APRENDER A REZAR AO LADO DE QUEM NÃO SABE REZAR

“Mestre, ensinai-nos a orar!” – Lucas 11, 1.
APRENDER A REZAR AO LADO DE QUEM NÃO SABE REZAR - Ir. Wojciech Gadek
Ir. Wojciech Gadek Missionário do Verbo Divino 19-02-2024

Eu sou Ir. Wojciech Gadek, natural da Polónia, dos Missionários do Verbo Divino. Sou voluntário no Centro Social Paroquial de São Nicolau na Baixa de Lisboa, especificamente, na pastoral com pessoas mais carenciadas e em condições de sem-abrigo. Ajudo na destribuição de almoço três vezes por semana a cerca de 230 pessoas por dia. 

Normalmente, inciamos a distribuição do almoço com uma oração. A primeira vez que dirigi a oração, alguém comentou: “Irmão, não sei rezar!” Como religioso, dedico sempre tempo à oração pessoal e comunitária. A oração faz parte da minha vida, como a vida de cada cristão. Este comentário, soava antes como absurdo, mas depois percebi que podia ser um pedido de os ensinar também a rezar como Jesus ensinou os seus discípulos, quando lhe pediram.

Esta pastoral foi uma grande escola para mim com muitas lições de vida e missão. Ensinando-os e acompanhando-os a rezar, aprendo cada vez mais como rezar. Conversando com eles e conhecendo as suas vidas, experiências, alegrias, dores e sofrimentos, terei mais motivos e razões para rezar. Porque agora, não rezo com palavras, rezo com eles, o que me leva cada vez mais a uma oração profunda. Não é a primeira vez que trabalho com pessoas mais carenciadas e nas condições de sem-abrigo; já na missão em Belarussia, estive vários anos nesta pastoral. Considero esta oportunidade uma graça que me enriquece na vida missionária. Ao lado deles, sinto-me perto de Jesus, que teve compaixão quando viu a multidão com muita fome.