Home


Notícias


Quem somos


O Fundador


Onde estamos


Portugal

    Guimarães

     Fátima

     Tortosendo

     Lisboa

     Almodôvar

     Prior Velho


Publicações

    Contacto SVD

     SVD ao Encontro

     AgendaJovem


Mãos Unidas


CAVIM


Bíblia


Pastoral Vocacional


Justiça e Paz


AMIVD


Diálogos


Antigos Alunos

     Lux Mundi


Evangelho do dia


Intenções

    Missionárias


Links


Contactos


Galeria de Fotos


Relatos da Missão

Colóquio

 Cristianismo no Japão

 

 

Missionárias Servas do Espírito Santo

da Adoração Perpétua

 



Consciente da necessidade da oração na obra missionária da Igreja, Arnaldo Janssen fundou, em 1896, a congregação das irmãs Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua.

O seu serviço à missão seria rezar dia e noite pela Igreja e especialmente pelas outras duas congregações missionárias, mantendo um serviço ininterrupto de adoração ao Santíssimo Sacramento.

Hoje rezam, dedicam-se e trabalham umas 400 Irmãs adoradoras espalhadas em quatro Continentes, em vinte conventos existentes nos EUA, Argentina, Brasil, Alemanha, Holanda, Polónia, Filipinas, Índia, Indonésia e Togo.
 

 

 

 

 


 

 

 

 

Para Arnaldo Janssen "todo trabalho pelo Reino de Deus é, antes de tudo e em primeiro lugar, um compromisso de oração". Por isso, desde o princípio, pensou num certo estilo de adoração perpétua na "Congregação do Verbo Divino" (SVD), que teve em Steyl em 1875 com a abertura do primeiro Seminário Missionário na Alemanha. Em 1889 fundou a Congregação das Irmãs Missionárias "Servas do Espírito Santo". Mais tarde, com sua terceira fundação, Arnaldo Janssen, pode finalmente realizar seu ardente desejo: o dia 8 de Dezembro de 1896 colocou a pedra fundamental da terceira comunidade dentro da família religiosa de Steyl, as "Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua".

As primeiras candidatas para o novo ramo vieram da jovem comunidade das Irmãs Missionárias. Entre as seis primeiras Irmãs adoradoras que receberam o hábito religioso corde-rosa - símbolo do amor ardoroso do Espírito Santo - estava a Irmã Maria Micaele (Adolfine Tönnies), uma professora com dez anos de experiência numa escola missionária da diáspora numa cidade ao Norte da Alemanha. O Fundador lhe confiou a direcção da recém fundada comunidade. Sem deixar de ser voluntariosa, era prudente e previdente, além de possuir profunda piedade e ser dotada de uma inquebrantável confiança em Deus. Trabalhou incansavelmente na formação interior e exterior da Congregação e, com razão, é considerada sua Co-fundadora. Na morte, que ocorreu a 25 de Fevereiro de 1934, existiam, além da Casa Mãe em Steyl, construída por ela, outros sete Conventos nos EUA, Alemanha, Holanda, Filipinas e China.

Hoje rezam, dedicam-se e trabalham umas 400 Irmãs adoradoras espalhadas em quatro Continentes, em vinte Conventos existentes nos EUA, Argentina, Brasil, Alemanha, Holanda, Polónia, Filipinas, Índia, Indonésia e Togo.

A Congregação, como afirmam as Constituições, foi fundada por inspiração do Espírito Santo. "A serviço da evangelização e da santificação dos sacerdotes, devemos cultivar uma vida de perseverante oração e de serviço gratuito inspirado em profunda fé. Diante do Santíssimo Sacramento, sinal visível do amor infinito de Deus Uno e Trino, devemos louvar sem cessar a bondade e misericórdia de Deus, convidando a todos a se unirem à nossa adoração" (Prólogo das Constituições).

Pelos três votos de castidade consagrada, pobreza evangélica e obediência apostólica, "adquirimos maior firmeza e liberdade para amar a Deus de coração indiviso e dedicar-nos inteiramente às companheiras de vocação... Nossa vida... unida à Vítima de nossa redenção, se torna fecunda para o nosso apostolado" (Con.201).

"Realizamos nossa vocação numa vida que, sob a orientação do Espírito Santo, se volta inteiramente à contemplação mediante um constante desaparecer, confiantes no amor de Deus Uno e Trino e no mistério da salvação" (Con.105). Desta forma testemunhamos que Deus é o centro de tudo quanto existe e que "só nele repousa o coração humano" (Con.105), de tal maneira que, ante a luz do Verbo e o Espírito da graça afastem-se as trevas do pecado e a noite da incredulidade e o Coração de Jesus viva no coração de todas as pessoas (Arnaldo Janssen).
 

Arnaldo Janssen


 

Irmã

Maria Michaela


 

 

© Missionários do Verbo Divino - Portugal - 2007
Webdesign: J. Leonel de Sousa - svd