Home


Notícias


Quem somos


O Fundador


Onde estamos


Portugal

    Guimarães

     Fátima

     Tortosendo

     Lisboa

     Almodôvar

     Prior Velho

     Nisa


Publicações

    Contacto SVD

     SVD ao Encontro

     AgendaJovem


Mãos Unidas


CAVIM


Bíblia


Pastoral Vocacional


Justiça e Paz


AMIVD


Diálogos


Antigos Alunos

     Lux Mundi


Evangelho do dia


Intenções

    Missionárias


Links


Contactos


Galeria de Fotos


Relatos da Missão

 

 

Os Missionários do Verbo Divino em Tortosendo

Apartado 22
6200-908 TORTOSENDO
Telefone 275 951 135 - Fax 275 954 739

GPS: N 40.237623, W -7.520539

Casa-mãe

Tortosendo é a casa-mãe dos Missionários do Verbo Divino (SVD) em Portugal. Em 12 de Janeiro de 1949, o bispo da Guarda, D. José Alves Matoso (1914-1952) comunicou a erecção da nova “Escola Apostólica” ao Governo Civil de Castelo Branco. Fica situado na freguesia de Tortosendo, concelho da Covilhã e distrito de Castelo Branco, bem no coração da chamada Cova da Beira. É o único seminário missionário da diocese da Guarda. Conheceu diversas fases ao longo dos 57 anos da sua história.

Seminário menor

Pensado como seminário menor, em 14 de Novembro de 1949 abriu solenemente o 1º ano lectivo com uma turma de 40 alunos. Assim começou uma bem sucedida actividade lectiva que durou ininterruptamente até 1986. O número dos alunos cresceu ininterruptamente durante largos anos chegar a ultrapassar a centena e meia. Pedagogicamente, o ponto alto terá sido atingido, na década de 80, época em que a escola, com o nome de Seminário Liceal do Verbo Divino, recebeu do Ministério da Educação alvará de estabelecimento de ensino particular e lhe foi concedido paralelismo pedagógico pela inspecção geral do ensino particular.
A partir de 1986, devido à criação de numerosas escolas preparatórias, correspondentes aos actuais 5º e 6º anos, e com a decisão de apenas admitir alunos do 7º ano em diante, a frequência diminuiu acentuadamente e os alunos passaram a frequentar as aulas no Externato de Nossa Senhora dos Remédios. Pôs-se assim um ponto final na actividade lectiva embora se tivesse mantido o internato. Ainda que não tenha cessado oficialmente nem como escola nem como internato, o Seminário deixou de ter quaisquer alunos internos a partir de 2002.

Os jovens que queiram fazer a sua caminhada e discernimento vocacional são acompanhados nas suas famílias, através do Pré-Seminário, e encontram-se periodicamente no Seminário.

Serviços

Hoje a casa encontra-se adaptada para novas situações e passou a oferecer outros serviços. Dispõe de uma diversidade de espaços para diferentes tipos de encontros, assim como da capacidade de acolhimento em quartos confortáveis para pessoas ou grupos que queiram simplesmente pernoitar.


Aconteceu...

Tortosendo: XII Grande Noite de Fados

O Fado anda de mãos dadas com o projeto missionário dos Missionários do Verbo Divino de Tortosendo. Juntamente com o grupo Amigos do Verbo Divino (AMIVD) daquela região foi organizada mais uma noite deste espetáculo, no dia 22 de novembro de 2014. E já vai na sua XII edição. O beneficiado deste evento é um centro de assistência na diocese de Maliana, em Timor-Leste, sob a responsabilidade das Irmãs Clarissas de clausura que, há poucos anos, abriram uma nova casa naquela diocese.
Os fadistas desta região responderam amavelmente, mais uma vez, ao convite e deram o seu melhor numa noite memorável onde não faltou assistência, pois a sala tornou-se pequena para tanta gente.


Tortosendo:
Encontro dos Antigos Alunos


O Seminário do Verbo Divino, em Tortosendo, recebeu mais um encontro anual dos seus Antigos Alunos. O evento ocorreu no último sábado de outubro, dia 25, reunindo perto de uma centena de pessoas - antigos alunos e familiares -, vindos um pouco por todo o país e de várias gerações, incluindo alguns da primeira, uma vez que o momento foi também de uma singela homenagem e de ação de graças pelos 50 anos de sacerdócio dos padres José Vaz e José Jerónimo.
Iniciando com a eucaristia, seguida de almoço e tarde de convívio, que se prolongou pela noite dentro, o dia foi marcado por encontros e reencontros entre colegas, num clima familiar e fraterno, onde não faltou animação musical e um pé de dança, completado pela boa disposição e alegria de todos.


Tortosendo:

Convívio missionário


O Dia Mundial das Missões foi celebrado no Seminário do Verbo Divino em Tortosendo, com um convívio missionário, na tarde de domingo, 19 de outubro.

Gente amiga daquela zona pastoral e da Bajouca conviveram, num clima de fraternidade, contribuindo ainda com as suas compras na pequena “feira missionária” ali montada, para o projeto missionário em curso de ajuda à reconstrução de um pequeno hospital no Benim. Já no momento da oração missionária, os presentes uniram-se ao sofrimento dos cristãos perseguidos, sobretudo na zona do Médio Oriente, rezando e ouvindo alguns relatos vindos daquela zona.

De seguida, foi simbolicamente encerrado o projeto missionário acima mencionado com a entrega de um cheque ao Secretário das Missões, P. Joaquim Domingos Luís, e apresentado um novo projeto missionário. Desta vez, e em sintonia com o Ano da Vida Consagrada que se inicia no próximo dia 30 de novembro, o projeto ajudará as Irmãs Clarissas que iniciaram, há dois anos, uma nova fundação na diocese de Maliana, Timor-Leste.

A tarde culminou com o magusto, onde não faltou animação e boa disposição. Para isso, muito contribuiu o grupo de jovens “Luz sem Tempo”, da Bajouca. O mesmo grupo animou ainda o momento de oração e, na véspera, uma vigília missionária na capela do Rosário.


Encontro Regional dos AMIVD

 

“Juntos em Missão na mesma Fé” foi o mote que, na tarde de domingo, 15 de junho, congregou num clima de comunhão fraterna, os Amigos do Verbo Divino da região de Tortosendo para o seu habitual encontro anual. Foi um bonito momento de convívio, de sensibilização missionária e também um momento de dar graças ao Senhor da Missão pela colaboração de muitos amigos em prol da solidariedade para com os irmãos mais necessitados.

Na ocasião, foi entregue, na pessoa do padre Joaquim Domingos, um cheque no valor de cinco mil euros para a reconstrução de um pequeno hospital no Benim, em África, projecto da Campanha Mãos Unidas que os amigos da região assumiram ao longo deste ano.


Encontro de paróquias SVD

 

A comunidade de Tortosendo recebeu, nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2014, o encontro de paróquias SVD. Marcaram presença, além dos responsáveis diretos do ministério paroquial, os responsáveis das dimensões características da Congregação (animação missionária, apostolado bíblico, comunicação, justiça e paz e integridade da criação), os superiores locais das comunidades, o prefeito dos escolásticos e os membros da comunidade anfitriã. Estiveram presentes ainda um grupo de leigos missionários das paróquias de Tortosendo, Cortes do Meio e Unhais da Serra e um bom número dos missionários da Consolata, igualmente ligados ao ministério paroquial. Foi a primeira experiência da presença destes últimos dois grupos, o que marcou forte e positivamente este encontro, concernente ao desafio da corresponsabilidade dos leigos na missão e à abertura e à colaboração mútua entre as congregações missionárias.

Mons. Raul Berzosa Martínez, bispo de Ciudad Rodrigo, orientou o primeiro dia da reflexão, debruçando-se sobre o tema da paróquia e a missão no contexto da Nova Evangelização. Foi marcante e desafiador a partilha do seu saber e da sua experiência diocesana de pároco e bispo.


Encontro de Natal  SVD

Os missionários do Verbo Divino da Província portuguesa estiveram reunidos em Tortosendo, de 26 a 28 de dezembro, para mais um encontro de Natal. As missionárias Servas do Espírito Santo também marcaram presença, como vem sendo habitual. Viveu-se, nestes dias, um ambiente familiar de partilha e de convívio fraterno. Ficámos a conhecer melhor os confrades recentemente chegados de outros países para Portugal, assim como a preparação das Irmãs SSpS para os seus 125 anos de fundação no próximo ano.

 Foram marcantes, igualmente, as visitas aos museus de Arte Sacra e de Lanifícios, ambos na Covilhã, dentro da formação religiosa-cultural. Ficou-se, assim, com uma ideia das tradições religiosas e o que significou o mundo operário dos lanifícios em diversas dimensões de vida da região e o que resta no contexto atual.

É de salientar também os momentos litúrgicos vividos, entre eles, a celebração da Eucaristia de ação de graças pelos 50 anos de sacerdócio do P. José Vaz, na Igreja de São Francisco, próxima do museu de Arte Sacra. Tivemos a oportunidade de escutar a partilha do mesmo, do que mais o marcou e significou ao longo destes anos da entrega à missão. Recorde-se que o P. Vaz completou este jubileu no passado dia 8 de dezembro.  


Fados solidários

no Seminário de Tortosendo

Realizou-se, pela décima vez consecutiva, mais uma noite de Fados no Seminário do Verbo Divino, em Tortosendo, no sábado, dia 23 de novembro. Organizada pela comunidade verbita em colaboração com os Amigos do Verbo Divino (AMIVD), com intuito de angariar fundos para um projeto missionário anual, o evento tornou-se já um evento cultural-missionário com uma forte marca de solidariedade. O salão muito acolhedor e adequado para uma sessão desta natureza, esteve repleto de mais de duas centenas de pessoas que, naquela noite de sábado, apesar do frio que se fez sentir na região, não quiseram perder mais uma boa causa nem as maravilhosas vozes dos fadistas da região, entre eles, Ana Lopes, Mário Silva, Amílcar Ribeiro, Liliana Geraldes e António Duarte, acompanhados à guitarra por José Manuel Brito e à viola por João Carvalho Sublinhe-se que todos eles a título gratuito. Coordenou e apresentou o senhor Rui Nascimento, ele próprio também fadista.

Metade da receita angariada será enviada para ajudar as vítimas do tufão Yolanda, nas Filipinas, e a outra metade para a reconstrução de um pequeno hospital no Benim, em África, através do Secretariado Missionário desta Congregação.   


Vigília e convívio missionário

O Dia Mundial das Missões deste ano foi assinalado, na região de Tortosendo, com uma vigília missionária marcada pelo ritmo musical na Igreja paroquial das Cortes do Meio, no sábado, 19, animada pelo grupo “Luz sem Tempo” dos amigos da Bajouca. No domingo, dia 20, o mesmo grupo animou a eucaristia dominical em Unhais da Serra e, à tarde, esteve presente no convívio missionário realizado no Seminário. A presença deste grupo de jovens criou um ambiente muito animado com as suas músicas.

Do convívio constou um momento de oração durante o qual foi encerrado o projeto missionário do ano transato em solidariedade com as crianças portadoras de deficiência mental em Karnataka, na Índia, e, ao mesmo tempo, foi apresentado e lançado o novo projeto para o ano pastoral em curso, desta vez com a finalidade da reconstrução de algumas partes necessários dum pequeno hospital no Benim, entre elas a reconstrução de salas de enfermagem, quartos de internamento para crianças e adultos e a reconstrução de uma cisterna para água potável. O projeto está entregue à responsabilidade das Irmãs Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus. O convívio culminou com o habitual e animado magusto.  


Crisma em Tortosendo

D. Manuel Felício, Bispo da Guarda, presidiu à Eucaristia e ministrou o sacramento do Crisma aos jovens crismandos de Tortosendo e das Cortes do Meio, no sábado, 19 de outubro, na Igreja Matriz de Tortosendo. Os paroquianos, grupos de catequese, catequistas e familiares, entre outros, acompanharam este ato da confirmação na fé destes jovens.

O prelado diocesano na sua homilia deixou uma mensagem de encorajamento e de ânimo dizendo que precisamos de dizer à sociedade atual, que anda distraída, a não esquecer os valores fundamentais da vida, entre eles a fé. E, ainda, que o mais importante são as pessoas e não as coisas. Por isso, o Senhor Bispo desafiou os jovens a intervirem na vida da comunidade, mesmo que, muitas vezes, implique sacrifícios. Porque, disse ele, “a vida sem sacrifícios não é uma vida com sentido”. 


Região de Tortosendo:

Tomada de posse e envio missionário


Aconteceu no fim-de-semana de 12 e 13 de outubro a celebração do envio dos padres Agostinho Saldanha, para Guimarães, e Constantino Malu, para Lisboa, por parte das comunidades paroquiais de Tortosendo, Cortes do Meio e Unhais da Serra e, ao mesmo tempo, o acolhimento dos novos párocos das mesmas, a saber os padres Manuel Pedrosa Soares e José Luís Pimenta.

Foi com um sentimento de gratidão e num clima de profunda amizade que estas comunidades enviaram os, até então, seus responsáveis paroquiais. Foi, igualmente, com grande esperança que as mesmas acolheram os novos.

O bispo da Guarda, D. Manuel Felício, presidiu à celebração da tomada de posse em Tortosendo, no sábado, e marcou ainda presença no jantar de confraternização realizado após a Eucaristia, organizado pelas Comissões Económicas daquelas três comunidades. Em ambas as ocasiões, o prelado diocesano manifestou o seu reconhecimento pelo serviço pastoral prestado pelos Missionários do Verbo Divino a estas comunidades e sublinhou que faz parte da nossa natureza humana e cristã, e mais ainda missionária, a dimensão da mobilidade, porque, disse ele, não temos aqui a nossa morada permanente.

Os missionários enviados manifestaram o seu mais sentido agradecimento por todo o apoio e colaboração ao longo destes anos. E os que agora tomam posse, por sua vez, prometeram estar ao serviço do povo de Deus a eles confiado.

História

SVD em Portugal


 

Guimarães


 

Fátima


 

Tortosendo



Lisboa


 

Almodôvar


 

Prior Velho


 

Nisa


 

© Missionários do Verbo Divino - Portugal - 2007
Webdesign: J. Leonel de Sousa - svd