O conjunto destas três pinturas “Casa Missionária” pretende acolher e introduzir as pessoas à comunidade do Seminário do Verbo Divino.
A pintura central fala do Seminário em Guimarães, uma casa missionária acolhedora e aberta a todos, e da casa-mãe dos Missionários do Verbo Divino, em Steyl, Holanda. O céu azul com as pombas a voar, a água no rio e o barco preparado, que unem estes dois lugares, simbolizam a comunhão destas casas em missão.
Duas pinturas laterais falam dos santos missionários. A primeira pintura representa Santo Arnaldo Janssen, fundador da Congregação do Verbo Divino. A Bíblia, aberta nas suas mãos estendidas e o seu sorriso acolhedor são símbolo do anúncio do Evangelho.
A segunda pintura é de São José Freinademetz com o terço missionário numa mão e a outra mão acolhendo a todos. Foi missionário na China e será sempre um santo exemplar para os missionários de todos os tempos, continentes e culturas.
- João Vianey Fuka
(O autor das pinturas é o P. João Vianey, SVD, natural da Indonésia. Trabalha em Guimarães na pastoral vocacional e na pastoral universitária.)