A maior alegria que podemos dar aos homens de hoje é levar-lhes a Boa Nova de Jesus Cristo.


«Laudato Si'»: Papa apela à responsabilidade ecológica

 

TEXTO NA ÍNTEGRAChama-se “Laudato Si' - Sobre o cuidado da casa comum” e é a primeira encíclica da Igreja sobre o Ambiente e a segunda do papa Francisco. O texto é apresentado esta quinta-feira (18 de junho) à tarde e promete polémica pouco meses antes do arranque da Conferência do Clima 2015, marcada para Paris e onde serão debatidas as alterações climáticas e o fracasso do protocolo de Quioto.

No documento o Papa tece críticas duras ao “capitalismo selvagem” e às empresas multinacionais – apelidadas de “predadoras” do planeta que enriquecem “à custa do aumento do fosso entre ricos e pobres”. A encíclica, publicada em seis línguas, aborda também as “injustiças” na distribuição de recursos, a fome, o desperdício de alimentos, a exploração de recursos naturais em continentes como a África, o aquecimento global, a desflorestação ou a poluição. Ontem, a seguir à oração do Angelus, Francisco falou da publicação da encíclica: admitiu que o texto será “uma grande sacudidela” e uma chamada de atenção para a “degradação ambiental e a recuperação dos territórios”.

“Laudato Si” – o nome remete para a primeira frase do “Cântico das Criaturas” de São Francisco de Assis – será assim, a primeira encíclica totalmente dedica à ecologia, apesar de João Paulo II e Bento XVI terem abordado o tema.

Nos últimos dois anos, o Papa sublinhou a importância de cuidar da Terra – que, defende, “não é um legado dos nossos pais, mas um empréstimo dos nossos filhos”. E a insistência na importância da relação do ser humano com o ambiente natural será também evidente na encíclica. O Papa Francisco tem defendido, também na linha de Bento XVI, que a crise não é só económica, mas sobretudo ética: a vida humana, defende o Papa, deixou de ser o centro das sociedades, dando lugar ao dinheiro. E essa crise estende-se também à relação com a natureza, numa “sociedade que tende, cada vez mais, a descartar bens que ainda podem ser utilizados e entregues a quem passa necessidades”.  Jornal i


Saudações de Angola

Olá, saudações. Cheguei ontem de Luanda à minha missão em Cacolo. A celebração do Jubileu de 50 anos da nossa existência em Angola, foi fabulosa, começando com a liturgia, até aos comes e bebes. O que impressionou foi a maneira como os leigos colaboraram. Valeu 50 anos de entrega. Foi ordenado um verbita angolano no mesmo dia e que irá trabalhar no Canadá.

A minha saúde tem sido boa, embora tenho viajado bastante ultimamente. Este ano há muitas celebrações e actividades. A nossa Arquidiocese está a celebrar os seus 40 anos. Tudo isso calha no tempo seco, que é um tempo propício para as visitas às comunidades. Sendo o único padre também não ajuda muito. Estarei ausente da missão várias vezes nestes dias para estar com o povo nas aldeias.
Tivemos a graça da presença do nosso Superior Geral, vindo de Roma para a celebração jubilar. Ele dizia:"O mundo seria pobre sem verbitas". Eu acredito que é verdade. A nossa missão se sente em enriquecer e ser enriquecido para enriquecer mais.

A situação financeira não está muito boa. O preço do gasóleo está o triplo do que estava há cinco anos e o dobro do que estava há cinco meses. Os preços subiram de uma maneira doida.

Envio a imagem da nova viatura que a missão tem agora, feita para as nossas vias e terei que a buscar dentro de alguns dias. É uma graça para trabalhar mais.

Estamos juntos em orações. Estou a aguardar as minhas férias porque sinto que o corpo precisa delas. Abraço. Ashwin


Tortosendo: convívio missionário

No dia 14 de junho de 2015 realizou-se mais um convívio missionários dos Amigos do Verbo Divino, no Seminário do Verbo Divino, em Tortosendo. Apesar da chuva, um grupo de amigos juntou-se para mais uma tarde de partilha e de confraternização.

Foram apresentados um vídeo da peregrinação anual a Fátima e fotos enviadas pelas Irmãs Clarissas em Timor, através da sua comunidade em Monte Real, dentro do âmbito da colaboração do grupo no projeto missionário em curso, a saber: a construção de um centro de assistência, no seu novo mosteiro a construir na diocese de Maliana, em Timor Leste. Partilhou-se as diversas iniciativas e esforços desenvolvidos neste sentido, tanto nesta região como na da Bajouca. Seguiu-se um breve momento de oração.

A tarde culminou com uma pequena “feira” e a habitual sardinhada.


Guimarães: 10º Jantar africano

 

O Seminário do Verbo Divino em Guimarães, recebeu perto de 200 pessoas no dia 6 de Junho, para o 10º Jantar Africano, num clima de festa, convívio e boa disposição. Este jantar já se tornou um momento de reencontro e convívio muito aguardado por todos. A decoração do espaço, a deliciosa cachupa, os trajes dos elementos presentes, a presença de um grupo de animação da Guiné fez-nos viajar por terras africanas e fazer a experiência da verdadeira partilha missionária.

A vida dramática dos milhares de imigrantes que têm atravessado o Mar Mediterrâneo foi também lembrada através de uma pequena exposição fotográfica.

O momento foi também aproveitado para divulgar o grupo, suas atividades e objetivos através da apresentação de algumas experiências realizadas.


Ordenações diaconais em Ledalero


O jovem confrade Diominggus Gudinho de Araujo, natural de Timor Leste, com destino missionário para Portugal, foi ordenado diácono hoje, 3 de junho, no Seminário Maior de São Paulo de Ledalero, na Indonésia, juntamente com outros dezasseis colegas verbitas.

D. Vinsensius Sensi Potokota, arcebispo de Ende, presidiu à celebração, que foi concelebrada, entre outos, pelos padres verbitas daquela comunidade.


Novo missionário vindo do Brasil

A província portuguesa dos Missionários do Verbo Divino recebeu um novo missionário vindo do Brasil: o padre Ailton Rodrigues Lopes, SVD. Chegou a Lisboa no dia 1 de junho de 2015. Foi ordenado sacerdote no dia 29 de novembro de 2014 e recebeu Portugal como o seu primeiro destino missionário na Congregação do Verbo Divino. O jovem padre Ailton é natural de Itawhém, na Bahia. Neste momento o mesmo encontra-se na comunidade dos Missionários do Verbo Divino em Lisboa. Vamos acolhê-lo com alegria missionária e fraterna. Ben-vindo a Portugal!  DL


Guarda: Dia da Igreja Diocesana

Celebrou-se no dia 30 de maio de 2015 o Dia da Igreja Diocesana da diocese da Guarda. Centenas de fiéis de toda a diocese reuniram-se ao longo do dia com diversas atividades proporcionadas pela organização. A oração e a adoração ao Santíssimo, bem como vários espaços de evangelização, aconteceram durante a manhã, organizados pelos departamentos e movimentos diocesanos. Algumas Congregações e Institutos missionários presentes na diocese marcaram também presença numa Feira Vocacional que ocorreu na praça da Sé.

Os Missionários do Verbo Divino foram acompanhados pela Ir. Vidhya, missionária Serva do Espírito Santo, vinda de Lisboa para o evento. Às 14 horas iniciou-se o desfile de arciprestados a partir do Jardim Municipal José de Lemos até à Sé, onde culminou com a celebração campal da Eucaristia, presidida por D. Manuel Felício, o prelado local. O dia terminou com um animado concerto da Banda Jota.


Encontro de Amigos do Verbo Divino

em Guimarães

 

Alegria, abraços, missa, mesa partilhada, rancho folclórico... foram elementos que marcaram o encontro de Amigos do Verbo Divino em Guimarães, no passado dia 24 de maio.

O sol ajudou para que o dia fosse de celebração da Missão. Foi recordada a beatificação do bispo mártir, D. Óscar Romero, vivida na véspera em El Salvador. Este exemplo marcante de seguimento do Senhor Jesus, assim como outros, ajudou a assembleia a celebrar o Pentecostes. Era, na verdade, uma assembleia constituída por gente vinda de uma diversidade significativa de paróquias. E foram estas pessoas, e outras que chegaram durante a tarde que, congregadas pelo Verbo Divino, se apresentavam como rosto da missão a acontecer na região norte do país.


Padre Pepe Eguizabal morre em Angola

 

Faleceu na madrugada do passado sábado, 23 de maio,  em Angola o padre Pepe Eguizabal, missionário do Verbo Divino.

Segundo o comunicado distribuído pela congregação em Luanda, o presbítero encontrou morte subida, no Nzeto, na Diocese de Mbaza-Congo, onde se encontrava a orientar um retiro de um mês aos noviços da Congregação do Verbo Divino.

O padre Pepe era de nacionalidade espanhola, chegou a Angola em 1982 e foi o primeiro provincial dos missionários do verbo divino, em Angola. Era formado em Teologia Bíblica e distinguia-se na formação de novas gerações de padres. Em Angola seu génio pastoral era conhecido nas lides académicas, tendo dado o seu contributo na fundação do Centro de Investigação de Ciências Religiosas.


Dia Mundial das Comunicações Sociais destaca papel da família

A família é o tema central da mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2015, que se celebra no domingo, 17 de Maio.

A mensagem do papa é dedicada ao tema "Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor", tema escolhido no contexto do Sínodo dos Bispos sobre a família.

"A família - diz o papa - é o primeiro lugar onde aprendemos a comunicar. Voltar a este momento originário pode-nos ajudar quer a tornar mais autêntica e humana a comunicação, quer a ver a família de um novo ponto de vista".     Clique na imagem para ler a mensagem.


Comissão Nacional Justiça e Paz

Nota sobre a perseguição aos cristãos

A Comissão Nacional de Justiça e Paz acaba de publicar uma nota apelando a todos os cristãos e pessoas de boa vontade para que acompanhem os nossos irmãos que sofrem estes horrores e perseguições e para que não os ignorem. "Neste tempo de oração mais intensa em que recordamos a Paixão e Morte de Jesus Cristo, sejamos firmes na Oração, saibamos levar a Esperança a quem dela necessita e pratiquemos a nossa Caridade através do apoio a todos aqueles que, no terreno, estão junto dos violentados e perseguidos".


Campanha Mãos Missionárias 2015

Os Missionário do Verbo Divino acabam de lançar mais uma Campanha de ajuda às Missões. De Mãos Unidas a campanha passará agora a chamar-se Campanha Mãos Missionárias.

A finalidade é a mesma: sentirmo-nos envolvidos e sujeitos da missão através da partilha solidária com os mais necessitados. Somos convidados a participar na dinâmica missionária da Igreja, sermos “Igreja em saída”, em “estado permanente de missão”, tal como nos desafia o Papa Francisco.

  Clique na imagem para conhecer os projectos

 


Peregrinação Nacional dos Amigos do Verbo Divino


Com o lema “Revestidos de Cristo, enviados em missão”, a família missionária que partilha a espiritualidade de Santo Arnaldo Janssen – Missionários do Verbo Divino, Missionárias Servas do Espírito Santo e Leigos amigos-colaboradores na missão –  organizou a sua peregrinação a Fátima nos dias 18 e 19 de abril.

O primeiro momento de encontro aconteceu no Seminário do Verbo Divino,  no início da tarde de sábado, seguindo-se depois o programa com uma saudação mariana na Capelinha das aparições e a participação no terço, à noite.

No domingo, a Eucaristia no Santuário, foi presidida por D. Nuno Brás, bispo auxiliar do patriarcado de Lisboa. Depois do almoço foi a vivência da tarde missionária, no anfiteatro do Centro Paulo VI, terminando com o envio missionário.
 


Dia diocesano da juventude

em Almodôvar

 

Celebrou-se no dia 28 de março, em Almodôvar, o Dia Diocesano da Juventude organizado pelo Grupo de Jovens de Almodôvar e pela Pastoral Juvenil de Beja, cujo tema foi "Felizes os puros de coração porque verão a Deus".

Cerca de 150 jovens, vindos de diversas partes do Alentejo (Moura, Castro Verde, Ourique, Santiago do Cacém, Beja, Odemira, Ficalho, Cuba, Vila Nova de São Bento, Serpa e Sines), alegraram as ruas e a população de Almodôvar. O encontro teve como base um peddy-paper que permitiu que os jovens ficassem a conhecer as tradições e lendas religiosas de Almodôvar, como é exemplo o milagre do Senhor do Calvário que fez com que a vila ficasse conhecida como a “Vila Negra”, ou ainda a origem dos nomes de algumas ruas. Um dos momentos altos do dia foi o concerto de oração, no Convento de Nossa Senhora da Conceição, tendo o encontro terminado com a procissão dos ramos e eucaristia vespertina do Domingo de Ramos.  Ana Sofia Correia


As Cruzes floridas da Missão

Animação missionária na autoestrada
 

A paróquia de Santa Cristina de Cerzedelo, em parceria com os Missionários do Verbo Divino, concretizou há alguns meses um sonho: A exposição As Cruzes floridas da missão. Da autoria de Sara Lafuente, arquiteta, e Ricardo Cardoso, professor, esta exposição já esteve em vários lugares: igreja de Cerzedelo; Paço dos Duques, Guimarães, santuário de S. Torcato e de Nª Sra da Penha, Guimarães; Hospital de Guimarães; Escola Francisco de Holanda, Guimarães; Escola Secundária, Amares; Jornadas Missionárias, Fátima… e agora, imaginem, numa estação de serviço da autoestrada mais utilizada em Portugal, A1. Durante duas semanas, a partir do dia 13 de março, está na estação de serviço de Pombal no sentido sul-norte. E dali irá para Barcelos, outra estação de serviço na A3.

Lugares para a animação missionária! Por que não uma estação de serviço numa autoestrada?

Pode obter mais informações (texto e fotos) sobre As cruzes floridas da missão em cruzesfloridas.blogspot.pt - P. António Leite


Fátima:

Encontro de pais e familiares SVD


Realizou-se nos dias 14 e 15 de março de 2015, em Fátima, o encontro anual dos pais e familiares dos missionários do Verbo Divino. Dando continuidade à apresentação da internacionalidade e da interculturalidade, caraterísticas próprias da Congregação, o encontro deste ano teve um acento filipino. A comunidade católica filipina em Lisboa, acompanhados pelo seu capelão, o P. Jovito Osalvo, e os dois seminaristas, Charlie Bardaje e Kevin Pizarras, animaram a eucaristia e o momento do encontro com as suas apresentações culturais e religiosas.

Foi um momento de fortalecimento dos laços familiares, congregados num mesmo ideal missionário de S. Arnaldo Janssen. Foi também um momento de olhar a missão com outros horizontes e perspetivas.


Cerimónia em Fátima

homenageia padre Luís Kondor

A Embaixada da Hungria e a Associação Portugal-Hungria para a Cooperação promoveram no dia 7 de março uma homenagem ao padre Luis Kondor, em Fátima, numa cerimónia comemorativa dos 50 anos do Calvário Húngaro, que muito se deve à ação deste sacerdote.

A cerimónia teve início com uma Eucaristia presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima. D. António Marto, seguindo-se a inauguração de uma estátua do padre Kondor na praça com o seu nome, obra do arquiteto Sousa Araújo e, pelas 15h00, no auditório do Hotel Steyler foi proferida uma conferência sobre o Calvário Húngaro, por Marco Daniel Duarte, diretor dos Serviços de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima.

Para além de outras personalidades civis e eclesiásticas nacionais e internacionais estiveram presentes nestes atos o presidente da República da Hungria, János Áder, e o cardeal primaz da Hungria.

Amigo pessoal da Irmã Lúcia e vice-postulador da canonização de Jacinta e Francisco, o padre Luís Kondor nasceu na Hungria em 1928 e, desde criança, sonhou ser missionário. Com 18 anos entrou para a Congregação do Verbo Divino. Fugiu da ocupação russa para a Áustria e, depois, para a Alemanha, onde foi ordenado em 1953 e veio para a casa da congregação na diocese de Leiria em 1954 e aqui se tornou um verdadeiro “apóstolo de Fátima” pelo mundo. Editava também um boletim regular em sete línguas sobre os pastorinhos Francisco e Jacinta, para cuja causa de beatificação foi nomeado vice-postulador em 1960 e que desempenhou até à sua morte, em 2009.

Em 2006 foi agraciado com a insígnia de Comendador da Ordem de Mérito, atribuída pelo então presidente da República, Jorge Sampaio.

   Clique para ler discurso do Presidente da Hungria, Janos Áder.
 


Fátima:

Encontro de paróquias SVD
 

Entre os dias 26 e 27 de janeiro de 2015 ocorreu mais um encontro de paróquias SVD, na casa do Verbo Divino, em Fátima. Estiveram presentes os párocos, capelães (comunidade filipina, hospitalar e militar), superiores locais e coordenadores provinciais das dimensões características (animação missionária; apostolado bíblico; justiça e paz; e comunicação). Estiveram presentes ainda, à semelhança do ano anterior, alguns representantes dos missionários da Consolata, leigos das paróquias de Minde e da Serra de Santo António e, pela primeira vez, Espiritanos e Verbitas da Província de Espanha.

D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, orientou os trabalhos do primeiro dia sob o tema “Evangelização e família”. O mesmo falou sobre o sacramento do matrimónio, da família e dos desafios da evangelização hoje. Partilhou ainda a experiência pastoral levada a cabo na sua diocese sobretudo dos caminhos da renovação pastoral, entre outros, através das “unidades pastorais”.

O segundo dia foi trabalho interno de cada Instituto presente, refletindo no caminho percorrido até ao momento neste campo pastoral. Procurou-se alinhar, entre os Verbitas, algumas linhas de ação transversais a toda a Província, para o seu Plano de ação ad extra, a partir das quatro prioridades pastorais escolhidas (primeira e nova evangelização; família e juventude; promoção da cultura da vida; e justiça social e erradicação da pobreza), como foi pedido pelo último Capítulo Geral.

Os participantes avaliaram positivamente o evento, sublinhando a comunhão entre Institutos missionários e destes com os leigos, e a partilha de diversas experiências pastorais com as suas alegrias, esperanças e desafios.

 

Bíblia Sagrada


Diálogos - Blogue


Relatos da Missão


Nas margens do Amazonas


 

ARNALDO JANSSEN

Cativado e enviado pelo Espírito

 


Agência Ecclesia

 


Logomédia


Passo a Rezar


As mais belas flores


 

Destaques

Ano da Vida Consagrada


CONTACTO SVD

MAIO - JUNHO 

2015


Campanha

Mãos

Missionárias


Curso de

Missiologia 2015


Jornadas Missionárias

 2015


AGENDA JOVEM


Calendário

Missionário 2015


TEXTO NA ÍNTEGRA

Encíclica

LAUDATO SI


A ALEGRIA

DO EVANGELHO


Encíclica

A LUZ DA FÉ


Exposição Missionária


Clique para ampliar

60 anos

em Portugal


 

© Missionários do Verbo Divino - Portugal - 2007
Webdesign: J. Leonel de Sousa - svd