Home


Notícias


Quem somos


O Fundador


Onde estamos


Portugal

    Guimarães

     Fátima

     Tortosendo

     Lisboa

     Almodôvar

     Prior Velho

     Nisa


Publicações

    Contacto SVD

     SVD ao Encontro

     AgendaJovem


Mãos Unidas


CAVIM


Bíblia


Pastoral Vocacional


Justiça e Paz


AMIVD


Diálogos


Antigos Alunos

     Lux Mundi


Evangelho do dia


Intenções

    Missionárias


Links


Contactos


Galeria de Fotos


Relatos da Missão

Colóquio

 Cristianismo no Japão

 

 

Os Missionários do Verbo Divino em Portugal

GUIMARÃES FÁTIMA TORTOSENDO LISBOA ALMODÔVAR NISA

Os Missionários do Verbo Divino vieram para Portugal, na década de quarenta, com dois objectivos muito claros: contribuir com o seu carisma para uma maior consciencialização missionária do povo português e promover as vocações missionárias.

Tudo começou em 1949, numa velha casa da Quinta do Prazo, nas imediações de Tortosendo. Vindo do Brasil, o P. Caio de Castro lança-se ao trabalho e consegue reunir um grupo de 35 alunos, que no Outono desse ano iniciam o ano lectivo. Começa-se na maior pobreza. Faltava quase tudo. Com o tempo, o prédio foi aumentando e hoje ergue-se ali, na encosta da Serra da Estrela, uma casa acolhedora e confortável.

Muitos dos que hoje são padres da Congregação em Portugal e nas missões começaram no Seminário de Tortosendo os seus estudos. Os dois primeiros padres portugueses da SVD entraram ali em 1949.

Devido ao bom acolhimento da ideia missionária, depois de Tortosendo, os Missionários do Verbo Divino depressa estenderam a sua presença a outros pontos do país.

A 25 de Março de 1952 é inaugurado o Seminário de Guimarães, no antigo convento dos monges Jerónimos de S. Marinha da Costa. A precaridade das instalações e falta de espaço, leva-os construir em Azurém, um amplo e moderno edifício, que passam a ocupar desde 1962.

Em 1953, começa a construção da 3ª casa da SVD em Portugal. O local escolhido é Fátima. A 13 de Maio desse ano é colocada e benzida a primeira pedra. O edifício ergue-se em poucos meses e, a 20 de Setembro de 1954, começa o ano lectivo com 139 alunos. Neste mesmo ano de 1954, tomam hábito os dez primeiros noviços da Congregação em Portugal.

Em 1968 nasce a Residência do Verbo Divino, em Lisboa, onde os seminaristas maiores concluem actualmente os seus estudos de Teologia.

Mais tarde, em 1993, assumem a Região Pastoral de Almodôvar, no Baixo Alentejo.


Comprometidos com a Igreja
na sua dimensão missionária, estamos empenhados:


Na animação missionária, procurando, dos mais diversos modos, despertar e sensibilizar todos cristãos para a dimensão missionária da Igreja.

Na pastoral juvenil e vocacional, orientando e incentivando os jovens a aderirem a Jesus Cristo, procurando abri-los à perspectiva de uma vocação de serviço eclesial, e acompanhando os que se sintam chamados à vida missionária, como padres ou como irmãos.

Na pastoral universitária, confrontando os desafios que a ciência e o mundo moderno colocam à fé hoje.

Na
promoção da paz e da justiça, procurando estar junto dos sem voz e sem direitos, nomeadamente os emigrantes do Terceiro Mundo na periferia de Lisboa.

Na
pastoral paroquial, através do nosso compromisso nas zonas pastorais de Almodôvar e Nisa (Alentejo), e nas paróquias do Prior Velho (Lisboa), Tortosendo, Unhais da Serra e Cortes do Meio (Guarda) e S. Torcato, Gonça, Gominhães, Rendufe e São Cosme (Guimarães).

Na recolha de meios económicos, através da campanha «MÃOS UNIDAS» e outros meios, a fim de potenciar o trabalho missionário junto dos mais pobres

Na
pastoral dos meios de comunicação social. Em Portugal, além de outras publicações de menor vulto, os Missionários do Verbo Divino editam a AGENDA JOVEM e o CONTACTO SVD, publicação bimestral de sensibilização missionária, que serve de elo de ligação entre a grande família dos «amigos do Verbo Divino» em Portugal. Além destas, os jovens estudantes de Lisboa editam o SVD AO ENCONTRO.
 

História

SVD em Portugal


 

Guimarães


Fátima


Tortosendo


Lisboa


Almodôvar


Prior Velho


Nisa


Minde


Aveiro

S. João de Loure

© Missionários do Verbo Divino - Portugal - 2007
Webdesign: J. Leonel de Sousa - svd