Não há palavra, nem adjetivo, que consiga traduzir o que se viveu no dia 26 de julho, em Alpalhão, na eucaristia de ação de graças pelas Irmãs Teresianas. A eucaristia foi presidida por D. Antonino Dias, bispo de Portalegre Castelo- -Branco e concelebrada por vários sacerdotes da diocese e os nossos párocos. Só quem esteve presente sabe o que se sentiu: um misto de emoção, saudade e imensa gratidão.
Foram 45 anos de missão, presença e serviço discreto. Chegaram a Alpalhão como sementes lançadas à terra... e em quatro décadas e meia fizeram germinar fé, educação, solidariedade, comunhão. Foram rosto da Igreja viva. Mãos que ajudaram. Corações que acolheram. Educadoras, conselheiras, amigas, mulheres de oração e ação. Estiveram ao lado dos mais pequenos, dos jovens, das famílias, dos idosos. Em tudo, deixaram a marca da espiritualidade teresiana: amar e servir, com simplicidade e alegria.
Neste momento de despedida, queremos apenas dizer obrigado por tudo o que fizeram e são para a nossa terra. Partem, mas não partem; porque o vosso lugar, na história e no coração de Alpalhão, é eterno.
- Grupo Catequese de Alpalhão