O anúncio do Evangelho é a melhor expressão de amor ao próximo! Santo Arnaldo Janssen


Fidel Fallo em Aveiro

O primeiro dia do mês de fevereiro marcou uma nova etapa na vida do Fidel Fallo. A comunidade svd de São João de Loure é o lar que agora o acolhe até à Páscoa. Ali, em caminho com os confrades e com os leigos das três comunidades cristãs confiadas aos Missionários do Verbo Divino, o Fidel vai avançar com o seu estágio pastoral.


Fátima: Encontro de Paróquias SVD

Ocorreu nos dias 18 e 19 de janeiro do corrente ano, no Seminário do Verbo Divino, em Fátima, mais um encontro anual de paróquias confiadas ao cuidado dos Missionários do Verbo Divino. Foram convocados para o mesmo os párocos, os capelães (hospitalar, militar e comunidade filipina), os responsáveis pelas dimensões caraterísticas (animação missionária, apostolado bíblico, comunicação, justiça e paz e integridade da criação) e os superiores locais.   

A Dra. Carmo Fernandes, Diretora executiva de Leigos para o Desenvolvimento, juntamente com a sua colega Esménia, orientaram os trabalhos do primeiro dia. Através de diversas dinâmicas, aprofundaram com os presentes o tema de “Como desbloquear as relações difíceis na comunidade”, interna e externamente.

O segundo dia foi dedicado particularmente ao aprofundamento do Plano de ação da Província.

Neste momento, os Missionários do Verbo Divino em Portugal trabalham em 31 paróquias em sete dioceses (Beja, Lisboa, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco, Guarda, Aveiro e Braga).   


Rafael Gomes em Guimarães

Enquanto vai percorrendo os últimos passos no que à tese de Mestrado em Teologia diz respeito, o Rafael Gomes começa a respirar os ares da comunidade de Guimarães, o seu novo lar.

O dia 9 de janeiro de 2016 assinalou este deixar e… ser acolhido. É Lisboa que vai ficando na outra margem, e Guimarães a terra que os seus pés começam a percorrer. Durante alguns meses será ali que o Rafael fará o seu estágio pastoral como diácono. Viverá na comunidade SVD, onde o P. Agostinho Saldanha é o Superior, e, pastoralmente, servirá nas paróquias confiadas ao cuidado da Congregação do Verbo Divino, sob a orientação dos padres Valentim Gonçalves e Dinis Bhalrai, nomeados párocos in solidum daquelas comunidades cristãs no Vale de S. Torcato.


Damião Lelo em Minde

Os verbos ir e enviar marcam profundamente a vida humana, particularmente a do missionário. Foi nesta atitude que no dia 8 de janeiro de 2016 o Damião Lelo, ordenado diácono há cerca de um mês, foi enviado pela comunidade de Lisboa para Minde.

O Damião vai fazer esta experiência pastoral até à Páscoa nas paróquias de Minde e Serra de Santo António, acompanhado pelos padres Sebastião Joseph e Tomás Lasi.


Ordenação Diaconal

 

No dia 29 de Novembro de 2015 foram ordenados diáconos três jovens verbitas, a saber, Rafael Gomes, Fidel Fallo e Damião Lelo, juntamente com dez outros colegas, entre eles dois outros religiosos e um diácono permanente. A celebração ocorreu no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, presidida pelo Cardeal Patriarca, D. Manuel Clemente. Acompanharam-no os seus auxiliares no patriarcado, sacerdotes, diáconos e seminaristas, na presença de uma numerosa assembleia celebrante que assinalou também o início do Advento. D. Manuel Clemente exortou os novos diáconos para a sua missão de serviço através do ministério que receberam.

Depois da eucaristia os familiares, amigos, conhecidos e confrades do Rafael, Fidel e Damião, vindos um pouco de várias partes do país, dirigiram-se à Casa dos missionários do Verbo Divino, em Lisboa, para um convívio de confraternização. A comunidade filipina em Lisboa preparou gentilmente o espaço e a comida. O dia foi sobretudo de ação de graças ao Senhor pelas maravilhas que realiza através e na vida destes três jovens.


A missão dos pobres na Igreja

Guimarães acolheu apresentação do livro «O Pacto das Catacumbas»

 

A basílica de S. Pedro, bem no coração da cidade de Guimarães, acolheu a apresentação do livro O Pacto das Catacumbas. A missão dos pobres na Igreja.

Com um momento musical no início e outro no final, o bom número de pessoas que praticamente encheu a basílica de S. Pedro, em Guimarães, pôde saborear a apresentação do livro feita por D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, na noite de 25 de novembro.

D. Jorge Ortiga, depois de acentuar diversos aspetos do livro, sublinhou os desafios para o nosso tempo que aquele texto, assinado nas catacumbas de Domitila a 16 de novembro de 1965, continua hoje a provocar. O pensamento do Papa Francisco é manifestação clara da atualidade dos compromissos presentes nos vários pontos do chamado pacto das catacumbas.

O livro editado no contexto das celebrações dos 50 anos deste acontecimento pretende ajudar os leitores a descobrir o sentido e alcance dos compromissos então assumidos e a força do regresso às origens.   P. António Leite, svd


Votos perpétuos do Rafael Gomes

A Província portuguesa dos missionários do Verbo Divino viveu, neste domingo, 22 de novembro, um momento marcante. Um dos seus seminaristas, Rafael da Costa Gomes, fez a sua consagração missionária, professando perpetuamente os seus votos nesta Congregação missionária. No dia em que a Igreja universal celebrou a festa de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, o Rafael consagrou totalmente a sua vida à Igreja e à missão numa celebração solene no santuário de São Torcato, em Guimarães, presidida pelo P. António Leite, Provincial, e concelebrada por outros confrades  vindos das várias comunidades do país.

Um grande número de fiéis daquela comunidade paroquial, que celebrou também a sua festa do Sagrado Coração de Jesus, juntamente com os familiares e conterrâneos do Rafael, bem como outros amigos e conhecidos, encheu aquele bem conhecido Santuário, acompanhando o mesmo nesta etapa tão importante da sua caminhada vocacional. Foi uma celebração marcante para todos.

Já nos espaços do Seminário do Verbo Divino, em Guimarães, o convívio prolongou-se com um almoço fraterno.


Lisboa: Convívio de antigos alunos svd    

A pretexto de um magusto, reuniu-se na casa svd de Lisboa, na tarde de 21 de novembro, um grupo de antigos alunos, com os seus familiares e amigos. Foram seminaristas em épocas diferentes, mas têm em comum o ideal verbita.

Com o seu testemunho na sociedade, eles são o resultado da grande aposta na formação feita pelas casas do Verbo Divino em Portugal. Alguns foram ordenados padres, mas a grande maioria saiu para seguir a vida laical. Acompanham a atividade dos missionários verbitas e apoiam os projetos lançados pelo Secretariado Missionário.  António Pinto


Feira Missionária em Guimarães
 

Nos dias 17 e 18 de Outubro, domingo mundial das missões, um grupo de leigos Amigos do Verbo Divino, dos Diálogos e das comunidades onde os missionários têm exercido como párocos organizaram uma feira missionária. Esta iniciativa teve de tudo: usamos todos os saberes e sabores, variedades de sopas, bolos com carne ou sardinha e também mistos, onde não faltou também o arroz de feijão, fêveras, pataniscas e muita variedade de doces, não faltando vinho verde da região.

O dinheiro que foi angariado será para o projeto da Campanha Mãos Missionárias: mulheres marginalizadas da Índia.
Na minha opinião este projeto foi bem aplicado. Tu que és jovem tal como eu junta-te a nós e ajuda aqueles que mais necessitam.   Diana Antunes


Tortosendo: Convívio missionário
 

Os amigos do Verbo Divino da região de Tortosendo e Bajouca celebraram o Dia mundial das missões com um convívio missionário na tarde de domingo, 18 de outubro, no Seminário de Tortosendo. A chuva que nestes dias se faz notar não impediu a comparência de perto de uma centena de amigos, a maior parte vindos da Bajouca, para este já habitual convívio.

O encontro iniciou-se com um momento de oração missionária animada por um grupo de jovens da Bajouca, colaboradores nestas ocasiões. Seguiu-se o convívio propriamente dito. Num ambiente fraterno e descontraído disponibilizaram-se produtos artesanais e agrícolas da época, entre outras coisas, para a ajuda aos projetos missionários. O magusto e outros comes e bebes à volta da mesa, completados pelos cânticos vivos do grupo animador, tornaram esta tarde de convívio ainda mais agradável.


Vida missionária é alegria
 

Hoje, Domingo das Missões, lançámos a catequese numa localidade chamada FELIZES, a 22 km de Almodôvar. Há alguns anos atrás, a Srª Preciosa, de São Barnabé, que faleceu há dois anos, deu lá catequese. Duas mães tinham-nos pedido catequese para seus filhos. Num dia destes, num encontro do movimento “Vida Ascendente”, em Almodôvar, perguntamos se não haveria alguma “alma boa” que pudesse ir dar catequese a Felizes, e duas manas cristãs, Madalena e Ana Pilar, que têm carro dispuseram-se a esse serviço missionário.

Outra boa notícia é que os pais das crianças de Felizes e do Monte dos Buracos disseram-me que iam contatar outras crianças dos Montes (aldeias) da freguesia São Barnabé, na esperança de aumentar o grupinho. O primeiro catecismo que pusemos nas mãos das crianças foi a Bíblia da criança: “Deus fala aos seus filhos.”

Vida missionária é alegria: “...Enviaram Barnabé a Antioquia. Quando chegou, e viu a graça que vinha de Deus, alegrou-se.” (At 11,23).    Manuel de Araújo Abreu SVD


Gáfete e Tolosa


Dois nomes que até 17 de outubro de 2015 não ecoavam no ouvido dos Missionários do Verbo Divino. A manhã do sábado, 17 de outubro, trouxe para a geografia verbita, mais propriamente para a geografia do coração verbita, estes dois nomes com tudo o que eles significam.

Com o envio do P. Jomy John para a comunidade de Nisa, onde se encontravam já os padres Jacinto Baginski e Joaquim Valente, foi possível aceder parcialmente ao pedido de D. Antonino Dias, bispo de Portalegre-Castelo Branco.

Estas duas paróquias, juntamente com outras duas, estavam a cargo do P. Joaquim Caetano com os seus 86 anos. O P. Joaquim continuará com uma paróquia, outra foi assumida por dois sacerdotes diocesanos, juntando-a àquelas que já tinham, e estas duas, Gáfete e Tolosa, pelos Missionários do Verbo Divino.

A celebração de tomada de posse foi presidida pelo Vigário Geral da diocese, Mons. Paulo Henriques Dias que, em nome do bispo diocesano, presente no Sínodo, em Roma, agradeceu aos Missionários do Verbo Divino a disponibilidade para esta missão e confiou as duas comunidades ao cuidado pastoral dos novos párocos, agradecendo também ao P. Joaquim Caetano pelos seus 31 anos de serviço às duas paróquias.   A. Leite


8º Encontro Nacional Verbum Jovem


Decorreu em Nisa, entre os dias 9 e 11 do corrente mês, o 8º encontro nacional Verbum Jovem. Naquela vila do Alto Alentejo reuniram mais de uma centena de jovens, vindos de várias partes do país, provenientes de 13 países diferentes. A maior parte dos jovens foram acolhidos pelas famílias.

Naqueles dias, subordinado ao tema “Foi a Mim que o fizeste”, em alusão ao Evangelho de Mateus 25,40, os participantes procuraram refletir, rezar, partilhar e conviver como irmãos, ajudados pela reflexão desafiante do seminarista Rafael Gomes. Através de um Peddy paper os participantes foram desafiados a descobrir e conhecer mais aquela terra de Sol, Pedra e Água, apesar da chuva que se fez notar. Os mesmos foram ainda enviados em missão aos diversos lares de idosos existentes naquela zona e, ainda, realizando algumas atividades de rua. O encontro culminou com a celebração da eucaristia presidida pelo P. António Leite, deixando um desafio a cada um dos presentes de se questionar o que realmente Deus quer da nossa vida, também em termos vocacionais.

O encontro do próximo ano está marcado para Minde.


Seminário do Verbo Divino

em Guimarães

acolhe Escola Profissional

A Associação Comercial e Industrial de Guimarães (ACIG) vai mudar a sua Escola Profissional para as instalações do Seminário do Verbo Divino, em Azurém. Foi assinado um contrato, por tempo indeterminado, entre o Seminário do Verbo Divino e a ACIG para esse efeito, tendo o seu início no dia 1 de setembro de 2015. O aluguer abrange três pisos do edifício central do Seminário para que a ACIG disponha de instalações amplas e adequadas em ordem a responder aos objetivos que se propõe. Desta maneira, a ACIG oferece aos seus alunos e a todos aqueles que se dedicam a esta escola profissional melhores condições para que os frutos do trabalho e dedicação sejam melhores e a sociedade possa contar com pessoas bem formadas em ordem a responder aos desafios dos nossos tempos.
O Seminário do Verbo Divino continuará a prestar os seus serviços à Igreja local e à sociedade em geral nas outras instalações de que dispõe no mesmo local, procurando reinventar esses espaços de acordo com as necessidades.
O contrato entre o Seminário do Verbo Divino e a ACIG foi assinado por Agostinho Saldanha de Oliveira, Reitor do Seminário do Verbo Divino, e por Manuel António Fernandes Martins da Silva e Ricardo José Martins Lobo, Presidente e Vice-Presidente da Direção da Associação Comercial e Industrial de Guimarães.


Saudações de Angola

Olá, saudações. Cheguei ontem de Luanda à minha missão em Cacolo. A celebração do Jubileu de 50 anos da nossa existência em Angola, foi fabulosa, começando com a liturgia, até aos comes e bebes. O que impressionou foi a maneira como os leigos colaboraram. Valeu 50 anos de entrega. Foi ordenado um verbita angolano no mesmo dia e que irá trabalhar no Canadá.

A minha saúde tem sido boa, embora tenho viajado bastante ultimamente. Este ano há muitas celebrações e actividades. A nossa Arquidiocese está a celebrar os seus 40 anos. Tudo isso calha no tempo seco, que é um tempo propício para as visitas às comunidades. Sendo o único padre também não ajuda muito. Estarei ausente da missão várias vezes nestes dias para estar com o povo nas aldeias.
Tivemos a graça da presença do nosso Superior Geral, vindo de Roma para a celebração jubilar. Ele dizia:"O mundo seria pobre sem verbitas". Eu acredito que é verdade. A nossa missão se sente em enriquecer e ser enriquecido para enriquecer mais.

A situação financeira não está muito boa. O preço do gasóleo está o triplo do que estava há cinco anos e o dobro do que estava há cinco meses. Os preços subiram de uma maneira doida.

Envio a imagem da nova viatura que a missão tem agora, feita para as nossas vias e terei que a buscar dentro de alguns dias. É uma graça para trabalhar mais.

Estamos juntos em orações. Estou a aguardar as minhas férias porque sinto que o corpo precisa delas. Abraço. Ashwin


Guimarães: 10º Jantar africano

 

O Seminário do Verbo Divino em Guimarães, recebeu perto de 200 pessoas no dia 6 de Junho, para o 10º Jantar Africano, num clima de festa, convívio e boa disposição. Este jantar já se tornou um momento de reencontro e convívio muito aguardado por todos. A decoração do espaço, a deliciosa cachupa, os trajes dos elementos presentes, a presença de um grupo de animação da Guiné fez-nos viajar por terras africanas e fazer a experiência da verdadeira partilha missionária.

A vida dramática dos milhares de imigrantes que têm atravessado o Mar Mediterrâneo foi também lembrada através de uma pequena exposição fotográfica.

O momento foi também aproveitado para divulgar o grupo, suas atividades e objetivos através da apresentação de algumas experiências realizadas.


Novo missionário vindo do Brasil

A província portuguesa dos Missionários do Verbo Divino recebeu um novo missionário vindo do Brasil: o padre Ailton Rodrigues Lopes, SVD. Chegou a Lisboa no dia 1 de junho de 2015. Foi ordenado sacerdote no dia 29 de novembro de 2014 e recebeu Portugal como o seu primeiro destino missionário na Congregação do Verbo Divino. O jovem padre Ailton é natural de Itawhém, na Bahia. Neste momento o mesmo encontra-se na comunidade dos Missionários do Verbo Divino em Lisboa. Vamos acolhê-lo com alegria missionária e fraterna. Ben-vindo a Portugal!  DL


Encontro de Amigos do Verbo Divino

em Guimarães

 

Alegria, abraços, missa, mesa partilhada, rancho folclórico... foram elementos que marcaram o encontro de Amigos do Verbo Divino em Guimarães, no passado dia 24 de maio.

O sol ajudou para que o dia fosse de celebração da Missão. Foi recordada a beatificação do bispo mártir, D. Óscar Romero, vivida na véspera em El Salvador. Este exemplo marcante de seguimento do Senhor Jesus, assim como outros, ajudou a assembleia a celebrar o Pentecostes. Era, na verdade, uma assembleia constituída por gente vinda de uma diversidade significativa de paróquias. E foram estas pessoas, e outras que chegaram durante a tarde que, congregadas pelo Verbo Divino, se apresentavam como rosto da missão a acontecer na região norte do país.


Comissão Nacional Justiça e Paz

Nota sobre a perseguição aos cristãos

A Comissão Nacional de Justiça e Paz acaba de publicar uma nota apelando a todos os cristãos e pessoas de boa vontade para que acompanhem os nossos irmãos que sofrem estes horrores e perseguições e para que não os ignorem. "Neste tempo de oração mais intensa em que recordamos a Paixão e Morte de Jesus Cristo, sejamos firmes na Oração, saibamos levar a Esperança a quem dela necessita e pratiquemos a nossa Caridade através do apoio a todos aqueles que, no terreno, estão junto dos violentados e perseguidos".


Campanha Mãos Missionárias 2015

Os Missionário do Verbo Divino acabam de lançar mais uma Campanha de ajuda às Missões. De Mãos Unidas a campanha passará agora a chamar-se Campanha Mãos Missionárias.

A finalidade é a mesma: sentirmo-nos envolvidos e sujeitos da missão através da partilha solidária com os mais necessitados. Somos convidados a participar na dinâmica missionária da Igreja, sermos “Igreja em saída”, em “estado permanente de missão”, tal como nos desafia o Papa Francisco.

  Clique na imagem para conhecer os projectos

 


Peregrinação Nacional dos Amigos do Verbo Divino


Com o lema “Revestidos de Cristo, enviados em missão”, a família missionária que partilha a espiritualidade de Santo Arnaldo Janssen – Missionários do Verbo Divino, Missionárias Servas do Espírito Santo e Leigos amigos-colaboradores na missão –  organizou a sua peregrinação a Fátima nos dias 18 e 19 de abril.

O primeiro momento de encontro aconteceu no Seminário do Verbo Divino,  no início da tarde de sábado, seguindo-se depois o programa com uma saudação mariana na Capelinha das aparições e a participação no terço, à noite.

No domingo, a Eucaristia no Santuário, foi presidida por D. Nuno Brás, bispo auxiliar do patriarcado de Lisboa. Depois do almoço foi a vivência da tarde missionária, no anfiteatro do Centro Paulo VI, terminando com o envio missionário.
 


As Cruzes floridas da Missão

Animação missionária na autoestrada
 

A paróquia de Santa Cristina de Cerzedelo, em parceria com os Missionários do Verbo Divino, concretizou há alguns meses um sonho: A exposição As Cruzes floridas da missão. Da autoria de Sara Lafuente, arquiteta, e Ricardo Cardoso, professor, esta exposição já esteve em vários lugares: igreja de Cerzedelo; Paço dos Duques, Guimarães, santuário de S. Torcato e de Nª Sra da Penha, Guimarães; Hospital de Guimarães; Escola Francisco de Holanda, Guimarães; Escola Secundária, Amares; Jornadas Missionárias, Fátima… e agora, imaginem, numa estação de serviço da autoestrada mais utilizada em Portugal, A1. Durante duas semanas, a partir do dia 13 de março, está na estação de serviço de Pombal no sentido sul-norte. E dali irá para Barcelos, outra estação de serviço na A3.

Lugares para a animação missionária! Por que não uma estação de serviço numa autoestrada?

Pode obter mais informações (texto e fotos) sobre As cruzes floridas da missão em cruzesfloridas.blogspot.pt - P. António Leite


Fátima:

Encontro de pais e familiares SVD


Realizou-se nos dias 14 e 15 de março de 2015, em Fátima, o encontro anual dos pais e familiares dos missionários do Verbo Divino. Dando continuidade à apresentação da internacionalidade e da interculturalidade, caraterísticas próprias da Congregação, o encontro deste ano teve um acento filipino. A comunidade católica filipina em Lisboa, acompanhados pelo seu capelão, o P. Jovito Osalvo, e os dois seminaristas, Charlie Bardaje e Kevin Pizarras, animaram a eucaristia e o momento do encontro com as suas apresentações culturais e religiosas.

Foi um momento de fortalecimento dos laços familiares, congregados num mesmo ideal missionário de S. Arnaldo Janssen. Foi também um momento de olhar a missão com outros horizontes e perspetivas.


Cerimónia em Fátima

homenageia padre Luís Kondor

A Embaixada da Hungria e a Associação Portugal-Hungria para a Cooperação promoveram no dia 7 de março uma homenagem ao padre Luis Kondor, em Fátima, numa cerimónia comemorativa dos 50 anos do Calvário Húngaro, que muito se deve à ação deste sacerdote.

A cerimónia teve início com uma Eucaristia presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima. D. António Marto, seguindo-se a inauguração de uma estátua do padre Kondor na praça com o seu nome, obra do arquiteto Sousa Araújo e, pelas 15h00, no auditório do Hotel Steyler foi proferida uma conferência sobre o Calvário Húngaro, por Marco Daniel Duarte, diretor dos Serviços de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima.

Para além de outras personalidades civis e eclesiásticas nacionais e internacionais estiveram presentes nestes atos o presidente da República da Hungria, János Áder, e o cardeal primaz da Hungria.

Amigo pessoal da Irmã Lúcia e vice-postulador da canonização de Jacinta e Francisco, o padre Luís Kondor nasceu na Hungria em 1928 e, desde criança, sonhou ser missionário. Com 18 anos entrou para a Congregação do Verbo Divino. Fugiu da ocupação russa para a Áustria e, depois, para a Alemanha, onde foi ordenado em 1953 e veio para a casa da congregação na diocese de Leiria em 1954 e aqui se tornou um verdadeiro “apóstolo de Fátima” pelo mundo. Editava também um boletim regular em sete línguas sobre os pastorinhos Francisco e Jacinta, para cuja causa de beatificação foi nomeado vice-postulador em 1960 e que desempenhou até à sua morte, em 2009.

Em 2006 foi agraciado com a insígnia de Comendador da Ordem de Mérito, atribuída pelo então presidente da República, Jorge Sampaio.

   Clique para ler discurso do Presidente da Hungria, Janos Áder.
 

Bíblia Sagrada


Diálogos - Blogue


Relatos da Missão


Nas margens do Amazonas


 

ARNALDO JANSSEN

Cativado e enviado pelo Espírito

 


Agência Ecclesia


Passo a Rezar


As mais belas flores


 

Destaques


       AMIVD       

Peregrinação Nacional


CONTACTO SVD

JANEIRO/FEVEREIRO

2016


Campanha

Mãos

Missionárias


OUTUBRO

MISSIONÁRIO


Jornadas Missionárias

 2015


AGENDA JOVEM


Calendário

Missionário 2015


TEXTO NA ÍNTEGRA

Encíclica

LAUDATO SI


A ALEGRIA

DO EVANGELHO


Encíclica

A LUZ DA FÉ


Exposição Missionária


Clique para ampliar

60 anos

em Portugal


 

© Missionários do Verbo Divino - Portugal - 2007
Webdesign: J. Leonel de Sousa - svd