Sou Fernanda Gonçalves, mãe de três filhos e sou cozinheira no Seminário do Verbo Divino em Lisboa desde 1991. Conheci os missionários do Verbo Divino através de irmãs religiosas. Quando comecei a trabalhar como cozinheira no seminário, tinha apenas 21 anos. Naquela altura, foi um grande desafio para mim preparar refeições e estar no meio de muitos homens, seminaristas e sacerdotes. Mas com o tempo, ganhei confiança e fiquei confortável em trabalhar com eles, que hoje considero como família.
Estar em frente do fogão todos os dias, tornou-se mais uma missão do que profissão. É cansativo mas, é algo que me dá alegria. Cozinhar é minha paixão. Gosto do que faço, mas além disso, estar na cozinha do seminário que forma missionários oriundos de diferentes países e continentes, dá-me esta oportunidade cruzar com a vida de muitos, que dão a sua vida para a missão. Em 32 anos que estou aqui, aprendi que a minha missão aqui não é apenas preparar refeições mas também ser amiga, irmã e até mãe daqueles que partem e deixam suas famílias para missão.
Já cozinhei para tantos missionários de várias nacionalidades: portugueses, angolanos, filipinos, poloneses, indonesianos, indianos, ganeses, togoles, brasileiros e mais. Já cozinhei para bispos, padres, irmãos e seminaristas, que se tornaram meus amigos, irmãos e até filhos. Praticamente, trabalho dentro dos quatro cantos da cozinha do seminário, mas que se tornou um lugar de encontro com muitos missionários de mundo inteiro e onde criei laços de amizade com eles e a missão. Eu desejo a todos os missionários os melhores sucessos e que consigam ser sempre fiéis ao seu compromisso na missão. E que nós, colaboradores, façamos a nossa contribuição com amor e alegria.