eleito Conselheiro Geral, cargo que desempenha atualmente.

Nesta condição participa no 18º Capítulo Geral dos Missionários do Verbo Divino, que se realiza de 17 de junho a 14 de julho de 2018, em Nemi (Roma, Itália), tendo sido eleito Vice Superior Geral. Desta maneira, acompanhará de perto o Pe. Paulus Budi Kleden, eleito Superior Geral há dois dias.


Paulus Budi Kleden

Novo Superior Geral SVD

O padre Paulus Budi Kleden foi eleito, na manhã de 4 de julho, o 12º Superior Geral da Congregação do Verbo Divino.

Nascido em 1965, na Indonésia, ingressou na Congregação do Verbo Divino em 1985. Fez a sua primeira professão de votos em 1987 e os votos perpétuos em 1992. Foi ordenado sacerdote em 1993. Fala indonesiano, alemão, inglês, italiano e espanhol. Estudou Teologia na Áustria e, de 1993 a 1996 esteve em trabalho paroquial na Suíça. De 1996 a 2000 esteve na Alemanha, dedicando-se ao estudo, terminando com o Doutoramento em Teologia sistemática. De regresso à Indonésia, dedicou-se à formação em Ledalero.

Além da preocupação e ocupação com a formação, ensinou, foi membro do Conselho provincial e de 2011 a 2012 foi diretor do Programa de Pós Graduação em Ledalero. Em 2012 participou como Delegado no Capítulo Geral, sendo eleito Conselheiro Geral.

Como membro do Conselho Geral, participa do 18º Capítulo Geral, a decorrer em Nemi (Roma, Itália), de 17 de junho a 14 de julho de 2018, sendo eleito Superior Geral SVD na manhã de 4 de julho de 2018.


XVIII Capítulo Geral dos Missionários do Verbo Divino

"O amor de Cristo nos impele".

Enraizados na Palavra, comprometidos com a sua missão.

Cerimónia de Abertura

 Subordinado ao tema “O Amor de Cristo nos impele (2 Cor 5, 14) – Enraizados na Palavra, comprometidos com a sua missão”, teve início no passado domingo, 17 de junho, com a celebração da eucaristia, presidida pelo Superior Geral, P. Heinz Kulüke, o XVIII Capítulo Geral dos Missionários do Verbo Divino. Esta reunião magna da Congregação, que está prevista a terminar no dia 14 de julho, realiza-se no Centro de Exercícios Espirituais Ad Gentes, em Nemi, arredores de Roma.

Na sua mensagem aos confrades, o Superior Geral escreveu: “Todos nós chegamos em ação de graças, trazendo diante de Deus Trino e Uno, as alegrias, esperanças e também os sofrimentos dos confrades e dos nossos parceiros da missão de todo o mundo.” 

Participam neste capítulo um total de 132 participantes, entre eles 118 capitulares com direito a voto (71 capitulares ex-officio, 43 delegados eleitos das Províncias/Regiões/Missões e 4 irmãos especialmente convidados) e 14 observadores sem direito a voto (8 SVD, 2 SSpS e 4 parceiros leigos).

Bíblia Sagrada


Diálogos - Blogue


Relatos da Missão


Nas margens do Amazonas


 

ARNALDO JANSSEN

Cativado e enviado pelo Espírito

 


Agência Ecclesia


Passo a Rezar


As mais belas flores


 

Destaques

Campanha

Mãos

Missionárias


CONTACTO SVD

Novembro/Dezembro

2020

Estatuto Editorial


AGENDA JOVEM

2021


Calendário

Missionário 2021


 

Guião

Missionário

2020-2021


 

Exposição

Missionária


Uma proposta

vocacional



Jornadas

Missionárias

2018


TEXTO NA ÍNTEGRA

Encíclica

LAUDATO SI


A ALEGRIA

DO EVANGELHO


Encíclica

A LUZ DA FÉ


Exposição Missionária


Clique para ampliar

60 anos

em Portugal


 

© Missionários do Verbo Divino - Portugal - 2007
Webdesign: J. Leonel de Sousa - svd