Home


Notícias


Quem somos


O Fundador


Onde estamos


Portugal

    Guimarães

     Fátima

     Tortosendo

     Lisboa

     Almodôvar

     Prior Velho

     Nisa


Publicações

    Contacto SVD

     SVD ao Encontro

     AgendaJovem


Mãos Unidas


CAVIM


Bíblia


Pastoral Vocacional


Justiça e Paz


AMIVD


Diálogos


Antigos Alunos

     Lux Mundi


Evangelho do dia


Intenções

    Missionárias


Links


Contactos


Galeria de Fotos


Relatos da Missão

Colóquio

 Cristianismo no Japão

 

 

Os Missionários do Verbo Divino em Nisa

Praça da República, 98-D
6050-350 Nisa
Tel. 245 412 338

Procissão dos Passos em Nisa

No domingo, dia 23 de março de 2014, a comunidade paroquial de Nisa realizou, uma vez mais, a tradicional procissão do Senhor dos Passos. A primeira etapa da procissão iniciou-se pelas 10.30h, da capela do Calvário para a Igreja Matriz, terminando com a Eucaristia dominical. O padre António Leite, SVD presidiu a celebração, assim como toda a procissão, acompanhado pelos párocos, padres  Jacinto Baginsky e Sebastião Joseph e, ainda, pelo  jovem padre Tomás Lasi, SVD.

A procissão retomou-se, pelas 16.00h, percorrendo as sete estações da Vila. Um mar de gente peregrinou, fiel e devotamente, seguindo os passos do Senhor. Foi uma manifestação de fé muito calorosa. O sermão do pregador tocou muito pelo dom do Senhor e correu no coração do povo. O povo regressou às suas casas com um renovado entusiamo quaresmal.  Elly Nuga


Festa de Natal da Catequese

A catequese da nossa paróquia realizou no dia 18 de Dezembro de 2013 mais uma festa de Natal.

Às 18h00 na Igreja do Espirito Santo deu-se início à Celebração da Eucaristia com a participação dos catequistas, catequizandos e seus familiares.

No final da Eucaristia alguns grupos da catequese (1º, 2º e 4º anos) apresentaram canções e representações alusivas ao Natal.

Já no salão do Calvário, após uma oração da família e uma representação preparada pelos catequistas, seguiu-se um lanche-convívio.

Nesta época Natalícia não há diferenças entre os Cristãos, não importa se se é criança, jovem ou adulto, não importa se se é rico, pobre ou remediado - todos festejamos juntos a alegria do verdadeiro Amor, a alegria do nascimento do Menino Jesus que veio para nos ensinar um Mandamento Novo, o Mandamento do AMOR. Esta é verdadeiramente a magia do Natal.

Agradecemos a forte participação das nossas crianças, jovens e seus familiares, desejando a todos um feliz e Santo Natal.  Manuela Anselmo


Dia Mundial Missionário celebrado em Nisa

A comunidade paroquial de Nisa associou-se, no passado domingo (20 de Outubro) às celebrações do Dia Mundial das Missões que se celebra todos os anos no penúltimo domingo do mês de Outubro.

A Eucaristia, cuja animação esteve ao cargo do recém-formado grupo missionário dos AMIVD (Amigos do Verbo Divino) teve uma coreografia e encenação que pretendia aproximar a assembleia do ideal e penetrar melhor na dimensão missionária da Igreja e de cada batizado. A homilia, tendo por base a mensagem do Papa Francisco para este dia, chamou a atenção para o inestimável dom da fé que recebemos no Batismo e que catapulta a nossa vida para níveis mais altos do sentido, da beleza e da qualidade. Este dom não pode ser guardado, sob a pena de se atrofiar; pelo contrário, tem que ser partilhado ao anunciar a Boa Notícia que Jesus Cristo nos trouxe. A festividade de toda a celebração foi confirmada pela excelente execução dos cânticos por parte do Grupo de Jovens de Nisa. O ofertório recolhido neste dia será enviado para as Obras Missionárias Pontifícias que o irão canalizar para os territórios missionários mais carenciados.

No prolongamento da Eucaristia, o mesmo grupo missionário organizou, na parte da tarde, uma oração missionária. Esta oração, realizada na Igreja matriz, contou com uma considerável participação de paroquianos que puderam refletir, cantar e rezar pelas missões e por missionários e missionárias espalhados pelo mundo fora. Após a oração, teve lugar um momento de convívio onde cada um pode contribuir materialmente, em troca de saborosos doces e de um excelente chã, para um projeto missionário ainda por determinar.


Nisa vive 3ª Jornada Missionária Diocesana


CLIQUE PARA AMPLIAR
A 3ª Jornada Missionária Diocesana (Portalegre-Castelo Branco) realizou-se em Nisa no dia 22 deste mês de Outubro. A Vila e as suas gentes acolheram umas centenas de pessoas, particularmente adolescentes e jovens, vindos de diferentes paróquias desta diocese. Depois das boas-vindas, divididos em três grupos etários, dirigiram-se para três locais de trabalho e reflexão, onde não faltaram dinâmicas de grupo relacionadas com a missão.

A Eucaristia, celebrada no pavilhão desportivo transformado para o efeito, com amor e dedicação, em verdadeira catedral, foi o ponto alto da Jornada. Presidida por D. Antonino, que acompanhou toda a Jornada, foi participada por cerca de 700 pessoas. À noite, uma vigília de oração na igreja do Espírito Santo, bem preparada e vivida, encheu os corações de muitas dezenas de pessoas.

No dia seguinte, dia mundial das missões, na missa presidida pelo bispo diocesano, transmitida pela TVI, D. Antonino recordou que o anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo, mais do que programas e tarefa, é paixão e vida, despojamento e serviço, testemunho e diaconia libertadora, “a partir de Cristo, com Cristo, como Cristo”.


Caminhada Vocacional

Pelo quinto ano consecutivo, realizou-se a Caminhada Vocacional organizada pelos Missionários do Verbo Divino, Missionárias Servas do Espírito Santo e grupo Diálogos, em Nisa entre os dias 20 e 22 de Maio de 2011. Esta caminhada teve como lema “Dá-me de beber”, tema que confluiu nas “sedes” que sentimos na nossa vida e nas “sedes” que o mundo sente. Estiveram presentes cerca de 50 jovens, de diferentes pontos do país, que foram acolhidos em casas de famílias residentes em Nisa.

Num espírito de oração, esforço, partilha e alegria constante, a caminhada realizou-se desde o Arneiro até ao Santuário de Nossa Senhora da Graça. Durante o caminho e já no Santuário realizaram-se diferentes momentos de reflexão/partilha sempre acompanhados com cânticos.
O momento central de domingo foi a celebração da Eucaristia na Igreja Matriz de Nisa onde nos congregamos caminhantes, famílias de acolhimento e a comunidade paroquial de Nisa.

Os laços de amizades que se criaram e os sorrisos e olhares que irradiavam felicidade pelo êxito do esforço que a caminhada nos exigiu foram o lado visível que com Ele ao nosso lado podemos continuar o nosso caminho de samaritanas. “Dá-me de beber”, Senhor pois o caminho é longo e árduo e precisamos de Ti em cada passo que damos.


Nisa em festa: tomada de posse dos novos párocos

No passado domingo, 19 de Setembro, na Igreja Matriz de Nisa, tomaram posse os Padres Jacinto Baginski (Jacek Cezary Baginski), natural da Polónia e Sebastião José (Sebastian Joseph Koottyanickal), natural da Índia, ambos da Congregação dos Missionários do Verbo Divino (SVD), que foram nomeados Párocos “in solidum” das paróquias do Espírito Santo de Nisa, Nossa Senhora da Graça de Nisa, São Matias do Cacheiro, São Simão do Pé da Serra, Santa Ana de Santana e Nossa Senhora da Graça de Montalvão, de Santiago Maior de Amieira do Tejo e Nossa Senhora da Graça de Arez, Arciprestado de Ponte de Sor, ficando como Moderador da Equipa o Padre Jacinto Baginsky.
 

História

SVD em Portugal


 

Guimarães


 

Fátima


 

Tortosendo



Lisboa


 

Almodôvar


 

Prior Velho


 

Nisa


 

 

© Missionários do Verbo Divino - Portugal - 2007
Webdesign: J. Leonel de Sousa - svd