A maior alegria que podemos dar aos homens de hoje é levar-lhes a Boa Nova de Jesus Cristo.


Jovem chinês batizado em Lisboa

No dia 22 de Junho de 2014 realizou-se o batismo do Yue Lei, um jovem chinês, que residiu nos dois últimos anos em Lisboa. Um dia veio à Igreja do Corpo Santo a pedir ao capelão da comunidade filipina, o P. Jovito Osalvo, para lhe ministrar o sacramento de baptismo. Aceitando o pedido, o capelão confiou-me a mim a missão de o preparar para o dito sacramento, através da catequese intensiva durante algumas semanas. Ao longo do caminho da preparação, fui conhecendo a sua história e o desejo de ser um católico.

Na sua família, na China, ele não tinha nenhum contacto com religião católica, além da sua avó que era uma católica zelosa. Veio a Portugal para estudar. Na sua estadia aqui e em algumas das suas viagens a outros países europeus, conheceu muitas pessoas que praticam a religião católica. Tendo visto os seus bons exemplos, ele decidiu ser batizado. Por coincidência, foi no domingo do Bom Pastor que ele veio à nossa igreja a pedir o batismo. Interessante pensar que encontrei um cordeiro que gostava de estar com o seu pastor!

Antes da sua volta para a China, recebeu o sacramento do batismo, na presença das comunidades filipina e inglesa. Andava muito feliz porque o seu pedido foi aceite e o seu desejo foi permitido. Agora ele está na China para continuar o seu estudo. Ali, a Igreja fica um pouco longe da sua casa mas prometeu ir lá o maior tempo possível. Até agora está em contacto connosco pela internet e a amizade continua.    Charlie Bardaje


Padre José Vaz:

Bodas de Ouro sacerdotais

 

A Aldeia da Ponte esteve em festa. Na tarde de domingo, 27 de julho de 2014, toda a aldeia, que viu nascer um dos seus filhos mais ilustres, o P. José Vaz, reuniu-se, primeiramente na celebração da Eucaristia na Igreja Matriz e, depois, no jantar convívio no espaço da “Associação Amigos de Aldeia da Ponte”, para uma celebração de ação de graças pelos 50 anos de sacerdócio daquele missionário verbita, completados no dia 8 de dezembro do ano transato. Associaram-se ainda a este dia festivo os seus colegas do Verbo Divino, os seus conterrâneos sacerdotes, os colegas do trabalho pastoral paroquial daquela zona e numerosos amigos do jubilado. 

A avaliar pelo ambiente aí vivido, num clima de júbilo e de comunhão fraterna e, ainda, pelos testemunhos daqueles que o conhecem mais de perto, foram motivos mais que suficientes para dar graças a Deus pela sua pessoa e pela sua missão na Igreja e na Congregação, como muito bem resumidas no refrão duma canção a ele dedicada: «Eu te dedico esta canção, porque ensinaste a mil corações o verbo amar».    


A SVD com futuro renovado

No dia 20 de julho, perante um grupo de jovens que se preparavam para as ações de voluntariado organizado pelo grupo Diálogos para o tempo de verão, na companhia de familiares e membros da Congregação do Verbo Divino, assim como de algumas das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo, o Rafael Gomes renovou os seus votos de pobreza, castidade e obediência, em Fátima, na capela da Casa Verbo Divino.

Durante a homilia, o Superior Provincial apresentou alguns exemplos atuais da presença dos missionários em diversos contextos que mesmo em situações de violência continuam presentes a acompanhar e a consolar o povo de Deus.


Lisboa: Votos Perpétuos

Os dois seminaristas, Fidel Fallo e Damião Lelo, fizeram os seus votos perpétuos na Congregação do Verbo Divino, no domingo, dia 13 de julho de 2014, na paróquia do Prior Velho, em Lisboa. A celebração, presidida pelo Provincial, padre António Leite, e concelebrada pelos confrades em representação das comunidades, correu num clima de fraternidade e de júbilo. A comunidade do Prior Velho e Terraços da Ponte, as Irmãs missionárias Servas do Espírito Santo, o grupo Diálogos, bem como numerosas pessoas amigas e conhecidas acompanharam estes dois jovens neste ato de entrega incondicional ao serviço da missão.  


Voluntariado missionário 2014

No ano de 2014, 548 jovens e adultos realizam projetos de voluntariado missionário em países em desenvolvimento. Em Portugal são cerca de 992 os que realizam atividades de voluntariado/missão.

Os principais continentes a receber voluntários são a África, a América do Sul, a América Central e a Ásia recebendo 548 voluntários portugueses. Entre projetos de curta e longa duração, Cabo Verde vai acolher 143 voluntários, Moçambique acolhe 94, a Guiné-Bissau acolhe 90, Angola acolhe 74, São Tomé e Príncipe acolhe 78, o Brasil acolhe 45 e Timor-Leste acolhe 14. Para a Zâmbia partem ainda 2 voluntários e para o México partem 4.     Ler mais


Papa divulga mensagem

para o Dia Mundial das Missões 2014

A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou no dia 14 de junho, a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2014. A data será celebrada no dia 19 de Outubro.

Na mensagem o Santo Padre afirma que, ainda hoje, há muitas pessoas que não conhecem Jesus Cristo. Por isso, segundo o Pontífice, a missão ad gentes faz-se tão urgente.

Francisco destaca alguns aspectos do Evangelho de São Lucas, capítulo 10, versículos 21 a 23, para explicar sobre a alegria de Jesus e dos discípulos missionários.  Leia a mensagem na íntegra


Saudações de Angola

Saudações. Estou de regresso depois duma viagem de muitas surpresas e cansaço. Fui com um catequista a uma zona que não temos comunidades para ver as possibilidades começar algumas. A comunidade mais distante fica a 191 quilómetros. Em dois dias, só tivemos uma refeição, não tomamos banho e dormimos no chão. Tudo isso porque, quando o catequista foi anunciar a nossa visita, ninguém acreditou nele porque não tinham visto nenhum padre a chegar lá desde o tempo da guerra. Valeu todo o sacrifício, pois conseguimos iniciar algo em três ou quatro bairros.

Num dos bairros encontramos um velho que tinha uma tenda e rezava lá há já dois anos sozinho acreditando que um dia iam chegar os missionários, enquanto os outros faziam troça dele. Só vendo a alegria deste homem que ficou sem palavras, a nossa dor e cansaço desapareceu. Agora as pessoas acreditam que os homens de Deus vêm visitá-los, só que este ânimo tem que ser acompanhado para que essa semente não se perca. Peço as orações ao Deus que sempre vai à frente de nós a qualquer lugar aonde que vamos. Um abraço. Ashwin.


Filipinos celebram a festa de Kalayaan
 

A Comunidade Filipina comemorou, no dia 15 de junho de 2014, o seu dia nacional da independência e da liberdade da colonização espanhola, a chamada Kalayaan, em Tagalog. A festa de Kalayaan, que teve lugar na casa dos missionários do Verbo Divino em Lisboa, contou com centenas de participantes da origem filipina e simpatizantes de outros países. Iniciou-se com a celebração eucarística, presidida pelo capelão da Comunidade Filipina, o Pe. Jovito Osvaldo.

Após a eucaristia, os participantes realizaram várias atividades de cariz cultural, entre elas: uma exposição, a apresentação da cultura e das danças de cada região do país e outras apresentações criativas, preparadas pela mesma comunidade. O evento, que marcou a unidade e a comunhão dos filipinos, encerrou-se pelas 17 horas.  Damião Lelo


Tortosendo:

Encontro Regional dos AMIVD

 

“Juntos em Missão na mesma Fé” foi o mote que, na tarde de domingo, 15 de junho, congregou num clima de comunhão fraterna, os Amigos do Verbo Divino da região de Tortosendo para o seu habitual encontro anual. Foi um bonito momento de convívio, de sensibilização missionária e também um momento de dar graças ao Senhor da Missão pela colaboração de muitos amigos em prol da solidariedade para com os irmãos mais necessitados.

Na ocasião, foi entregue, na pessoa do padre Joaquim Domingos, um cheque no valor de cinco mil euros para a reconstrução de um pequeno hospital no Benim, em África, projecto da Campanha Mãos Unidas que os amigos da região assumiram ao longo deste ano.


P. José Maria Cardoso:

Bodas de prata sacerdotais

 

Rodeado de familiares e amigos, o P. José Maria Cardoso celebrou as suas bodas de prata sacerdotais no dia 14 de junho de 2014, na igreja paroquial de Fermentões, Guimarães. Na homilia, o P. José Maria foi recordando os seus 25 anos de sacerdote, agradecendo a Deus e a quantos fizeram parte da sua vida nos diferentes lugares onde tem partilhado vida e fé. Recordou ainda que era a celebração dos 25 anos do encontro de família, assim como os 25 anos do lançamento da primeira pedra do centro paroquial.

Na noite anterior foi lançado o livro Ao Largo do P. José Maria, editado pela Casa do Povo de Fermentões. Foi uma noite bonita e solidária, onde também marcaram presença muitos amigos e a que o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Dr. Domingos Bragança, se associou, presidindo ao evento naquela noite.


Guimarães: IX Jantar Africano

O Seminário do Verbo Divino em Guimarães recebeu, mais uma vez, no dia 7 de junho, o Jantar Africano organizado pelo Grupo Diálogos – leigos SVD para a missão. O evento contou com a presença de mais de 200 pessoas num clima de festa, convívio e boa disposição, congregados no lema: “O Mundo é a Nossa Casa”.

A ementa (cachupa), tipicamente africana, não desiludiu as expectativas de quem a saboreou e foi acompanhada pela atuação da Tuna Usalou - Universidade Sénior do Autodidata de Lousada com cerca de 3 dezenas de tunos que cantaram e encantaram com as magníficas vozes e cavaquinhos.

Foi, ainda, possível de ser observada a exposição itinerante das “Cruzes Floridas da Missão”, assente nas Cruzes da Festa que, em Cerzedelo, se celebra em cada ano no primeiro domingo de maio.


Antigos alunos svd

Os antigos alunos svd realizaram o seu encontro anual em Fátima nos dias 31 de maio e 1 de junho.

No sábado viveram com entusiasmo a celebração da Eucaristia, presidida pelo Provincial, P. António Leite, e concelebrada pelos padres Joaquim Teixeira, Devendra Bhuryia, Joaquim Domingos e Elísio Gama. O ofertório foi para ajudar o Centro Nutricional do Liupo, Moçambique.

A noite foi marcada pela participação no Rosário e procissão de velas, no Santuário. Depois foi o convívio bem animado pelo grupo orientado pelo Madeira, grupo que também animara a Eucaristia.

No domingo foi dia de assembleia. A nova Direção da AAVD será presidida por Eduardo Moutinho.


Missionários do Verbo Divino

em Assembleia Provincial

Os missionários do Verbo Divino da Província portuguesa estiveram reunidos em Assembleia, no dia 28 de maio, na Casa do Verbo Divino em Fátima, por ocasião do encerramento da Visita Geral, levada a cabo pelo Vice Superior Geral, P. Robert Kisala, desde o passado dia 8 de maio. Os presentes, num ambiente familiar, escutaram a reflexão do Visitador, fazendo eco da sua visita, sublinhando, entre outros, a partilha da vida e da missão intercultural como uma marca distintiva da Congregação, muito acentuado pelo último Capítulo Geral. O mesmo deixou ainda os seus desafios, animando os confrades para uma entrega generosa à missão concreta nos lugares onde nos encontramos. Houve tempo ainda para a partilha de informações de diversos aspetos da vida da Província.

A Assembleia culminou com a eucaristia de ação de graças pelos 25 anos de sacerdócio do P. José Maria, missionário no Canadá, animada pelos nossos jovens estudantes. Foi também momento de reenvio para a Indonésia dos dois jovens, Selcilius Nuga e Nicodemus Moruk, para continuarem o seu estudo, depois de dois anos de experiência transcultural nesta Província. 


Guimarães:

Encontro Regional dos AMIVD

 
Foi em clima de festa, de partilha e de abertura à Missão que os Amigos do Verbo Divino da zona Norte realizaram, no passado dia 25 de Maio, o seu encontro anual. O ponto alto, a Eucaristia celebrada na parte da manhã na capela, foi presidida pelo Pe. Robert Kisala Conselheiro Geral dos Missionários do Verbo Divino que se encontrava em Portugal em visita oficial. Uma vez que o Pe. Robert Kisala não fala português a Eucaristia foi celebrada em espanhol e inglês, este último idioma traduzido pelo Pe Joaquim. Um misto de várias línguas em comunhão que fez lembrar o Pentecostes. O ofertório com o lema " O Mundo é a Nossa Casa", a cargo do grupo Diálogos, foi uma verdadeira dança dos continentes. Esteve ainda presente o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, o Dr. Domingos Bragança, que desta forma teve oportunidade de estreitar laços e conhecer as actividades desenvolvidas pelos Missionários e respectivos leigos.
O habitual almoço partilhado entre os presentes decorreu num clima de festa e alegria, apesar de algum frio que se fez sentir. Destaque para a actuação de um rancho folclórico durante a tarde, que serviu de desculpa para um "pézinho" de dança entre os presentes.

O encontro não terminou sem uns pingos de chuva  e o habitual frango de churrasco e caldo verde.


Estudantes Verbitas no Dia Nacional

da Faculdade de Teologia

Os nossos estudantes de Teologia, em Lisboa, participaram na celebração do Dia Nacional da Faculdade de Teologia, no dia 23 de maio, em Braga.       

A celebração reuniu os estudantes, os professores e os funcionários, vindos dos três polos da dita faculdade, a saber, Lisboa, Porto e Braga. Participaram cerca de 300 pessoas.

Houve várias actividades em que se desenvolveram a união, a comunhão e a fraternidade. Após o acolhimento, pelas 10h30, na Faculdade de Teologia em Braga, realizaram-se a sessão solene e o almoço. Pelas 14h00, os participantes visitaram a cidade de Braga (Igreja da Santa Cruz, Capela Árvore da vida, Sé Primaz, Museu Pio XII), e participaram na missa na Sé de Braga, presidida por D. Jorge Ortiga. Após a celebração eucarística, aqueles fizeram caminhada pelo centro de Braga. Seguiram-se sarau cultural e jantar. A celebração terminou, pelas 22h00, com fogo de artifício.  Damião Lelo


VIII Caminhada Vocacional

Realizou-se, na Paróquia de São João das Lampas, em Sintra, a oitava Caminhada Vocacional, promovida pelos missionários do Verbo Divino, as irmãs Servas do Espírito Santo e o grupo Diálogos, com o lema «Já o viste?», baseado no evangelho do domingo da Divina Misericórdia. A mesma decorreu entre os dias 25 e 27 de abril de 2014, iniciando-se com um almoço partilhado na comunidade dos missionários do Verbo Divino, em Lisboa. Seguiu-se uma atividade lúdica na parte norte do Parque das Nações, antes da partida para aquela paróquia.     

Participaram cerca de 70 jovens, vindos de todo o país, e foram acolhidos nas famílias da mesma paróquia durante aqueles três dias. Nesta Caminhada, os jovens realizaram várias atividades: oração, reflexão, caminhada e missão. Nesta última, os jovens foram visitar as pessoas no lar de idosos e nas casas, em diversas localidades da mesma paróquia.     

A Caminhada encerou com a celebração eucarística na igreja de São João das Lampas, presidida pelo pároco Pe. Alberto José Oliveira.


Os Amigos do Verbo Divino em Peregrinação a Fátima

Decorreu em Fátima, nos dias 5 e 6 de abril de 2014, a Peregrinação Nacional dos Amigos do Verbo Divino, sob o lema: “Pelo Espírito à Alegria do Evangelho”.

O encontro reuniu cerca de mil participantes, nestes dois dias, entre eles Missionários do Verbo Divino, Missionárias Servas do Espírito Santo e leigos associados a estas duas congregações, acolhendo não só os nacionais mas também outras comunidades estrangeiras presentes no país.

Os pontos altos do encontro, entre outros, foram a Via-sacra nos Valinhos, na tarde de sábado, e a recitação do terço na Capelinha, na noite do mesmo dia. Ainda, a eucaristia dominical no recinto do Santuário, presidida por D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, coincidindo com a peregrinação anual desta diocese, e a tarde missionária no Centro Paulo VI. O salão do “Bom Pastor” tornou-se pequeno para acolher tantos amigos que, durante cerca de duas horas, mostraram a sua riqueza cultural e diversas iniciativas de cariz missionário. Foi uma tarde verdadeiramente missionária.

Por fim, todos foram enviados de novo para as suas comunidades, levando um renovado entusiasmo missionário para testemunhar a alegria do evangelho. 

  Veja fotos aqui


Tortosendo: Noite de Fados

Realizou-se pela pela décima primeira  vez, no dia 22 de março, uma noite de Fados no Seminário do Verbo Divino, em Tortosendo, a favor dum projeto missionário em curso, a saber, a reconstrução de um pequeno hospital no Benim. Registou-se um bom número de participantes. Os fadistas, como habitualmente, atuaram maravilhosamente. O P. Joaquim Domingos, conhecendo aquele hospital e as irmãs responsáveis pelo projeto, deu o seu testemunho sobre a realidade daquele país africano. O mesmo esteve presente como responsável do Secretariado das missões dos missionários do Verbo Divino em Portugal, depois do seu regresso do Brasil, agradecendo a participação e a colaboração de todos.


Pais e familiares svd reunidos em Fátima

Os pais e familiares dos Missionários do Verbo Divino da Província portuguesa estiveram reunidos, no fim de semana de 15 e 16 de março, em Fátima, para mais um encontro anual. Pela 28ª vez se proporcionou este momento de confraternização e de reforçar ainda mais o seu compromisso para com a missão.

O encontro deste ano teve um particular toque indiano. Perante o panorama atual da Província com a presença cada vez mais notável dos missionários vindos de fora, encontros como este proporcionam também momentos de partilha da riqueza cultural e religiosa, entre outras. Neste sentido, os confrades indianos apresentaram, durante a manhã cultural, algumas apresentações, danças e cânticos do seu país. Houve ainda possibilidade de presenciar, durante a Eucaristia - um dos momentos altos do encontro-, os símbolos, os gestos, a maneira de rezar e de celebrar daquele povo. Uma das recordações do encontro foi um pano da Índia chamado chandua, além de um novo livro Missão em rostos e palavras

Os nossos estudantes de Lisboa animaram a eucaristia e o convívio da tarde com os seus animados cânticos.

Padre José Cortes:

Medalha de Mérito Municipal

Por proposta do seu presidente, Paulo Fernandes, a Câmara Municipal do Fundão atribuiu, por unanimidade, a Medalha de Mérito Municipal ao padre José Cortes dos Reis Antunes.

O padre José Cortes é um missionário do Verbo Divino, natural da freguesia de Janeiro de Cima, concelho do Fundão, e é filho de Acácio dos Reis Antunes e de Isaura de Jesus Cortes. Trabalha como missionário na Amazónia (Brasil), já lá vão umas décadas. Ler mais

Oração Bíblica


Diálogos - Blogue


TRAVESSIAS


Relatos da Missão


Nas margens do Amazonas


 

ARNALDO JANSSEN

Cativado e enviado pelo Espírito

 


Agência Ecclesia

 


Logomédia


Passo a Rezar


 

Destaques

Filipinas:

Precisamos

da sua ajuda

CONTACTO SVD

Julho - Agosto 2014


AGENDA JOVEM


Calendário

Missionário 2015


Dia Mundial

das Missões 2014



Jornadas Missionárias

 2014


Curso de

Missiologia 2014


Voluntariado 2014

  INSCRIÇÕES 


Campanha 

Mãos Unidas 2014


Quaresma 2014


A ALEGRIA

DO EVANGELHO


Encíclica

A LUZ DA FÉ


Exposição Missionária


NOVIDADE


Clique para ampliar

60 anos

em Portugal


Ano Centenário


© Missionários do Verbo Divino - Portugal - 2007
Webdesign: J. Leonel de Sousa - svd