Há uns quantos anos o P. Joaquim Domingos trabalhou no Benim. A sua relação com aquele país continua hoje bem ativa. Mantém um bom contacto com as Irmãs Missionárias de Santa Teresinha do Menino Jesus, que trabalham naquele país, mais concretamente na missão de Doutin, diocese de Abomey, município de Za-Kpota
A população vive essencialmente da agricultura, sujeita a diversos tipos de epidemias. Além disso, a terra daquela região é bastante estéril e com pouca chuva.
É uma região marcada pelo paludismo, com sérias consequências a nível de saúde. A população sofre também com a febre tifoide, infeções intestinais e infeções de pele.
O acesso a tratamento médico é muito difícil. Por isso, as Irmãs, atentas à situação e querendo encontrar respostas para ir ao encontro destas necessidades, procuram caminhos para melhorar a saúde da população que não tem meios para o fazer. É por isso que precisam de meios económicos, para que possam deslocar-se às aldeias, atender dignamente quem chega a uma pequena casa, que construíram para esse efeito, assim como para a compra de medicamentos.
Os meios humanos estão disponíveis para o serviço; faltam, por vezes, os meios económicos.