A maior alegria que podemos dar aos homens de hoje é levar-lhes a Boa Nova de Jesus Cristo.


Saudações de Angola

Olá

Estou de regresso com alguma notícia e é muito boa. Quando cheguei à missão um dos maiores problemas era a energia. Tínhamos um antigo gerador que não trabalhava. Tentamos recuperá-lo .Fiz de mim um mecânico, mas tudo em vão. Há dois meses decidi bater à porta de pessoas da boa vontade. Eu não esperava uma resposta tão rápida mas, acreditei em Deus. No dia 12 de Setembro o novo gerador chegou à nossa missão. Saímos de Luanda de manhã, chegamos pelas 18 horas e na mesma noite descarregamos o gerador por aqui perto, colocámos em cima do pneu do camião e puxaámos o pneu com o carro até à missão. No dia seguinte, metemos o gerador no seu lugar. O trabalho foi duro e chegou um momento ao terminar o trabalho que não conseguia ver nada. Mas a alegria, parece que cura tudo. É tão bom ver a energia na missão. No domingo, tivemos a festa em Kakolo e tive que tomar comprimidos para estar na missa. Agora estou a recuperar. Que Deus abençoe todas as pessoas que foram generosas com as suas contribuições e obrigado pelas orações.   Ashwin

Terraços da Ponte:

Festa da Nossa Senhora de Nazaré

 

No início deste mês, a 7 de setembro de 2014, realizou-se a festa da Nossa Senhora de Nazaré, de origem são-tomense, na Comunidade de Terraços da Ponte. A festa iniciou-se com a celebração eucarística no recinto da Comunidade, presidida pelo Pe. Constantino Malu SVD, acompanhado pelo Pe. Romualdo, CMF, seguida de procissão em honra da Nossa Senhora de Nazaré.

Estiveram presentes, neste momento festivo, os cristãos da Comunidade de Terraços da Ponte, o presidente da Junta de freguesia do Prior Velho e alguns seminaristas SVD da comunidade de Lisboa.

O tema desta celebração foi o de ser profeta. O Pe. Romualdo salientou, na sua homilia, que “nós, cristãos, temos que ser profetas no anúncio da Boa Nova. Um profeta está sempre vigilante nas coisas boas e más. Mas o que o profeta tem de anunciar é a boa notícia. O profeta é aquele que leva o amor, a caridade”.

Após a celebração eucarística, seguiu-se o almoço. A festa continuou com a tarde cultural, e encerrou-se pelas 18 horas.   Damião Lelo


Caminhos e Sorrisos 2014

 

"O grupo Diálogos - Leigos SVD para a Missão esteve com as comunidades de Terraços da Ponte e Prior Velho, em Loures, de 1 a 10 de Agosto, no projeto de voluntariado "Caminhos e Sorrisos 2014". Este grupo contou com treze voluntários, oriundos de diversas zonas do país, onde a missão principal foi sair dos seus esquemas limitados e descobrir algo de novo nas crianças e jovens destas comunidades.

Foi um projeto muito enriquecedor pois ajudou-nos a alargar horizontes, face a outras realidades. Terminámos  o projeto, com o sentimento de que a nossa missão foi cumprida: espalhar magia e desencadear sorrisos em cada rosto que se cruzou connosco.
"Caminhos e sorrisos" transformou simples encontros em momentos inesquecíveis!"


P. José Hipólito Jerónimo:

Bodas de Ouro Sacerdotais

 

O P. José Hipólito Jerónimo celebrou os seus 50 anos da ordenação sacerdotal, completados no passado dia 2 de agosto. A celebração ocorreu na sua terra natal, S. Vicente da Beira, no domingo, dia 10 de agosto de 2014. D. Manuel Felício, bispo da Guarda, presidiu a eucaristia, contando com as presenças do Provincial dos Missionários do Verbo Divino em Portugal, P. António Leite, o pároco local, P. José Manuel Figueiredo, os confrades verbitas, entre eles o P. Lorenzo Goyeneche, colega de longa data do P. Jerónimo, da Província de Espanha. Estiveram presentes ainda um grande número de familiares, conterrâneos, amigos e conhecidos.

O ambiente festivo prolongou-se pela tarde com o almoço e um animado convívio onde não faltaram música e boa disposição entre os presentes. É de notar que, como foi anteriormente noticiado, o jubilado apresentou o seu livro de autobiografia intitulado “O Zé do Casalito”.       


Diálogos SVD rumo a Angola

"Partiram no sábado rumo a Angola, onde ficarão no mês de Agosto. A eles juntou-se a Irmã Quinta Dinis, SSPs. Vão para duas comunidades muito distantes entre si. Um grupo vai para Caungula, Lunda Norte. Os outros vão para a comunidade do Sendi, no Lubango.

São membros do grupo Diálogos, Leigos SVD para a Missão, que partem "porque o mundo é a nossa casa". que partem porque o amor se dá e vive na entrega ao outro, na generosidade do ir ao encontro, perto ou tão longe quanto as pequenas comunidades que vão encontrar, em aldeias tão distantes...partem porque as crianças querem sorrisos, atividades, animação, partem porque as comunidades onde vão viver partilham fé e esperança e a Alegria de quem Vive o Evangelho.

Gabriela, Ana, Jorge, Davide, Fátima e Irmã Quintinha, são os seus nomes e partem porque "às vezes o Amor é tão forte que abre caminho para que o impossível possa acontecer". Com eles tantos ficam cá mas permanecem juntos em oração.


Jovem chinês batizado em Lisboa

No dia 22 de Junho de 2014 realizou-se o batismo do Yue Lei, um jovem chinês, que residiu nos dois últimos anos em Lisboa. Um dia veio à Igreja do Corpo Santo a pedir ao capelão da comunidade filipina, o P. Jovito Osalvo, para lhe ministrar o sacramento de baptismo. Aceitando o pedido, o capelão confiou-me a mim a missão de o preparar para o dito sacramento, através da catequese intensiva durante algumas semanas. Ao longo do caminho da preparação, fui conhecendo a sua história e o desejo de ser um católico.

Na sua família, na China, ele não tinha nenhum contacto com religião católica, além da sua avó que era uma católica zelosa. Veio a Portugal para estudar. Na sua estadia aqui e em algumas das suas viagens a outros países europeus, conheceu muitas pessoas que praticam a religião católica. Tendo visto os seus bons exemplos, ele decidiu ser batizado. Por coincidência, foi no domingo do Bom Pastor que ele veio à nossa igreja a pedir o batismo. Interessante pensar que encontrei um cordeiro que gostava de estar com o seu pastor!

Antes da sua volta para a China, recebeu o sacramento do batismo, na presença das comunidades filipina e inglesa. Andava muito feliz porque o seu pedido foi aceite e o seu desejo foi permitido. Agora ele está na China para continuar o seu estudo. Ali, a Igreja fica um pouco longe da sua casa mas prometeu ir lá o maior tempo possível. Até agora está em contacto connosco pela internet e a amizade continua.    Charlie Bardaje


Padre José Vaz:

Bodas de Ouro sacerdotais

 

A Aldeia da Ponte esteve em festa. Na tarde de domingo, 27 de julho de 2014, toda a aldeia, que viu nascer um dos seus filhos mais ilustres, o P. José Vaz, reuniu-se, primeiramente na celebração da Eucaristia na Igreja Matriz e, depois, no jantar convívio no espaço da “Associação Amigos de Aldeia da Ponte”, para uma celebração de ação de graças pelos 50 anos de sacerdócio daquele missionário verbita, completados no dia 8 de dezembro do ano transato. Associaram-se ainda a este dia festivo os seus colegas do Verbo Divino, os seus conterrâneos sacerdotes, os colegas do trabalho pastoral paroquial daquela zona e numerosos amigos do jubilado. 

A avaliar pelo ambiente aí vivido, num clima de júbilo e de comunhão fraterna e, ainda, pelos testemunhos daqueles que o conhecem mais de perto, foram motivos mais que suficientes para dar graças a Deus pela sua pessoa e pela sua missão na Igreja e na Congregação, como muito bem resumidas no refrão duma canção a ele dedicada: «Eu te dedico esta canção, porque ensinaste a mil corações o verbo amar».    


Lisboa: Votos Perpétuos

Os dois seminaristas, Fidel Fallo e Damião Lelo, fizeram os seus votos perpétuos na Congregação do Verbo Divino, no domingo, dia 13 de julho de 2014, na paróquia do Prior Velho, em Lisboa. A celebração, presidida pelo Provincial, padre António Leite, e concelebrada pelos confrades em representação das comunidades, correu num clima de fraternidade e de júbilo. A comunidade do Prior Velho e Terraços da Ponte, as Irmãs missionárias Servas do Espírito Santo, o grupo Diálogos, bem como numerosas pessoas amigas e conhecidas acompanharam estes dois jovens neste ato de entrega incondicional ao serviço da missão.  


Voluntariado missionário 2014

No ano de 2014, 548 jovens e adultos realizam projetos de voluntariado missionário em países em desenvolvimento. Em Portugal são cerca de 992 os que realizam atividades de voluntariado/missão.

Os principais continentes a receber voluntários são a África, a América do Sul, a América Central e a Ásia recebendo 548 voluntários portugueses. Entre projetos de curta e longa duração, Cabo Verde vai acolher 143 voluntários, Moçambique acolhe 94, a Guiné-Bissau acolhe 90, Angola acolhe 74, São Tomé e Príncipe acolhe 78, o Brasil acolhe 45 e Timor-Leste acolhe 14. Para a Zâmbia partem ainda 2 voluntários e para o México partem 4.     Ler mais


Papa divulga mensagem

para o Dia Mundial das Missões 2014

A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou no dia 14 de junho, a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2014. A data será celebrada no dia 19 de Outubro.

Na mensagem o Santo Padre afirma que, ainda hoje, há muitas pessoas que não conhecem Jesus Cristo. Por isso, segundo o Pontífice, a missão ad gentes faz-se tão urgente.

Francisco destaca alguns aspectos do Evangelho de São Lucas, capítulo 10, versículos 21 a 23, para explicar sobre a alegria de Jesus e dos discípulos missionários.  Leia a mensagem na íntegra


P. José Maria Cardoso:

Bodas de prata sacerdotais

 

Rodeado de familiares e amigos, o P. José Maria Cardoso celebrou as suas bodas de prata sacerdotais no dia 14 de junho de 2014, na igreja paroquial de Fermentões, Guimarães. Na homilia, o P. José Maria foi recordando os seus 25 anos de sacerdote, agradecendo a Deus e a quantos fizeram parte da sua vida nos diferentes lugares onde tem partilhado vida e fé. Recordou ainda que era a celebração dos 25 anos do encontro de família, assim como os 25 anos do lançamento da primeira pedra do centro paroquial.

Na noite anterior foi lançado o livro Ao Largo do P. José Maria, editado pela Casa do Povo de Fermentões. Foi uma noite bonita e solidária, onde também marcaram presença muitos amigos e a que o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Dr. Domingos Bragança, se associou, presidindo ao evento naquela noite.


Missionários do Verbo Divino

em Assembleia Provincial

Os missionários do Verbo Divino da Província portuguesa estiveram reunidos em Assembleia, no dia 28 de maio, na Casa do Verbo Divino em Fátima, por ocasião do encerramento da Visita Geral, levada a cabo pelo Vice Superior Geral, P. Robert Kisala, desde o passado dia 8 de maio. Os presentes, num ambiente familiar, escutaram a reflexão do Visitador, fazendo eco da sua visita, sublinhando, entre outros, a partilha da vida e da missão intercultural como uma marca distintiva da Congregação, muito acentuado pelo último Capítulo Geral. O mesmo deixou ainda os seus desafios, animando os confrades para uma entrega generosa à missão concreta nos lugares onde nos encontramos. Houve tempo ainda para a partilha de informações de diversos aspetos da vida da Província.

A Assembleia culminou com a eucaristia de ação de graças pelos 25 anos de sacerdócio do P. José Maria, missionário no Canadá, animada pelos nossos jovens estudantes. Foi também momento de reenvio para a Indonésia dos dois jovens, Selcilius Nuga e Nicodemus Moruk, para continuarem o seu estudo, depois de dois anos de experiência transcultural nesta Província. 


Os Amigos do Verbo Divino em Peregrinação a Fátima

Decorreu em Fátima, nos dias 5 e 6 de abril de 2014, a Peregrinação Nacional dos Amigos do Verbo Divino, sob o lema: “Pelo Espírito à Alegria do Evangelho”.

O encontro reuniu cerca de mil participantes, nestes dois dias, entre eles Missionários do Verbo Divino, Missionárias Servas do Espírito Santo e leigos associados a estas duas congregações, acolhendo não só os nacionais mas também outras comunidades estrangeiras presentes no país.

Os pontos altos do encontro, entre outros, foram a Via-sacra nos Valinhos, na tarde de sábado, e a recitação do terço na Capelinha, na noite do mesmo dia. Ainda, a eucaristia dominical no recinto do Santuário, presidida por D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, coincidindo com a peregrinação anual desta diocese, e a tarde missionária no Centro Paulo VI. O salão do “Bom Pastor” tornou-se pequeno para acolher tantos amigos que, durante cerca de duas horas, mostraram a sua riqueza cultural e diversas iniciativas de cariz missionário. Foi uma tarde verdadeiramente missionária.

Por fim, todos foram enviados de novo para as suas comunidades, levando um renovado entusiasmo missionário para testemunhar a alegria do evangelho. 

  Veja fotos aqui


Padre José Cortes:

Medalha de Mérito Municipal

Por proposta do seu presidente, Paulo Fernandes, a Câmara Municipal do Fundão atribuiu, por unanimidade, a Medalha de Mérito Municipal ao padre José Cortes dos Reis Antunes.

O padre José Cortes é um missionário do Verbo Divino, natural da freguesia de Janeiro de Cima, concelho do Fundão, e é filho de Acácio dos Reis Antunes e de Isaura de Jesus Cortes. Trabalha como missionário na Amazónia (Brasil), já lá vão umas décadas. Ler mais

Oração Bíblica


Diálogos - Blogue


TRAVESSIAS


Relatos da Missão


Nas margens do Amazonas


 

ARNALDO JANSSEN

Cativado e enviado pelo Espírito

 


Agência Ecclesia

 


Logomédia


Passo a Rezar


As mais belas flores


 

Destaques

Filipinas:

Precisamos

da sua ajuda

CONTACTO SVD

Julho - Agosto 2014


AGENDA JOVEM


Calendário

Missionário 2015


Jornadas Missionárias

 2014


Dia Mundial

das Missões 2014



Voluntariado 2014

  INSCRIÇÕES 


Campanha 

Mãos Unidas 2014


Quaresma 2014


A ALEGRIA

DO EVANGELHO


Encíclica

A LUZ DA FÉ


Exposição Missionária


Clique para ampliar

60 anos

em Portugal


 

© Missionários do Verbo Divino - Portugal - 2007
Webdesign: J. Leonel de Sousa - svd