HOME |

 QUEM SOMOS |

CONTACTOS|

LINKS SVD


Relatos da Missão

 

Libéria: Tomar banho à luz das velas
Miguel Heinz, missionário do Verbo Divino

Mawe vive no campo de desalojados de Salala, uma pequena cidade da Libéria. Com 200 famílias partilha casas de banho, duches e o poço. O campo parece um imenso mar de toldes de plástico branco. Mawe não conhece a electricidade nem nada relacionado com ela, como televisor, computador ou frigorífico...
 

 
 

Sudão: Missão nos Montes Nuba
Ir. Dorinda Cunha, missionária comboniana

Após 21 anos de guerra civil, o Sudão enfrenta agora uma grave crise na região do Darfur, onde a população está a ser alvo de violentas perseguições.
A irmã Dorinda Lopes da Cunha, missionária comboniana que trabalha no Sudão há vários anos, fala-nos da missão da Igreja nessa terra martirizada de África.

   
 

Libéria: Missão cumprida
Ir. Yacobus Too, missionário do Verbo Divino

Missionário do Verbo Divino, indonésio, o irmão Yakobus Too esteve a trabalhar com o Serviço Jesuíta de Refugiados (JRS) na Libéria desde Setembro de 2004, terminando a sua missão em finais do passado mês de Fevereiro. Neste artigo, ele próprio nos informa sobre o seu trabalho naquele país africano.

 

     
 

Uma passagem da rua para casa
Centro de Acolhimento de Crianças Arnaldo Janssen

O regresso da guerra a Angola, após as eleições de 1992, encheu as ruas de Luanda de milhares de crianças, à procura de um refúgio para escapar à violência e à pobreza extrema. Todas sonham voltar a casa. O Centro Arnaldo Janssen, nascido em 1993 por iniciativa do padre Horacio Caballero e um grupo de voluntários, procura ajudá-las a concretizar este sonho.

     
 

Testemunhando o Verbo na Amazónia
P. José Luís Pimenta, svd


O padre José Luís Pimenta esteve recentemente na Amazónia a convite do superior daquela região, padre Jaime Romero, com o intuito de conhecer “in loco” o trabalho dos missionários do Verbo Divino e, de modo particular, a acção dos missionários portugueses ali presentes. O texto que se segue são respigos dessa viagem, narrados pelo próprio.
 

     
 

Austrália: Refugiadas... e missionárias
Irmã Maria José Rebelo, missionária Serva do Espírito Santo

 

Hoje temos sete comunidades na Austrália e somos cerca de 35 irmãs. O trabalho de apoio a imigrantes e refugiados tem hoje um lugar central na nossa acção missionária na Austrália. A razão desta opção pelos imigrantes e refugiados deve-se á situação dramática na qual muitos deles se encontram.
 

     
 

Por terras da Amazónia
P. Elísio Gama, missionário do Verbo Divino

Faz um mês que cheguei ao Brasil e hoje celebrei a primeira missa na igreja matriz da cidade onde vou morar nos próximos anos. Fui acolhido por um colega indiano.Trabalhamos com 70 comunidades rurais, que se espalham pelos municípios de Rurópolis, Placas e Belterra.

     
 

Padre, de que lado está você?
P. Manuel Lopes Rodrigues, missionário do Verbo Divino na Amazónia

Falar da Amazónia não significa apenas evocar vastas matas, rios extensos e animais mais ou menos exóticos e perigosos, mas sobretudo constatar uma pastoral que, de preferência, abraça os excluídos, que se baseia no empenhamento laical e que é testemunhada pelo estilo de vida simples dos missionários que aí vivem.

O melhor lugar do mundo é aquele onde Deus me quer - S. José Freinademetz

© Missionários do Verbo Divino - Portugal - 2007
 
Webdesign: J. Leonel de Sousa