O dia 14 de dezembro de 2025 foi, para um significativo grupo de verbitas, um emocionante reencontro para reavivar memórias e cimentar amizades que perduram.
Ainda antes das onze da manhã, no Toural da cidade berço, à entrada da Basílica de S. Pedro, foram-se juntando antigos alunos, que se iam misturando com os habituais fiéis das celebrações eucarísticas do domingo.
O Reitor dos Missionários Verbitas de Guimarães, o padre António Augusto Leite, recebia e saudava com breves diálogos os companheiros e amigos de longa data, que entravam para participar na celebração. A Eucaristia, presidida pelo padre Silvino e com homilia do Reitor verbita, decorreu de forma festiva e emotiva.
Depois, os antigos alunos foram-se juntando no espaço, em que viveram alguns dos mais marcantes momentos do seu crescimento e formação pessoal. No refeitório do Seminário, teve lugar a mesa. Muito mais do que os prazeres do palato, foi a enorme e bem visível satisfação do reencontro.
Nas despedidas, ficou o desejo e a promessa de outros reencontros. É que os anos passam, mas o espírito verbita, esse, quando lançado em terra fértil, germina e cresce, cresce sem parar.
- António Teixeira