CELEBRAÇÃO DOS 150 ANOS DA SVD EM ROMA

A celebração do encerramento do Jubileu dos 150 da Congregação do Verbo Divino, em Roma, teve início no dia 7 de setembro, com a inauguração da exposição missionária no Colégio do Verbo Divino. O Superior Geral, P. Anselmo Ribeiro, presidiu à bênção da exposição e disse que “cada objeto que aqui vemos guarda uma história de encontro, confiança mútua e troca de presentes. São sinais tangíveis de amizade entre pessoas, de respeito entre povos e de diálogo entre culturas. Representam pormenores da nossa família missionária.” O P. Heinrich Barlage, 9° Superior Geral, fez o descerramento da placa comemorativa.

No dia 8 de setembro, teve lugar a plantação das árvores jubilares no jardim do Colégio, com a presença do P. António Pernia, 10° Superior Geral. A Eucaristia foi presidida pelo Cardeal Ángel Fernández Artime, Pró-Prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica, na paróquia de São Bento, uma paróquia verbita em Roma, perto do Colégio. Dom Budi Kleden, 12° Superior Geral, também participou na celebração eucarística. Foi um momento verdadeiramente emotivo com a presença de três antigos Superiores Gerais.

Depois da Missa, seguiu-se o momento de confraternização com a animação musical pelo grupo vindo de Portugal para esta celebração. O grupo é constituído pelo Zé Perdigão, Teresa Novais, Carla Governo e Nelson Ramalhoto. Foram eles que animaram as celebrações jubilares dos 75 anos da Província Portuguesa, em 2024. O P. José Maria Cardoso, Provincial de Portugal, acompanhou o grupo nestas celebrações em Roma.

Foi também apresentado o livro da Conferência Missionária que decorreu em março. Foi muito bom poder contar com a presença do Cardeal António Tagle, que despertou a nossa atenção para olharmos para os nossos colaboradores e para as pessoas com quem dialogamos profeticamente. Afirmou que, “como missionários podeis pensar que vós destes mais, mas se olharmos para a vossa história, talvez podeis descobrir que eles vos deram muito mais. Eles, na sua pobreza, simplicidade e necessidades, deram-vos mais razões para continuar a missão, ter mais zelo e fortalecer o vosso compromisso. Também agradecemos por eles. Porque, por causa deles, ainda estais aqui, prontos a continuar o que foi realizado ao longo dos 150 anos.”

- Charlie Bardaje, SVD