Revestidos de Cristo, enviados em missão

Fátima: 18-19 de abril - Peregrinação Nacional dos Amigos do Verbo Divino


Comissão Nacional Justiça e Paz

Nota sobre a perseguição aos cristãos

A Comissão Nacional de Justiça e Paz acaba de publicar uma nota apelando a todos os cristãos e pessoas de boa vontade para que acompanhem os nossos irmãos que sofrem estes horrores e perseguições e para que não os ignorem. "Neste tempo de oração mais intensa em que recordamos a Paixão e Morte de Jesus Cristo, sejamos firmes na Oração, saibamos levar a Esperança a quem dela necessita e pratiquemos a nossa Caridade através do apoio a todos aqueles que, no terreno, estão junto dos violentados e perseguidos".


Campanha Mãos Missionárias 2015

Os Missionário do Verbo Divino acabam de lançar mais uma Campanha de ajuda às Missões. De Mãos Unidas a campanha passará agora a chamar-se Campanha Mãos Missionárias.

A finalidade é a mesma: sentirmo-nos envolvidos e sujeitos da missão através da partilha solidária com os mais necessitados. Somos convidados a participar na dinâmica missionária da Igreja, sermos “Igreja em saída”, em “estado permanente de missão”, tal como nos desafia o Papa Francisco.

  Clique na imagem para conhecer os projectos

 


Peregrinação Nacional dos Amigos do Verbo Divino
Fátima-18 e 19 de abril de 2015


Sábado:

12.30 hs - Almoço
15.00 hs - Acolhimento (Seminário Verbo Divino)
17.00 hs - Saudação mariana (Capelinha das Aparições)
19.00 hs - Jantar
21.30 hs - Terço (Capelinha das Aparições)


Domingo:

10.00 hs - Terço (Capelinha das Aparições)
11.00 hs - Eucaristia (Santuário)
13.00 hs - Almoço
15.00 hs - Tarde missionária (Anfiteatro Centro Paulo VI)
17.00 hs - Envio


Entre em contacto com os responsáveis da sua região.


Pode obter informações em contacto com:

 Secretariado Missionário: tel. 249 534 116

 

e-mail: proc.missoes.fatima@verbodivino.pt


Dia diocesano da juventude

em Almodôvar

 

Celebrou-se no dia 28 de março, em Almodôvar, o Dia Diocesano da Juventude organizado pelo Grupo de Jovens de Almodôvar e pela Pastoral Juvenil de Beja, cujo tema foi "Felizes os puros de coração porque verão a Deus".

Cerca de 150 jovens, vindos de diversas partes do Alentejo (Moura, Castro Verde, Ourique, Santiago do Cacém, Beja, Odemira, Ficalho, Cuba, Vila Nova de São Bento, Serpa e Sines), alegraram as ruas e a população de Almodôvar. O encontro teve como base um peddy-paper que permitiu que os jovens ficassem a conhecer as tradições e lendas religiosas de Almodôvar, como é exemplo o milagre do Senhor do Calvário que fez com que a vila ficasse conhecida como a “Vila Negra”, ou ainda a origem dos nomes de algumas ruas. Um dos momentos altos do dia foi o concerto de oração, no Convento de Nossa Senhora da Conceição, tendo o encontro terminado com a procissão dos ramos e eucaristia vespertina do Domingo de Ramos.  Ana Sofia Correia


As Cruzes floridas da Missão

Animação missionária na autoestrada
 

A paróquia de Santa Cristina de Cerzedelo, em parceria com os Missionários do Verbo Divino, concretizou há alguns meses um sonho: A exposição As Cruzes floridas da missão. Da autoria de Sara Lafuente, arquiteta, e Ricardo Cardoso, professor, esta exposição já esteve em vários lugares: igreja de Cerzedelo; Paço dos Duques, Guimarães, santuário de S. Torcato e de Nª Sra da Penha, Guimarães; Hospital de Guimarães; Escola Francisco de Holanda, Guimarães; Escola Secundária, Amares; Jornadas Missionárias, Fátima… e agora, imaginem, numa estação de serviço da autoestrada mais utilizada em Portugal, A1. Durante duas semanas, a partir do dia 13 de março, está na estação de serviço de Pombal no sentido sul-norte. E dali irá para Barcelos, outra estação de serviço na A3.

Lugares para a animação missionária! Por que não uma estação de serviço numa autoestrada?

Pode obter mais informações (texto e fotos) sobre As cruzes floridas da missão em cruzesfloridas.blogspot.pt - P. António Leite


Fátima:

Encontro de pais e familiares SVD


Realizou-se nos dias 14 e 15 de março de 2015, em Fátima, o encontro anual dos pais e familiares dos missionários do Verbo Divino. Dando continuidade à apresentação da internacionalidade e da interculturalidade, caraterísticas próprias da Congregação, o encontro deste ano teve um acento filipino. A comunidade católica filipina em Lisboa, acompanhados pelo seu capelão, o P. Jovito Osalvo, e os dois seminaristas, Charlie Bardaje e Kevin Pizarras, animaram a eucaristia e o momento do encontro com as suas apresentações culturais e religiosas.

Foi um momento de fortalecimento dos laços familiares, congregados num mesmo ideal missionário de S. Arnaldo Janssen. Foi também um momento de olhar a missão com outros horizontes e perspetivas.


Óscar Romero beatificado em maio

O arcebispo Óscar Arnulfo Romero, reconhecido mártir pela Congregação para a Causa dos Santos, vai ser beatificado a 23 de maio, segundo o jornal católico Avvenire, que sustenta a informação em declarações prestadas por Vincenzo Paglia, postulador da causa. A celebração deverá realizar-se em San Salvador, capital de El Salvador, onde o prelado trabalhou e onde foi assassinado.

Nascido em agosto de 1917, Romero ficou conhecido por defender os mais pobres e desprotegidos e por manifestar apreço pela Teologia da Libertação. Foi morto a 24 de março de 1980 por elementos de um esquadrão da morte de extrema-direita, quando presidia a uma Eucaristia na capela de um hospital para doentes com cancro.

O arcebispo transformou-se num alvo desses grupos porque pregava a não violência e condenava abertamente as diversas violações dos direitos humanos por parte do governo militar local. Fátima Missionária


Sudão do Sul

De acordo com uma notícia recebida do Sudão do Sul, as três casitas da missão onde os missionários do Verbo Divino habitavam foram queimadas durante a noite de 11 de março. Com alguma dificuldade, os missionários conseguiram sair a tempo de serem devorados pelo fogo. Rezemos pela missão naquele país.


Cerimónia em Fátima

homenageia padre Luís Kondor

A Embaixada da Hungria e a Associação Portugal-Hungria para a Cooperação promoveram no dia 7 de março uma homenagem ao padre Luis Kondor, em Fátima, numa cerimónia comemorativa dos 50 anos do Calvário Húngaro, que muito se deve à ação deste sacerdote.

A cerimónia teve início com uma Eucaristia presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima. D. António Marto, seguindo-se a inauguração de uma estátua do padre Kondor na praça com o seu nome, obra do arquiteto Sousa Araújo e, pelas 15h00, no auditório do Hotel Steyler foi proferida uma conferência sobre o Calvário Húngaro, por Marco Daniel Duarte, diretor dos Serviços de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima.

Para além de outras personalidades civis e eclesiásticas nacionais e internacionais estiveram presentes nestes atos o presidente da República da Hungria, János Áder, e o cardeal primaz da Hungria.

Amigo pessoal da Irmã Lúcia e vice-postulador da canonização de Jacinta e Francisco, o padre Luís Kondor nasceu na Hungria em 1928 e, desde criança, sonhou ser missionário. Com 18 anos entrou para a Congregação do Verbo Divino. Fugiu da ocupação russa para a Áustria e, depois, para a Alemanha, onde foi ordenado em 1953 e veio para a casa da congregação na diocese de Leiria em 1954 e aqui se tornou um verdadeiro “apóstolo de Fátima” pelo mundo. Editava também um boletim regular em sete línguas sobre os pastorinhos Francisco e Jacinta, para cuja causa de beatificação foi nomeado vice-postulador em 1960 e que desempenhou até à sua morte, em 2009.

Em 2006 foi agraciado com a insígnia de Comendador da Ordem de Mérito, atribuída pelo então presidente da República, Jorge Sampaio.

   Clique para ler discurso do Presidente da Hungria, Janos Áder.
 


Quaresma 2015:
Papa convida a superar sentimento de «impotência» face ao mal


Na sua mensagem para a Quaresma deste ano o Papa Francisco desafia a Igreja e a sociedade a superar o “mar da indiferença” que ignora o sofrimento de milhões de pessoas em todo o mundo.

O texto admite que a “tentação da indiferença” se estende a todas as pessoas, perante a dimensão do mal com que se têm de confrontar. “Estamos saturados de notícias e imagens impressionantes que nos relatam o sofrimento humano, sentindo ao mesmo tempo toda a nossa incapacidade de intervir. Que fazer para não nos deixarmos absorver por esta espiral de terror e impotência?”

Segundo o Papa, está em causa uma “atitude egoísta de indiferença” que atingiu uma dimensão mundial, falando mesmo numa “globalização da indiferença”.

Tendo como título «Fortalecei os vossos corações», uma expressão retirada da Carta de São Tiago, a mensagem recorda que os cristãos têm de estar atentos aos problemas e às injustiças que os outros sofrem, rezando por eles e levando ajuda, “com gestos de caridade, tanto a quem vive próximo como a quem está longe”. O próximo “constitui um apelo à conversão”, porque lembra a “fragilidade” da vida de cada um, a sua “dependência de Deus e dos irmãos”.

“Ter um coração misericordioso não significa ter um coração débil. Quem quer ser misericordioso precisa de um coração forte, firme, fechado ao tentador, mas aberto a Deus; um coração que se deixe impregnar pelo Espírito e levar pelos caminhos do amor que conduzem aos irmãos e irmãs; no fundo, um coração pobre, isto é, que conhece as suas limitações e se gasta pelo outro”, precisa o Papa.


Lisboa:

Festa de S. José Freinademetz


A comunidade dos Missionários do Verbo Divino em Lisboa celebrou, no 29 de janeiro de 2015, a festa de São José Freinademetz, o primeiro missionário do Verbo Divino na China. A festa iniciou-se com a celebração eucarística, às 19.30, na capela daquela comunidade, presidida pelo P. José Antunes, SVD, durante a qual também foram instituídos ao Ministério de Leitorado os dois seminaristas angolanos Joaquim Nanga e Daniel Mateque.

Estiveram presentes, nesta ocasião festiva, cerca de 60 convidados: paroquianos da comunidade do Prior Velho e Terraços da Ponte, membros da comunidade filipina, grupo Diálogos, antigos alunos, conhecidos e amigos dos membros da comunidade SVD em Lisboa.
Após a missa, seguiu-se o momento do jantar. A festa terminou pelas 22.30. Foi um momento de partilha e de confraternização.  DL


Fátima:

Encontro de paróquias SVD
 

Entre os dias 26 e 27 de janeiro de 2015 ocorreu mais um encontro de paróquias SVD, na casa do Verbo Divino, em Fátima. Estiveram presentes os párocos, capelães (comunidade filipina, hospitalar e militar), superiores locais e coordenadores provinciais das dimensões características (animação missionária; apostolado bíblico; justiça e paz; e comunicação). Estiveram presentes ainda, à semelhança do ano anterior, alguns representantes dos missionários da Consolata, leigos das paróquias de Minde e da Serra de Santo António e, pela primeira vez, Espiritanos e Verbitas da Província de Espanha.

D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, orientou os trabalhos do primeiro dia sob o tema “Evangelização e família”. O mesmo falou sobre o sacramento do matrimónio, da família e dos desafios da evangelização hoje. Partilhou ainda a experiência pastoral levada a cabo na sua diocese sobretudo dos caminhos da renovação pastoral, entre outros, através das “unidades pastorais”.

O segundo dia foi trabalho interno de cada Instituto presente, refletindo no caminho percorrido até ao momento neste campo pastoral. Procurou-se alinhar, entre os Verbitas, algumas linhas de ação transversais a toda a Província, para o seu Plano de ação ad extra, a partir das quatro prioridades pastorais escolhidas (primeira e nova evangelização; família e juventude; promoção da cultura da vida; e justiça social e erradicação da pobreza), como foi pedido pelo último Capítulo Geral.

Os participantes avaliaram positivamente o evento, sublinhando a comunhão entre Institutos missionários e destes com os leigos, e a partilha de diversas experiências pastorais com as suas alegrias, esperanças e desafios.

 

Bíblia Sagrada


Diálogos - Blogue


Relatos da Missão


Nas margens do Amazonas


 

ARNALDO JANSSEN

Cativado e enviado pelo Espírito

 


Agência Ecclesia

 


Logomédia


Passo a Rezar


As mais belas flores


 

Destaques

Ano da Vida Consagrada


Campanha

Mãos

Missionárias


CONTACTO SVD

MARÇO - ABRIL

 2015


QUARESMA-PÁSCOA

2015


QUARESMA 2015

Mensagem do Papa


AGENDA JOVEM


Calendário

Missionário 2015


Jornadas Missionárias

 2014


A ALEGRIA

DO EVANGELHO


Encíclica

A LUZ DA FÉ


Exposição Missionária


Clique para ampliar

60 anos

em Portugal


 

© Missionários do Verbo Divino - Portugal - 2007
Webdesign: J. Leonel de Sousa - svd